quarta-feira, 29 de maio de 2013

E-book torna leitura um processo interativo com o autor

E-book torna leitura um processo interativo com o autor

Renato Bernhoeft - Administradores.com - 20/05/13

O processo interativo, e de invasão de privacidade, que praticamente abrange nos dias atuais quase todas as atividades humanas, chegou agora também ao universo da intimidade que envolve o leitor de livros.

E esta novidade interativa rompe o segredo que sempre existiu – para autores e editores – sobre o que pensa, e como reage, o leitor, durante o seu processo de contato com o livro e seu conteúdo.

Mas o que chama ainda mais a atenção, e merece destaque nesta nova descoberta do mundo virtual, é que autores e editores agora conseguem não só acompanhar o processo de leitura de cada usuário do “e-book”, mas ele também permite que o leitor possa interferir no andamento e conteúdo da obra.

Fornece aos autores idéias, sugestões, motivos e opiniões que podem influir, ou até mesmo criar argumentos e conteúdos, para futuras obras literárias.

É evidente que todas estas mudanças provocam discussões concordâncias e divergências, numa verdadeira relação de amor e ódio entre os autores e seus editores.

O romancista Scott Turow afirma que sempre achou frustrante a incapacidade que o mercado editorial apresentava para estudar a sua base de clientes.

“Quando reclamei a um dos meus editores que, depois de tanto tempo publicando, eu ainda não sabia quem comprava meus livros, obtive como resposta de que no meio editorial ninguém tinha esta informação.”

Turow, que é presidente da Associação dos escritores dos EUA, a Authors Guild, prossegue afirmando que “se der para saber que um livro é longo demais e que é preciso ser mais rigoroso no corte, eu, pessoalmente, adoraria esta informação.”

Para outros autores e editores, como Jonathan Galassi, diretor de operações da editora Farrar, Straus & Giroux, ele considera que esse apego

a dados possa acabar impedindo o escritor de assumir os riscos da criação. E complementa dizendo que estes riscos tem sido, ao longo do tempo, um dos principais responsáveis pela grande literatura.

E cita como exemplo o fato de que “não vamos encurtar ‘Guerra e Paz’, só porque alguém não conseguiu chegar ao fim”.

A Kobo, que fabrica leitores digitais, tem um serviço que armazena 2,5 milhões de livros e conta com mais de oito milhões de usuários. Ela consegue verificar quantas horas os leitores dedicam a este ou aquele título e até onde avançam na leitura.
Mas o mais incrível ainda é o que já vem fazendo a Barnes & Noble, pelo Nook, que tem um programa intitulado “escolha sua própria aventura”, que permite ao leitor alterar personagens e tramas. Engenheiros da empresa consolidam os dados obtidos de seleções feitas por leitores e enviam os resultados para o autor. Desta forma ele poderá ajustar a trama dos seus próximos livros, influenciado pela opinião do público leitor. 

Todo este volume de informações, e interatividade entre escritores, editora e leitor, pode ir muito além da invasão de privacidade. Mas também poderá criar uma produção literária de conveniência, com base em informações obtidas no mercado.

Olhando por outro ângulo, também permite que o mundo literário possa iniciar um processo muito mais participativo do leitor e até o eventual aproveitamento da sua criatividade. E até mesmo conhecer suas reações aos enredos propostos pelos escritores.

Segundo alguns analistas o livro eletrônico – e-book – abre uma janela para a história por trás das cifras de vendas, revelando não só quanta gente compra um determinado livro, mas com que intensidade a obra foi, e está sendo lida.

É evidente que todos estes avanços tecnológicos não vão tornar obsoleto o livro impresso em papel. Eu próprio já sou testemunha da excelente convivência entre ambos. O livro eletrônico é um bom companheiro que ocupa menos volume nas viagens. Torço para que estas novidades possam aumentar e estimular o número de leitores.


A falta de hábito de leitura e o analfabetismo funcional

A falta de hábito de leitura e o analfabetismo funcional

Professor Marcus Garcia - Portal Segs - 20/05/13

Segundo a ANL (Associação Nacional de Livrarias), o Brasil fechou 2012 com 3.481 livrarias em operação. Destas, 49% estão instaladas nas capitais dos 27 estados e no Distrito Federal, e as 51% restantes nas demais cidades. Como temos aproximadamente 197 milhões de habitantes, isto significa que há cerca de 1,8 livrarias para cada 100 mil habitantes.

Os dados do IDEB (Índice para o Desenvolvimento da Educação Básica) de 2012, divulgados pelo MEC, mostram que as 192.676 escolas de educação básica no país atendem 50.545.050 alunos. Mas, apenas perto de 64 mil delas possuem bibliotecas. Ou seja, não chega a ter uma biblioteca para cada mil alunos. Isso se reflete, é claro, no déficit de leitura do brasileiro.

O Instituto Pró-Livro realizou em 2011, um estudo no qual foram entrevistadas mais de 5 mil pessoas em 384 municípios. O levantamento revelou que a média de leitura do brasileiro é de quatro livros por ano, sendo que, somente cerca de 50% da população brasileira cultiva o hábito de leitura. Para fazer uma comparação com outros países, na França a média é de 12 livros por ano, na Espanha, 11, nos Estados Unidos, 10, na Argentina, seis, no Chile, cinco e na Colômbia, dois. Na Noruega, maior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do mundo, as pessoas leem cerca de 16 livros por ano. Não é um número tão alto comparado a outros países, mas impressiona o percentual da população que cultiva o hábito da leitura, que é de 96%.

O incentivo dado ao estudante para ler deveria começar na escola, mas quase 70% delas sequer têm uma biblioteca. Com esta realidade, o que se pode esperar a não ser grande número de analfabetos funcionais? Dados do Indicador de Analfabetismo Funcional, divulgados em julho de 2012, dão conta que 20% dos brasileiros, de 15 a 49 anos, são analfabetos funcionais, ou seja, aquela pessoa que, apesar de conseguir ler as palavras, não consegue entender e, consequentemente, interpretar a mensagem de um texto de até 10 linhas com até três parágrafos. 

A mudança dessa realidade depende de conscientização e sensibilização. Para desenvolver novos patamares intelectuais, culturais e profissionais, a pessoa precisa necessariamente ampliar seu cabedal de conhecimento, o que torna a leitura fundamental. A neurociência já pesquisou e afirmou que a capacidade do cérebro humano é muito grande, e uma vida inteira de estudo e leitura intensivos não seriam suficientes para esgotar uma pequena fração de sua capacidade. 
Para cultivar o hábito da leitura nas crianças e nos jovens é preciso que a família e a escola façam sua parte. Hoje, existem obras de todos os gêneros que podem agradar até o mais cético dos leitores. Um bom começo para despertar o interesse pode ser a contação de histórias, seguida de teatrinho, diálogo e outras técnicas de interação e incentivo à leitura que podem ser iniciadas logo após o nascimento da criança. Que tal começar trocando o brinquedo eletrônico por um livro de banho ou um fantoche para os bebês?

Para dizer o mínimo, parafrasearei Mark Twain, escritor e humorista norte-americano que viveu no século XIX e escreveu aquele que é considerado o maior romance americano “As Aventuras de Huckleberry Finn”: "Quem não lê tem pouca vantagem sobre quem não sabe ler."


* Professor Marcus Garcia possui formação na área de Educação e Tecnologia da Informação, já escreveu 16 livros, entre eles é autor e organizador da série de livros A Escola No Século XXI. www.marcusgarcia.pro.br

Dez motivos pelos quais você deveria ler todos os dias

Dez motivos pelos quais você deveria ler todos os dias

Universia - 22/05/13
Uma das práticas que os jovens consideram mais entediantes é a leitura. Não é raro ouvir reclamações sobre a obrigatoriedade da leitura, mesmo que algumas histórias surpreendam por atrair o interesse. Contudo, estabelecer o hábito da leitura pode trazer diversos benefícios para a vida, tanto no mundo acadêmico quanto na carreira. Confira a seguir 10 motivos pelos quais você deveria ler todos os dias:

1. Estímulo mental
O cérebro necessita treinamento para se manter forte e saudável e a leitura é uma ótima maneira de estimular a mente e mantê-la ativa. Além disso, estudos mostram que os estímulos mentais desaceleram o progresso de doenças como demência e Alzheimer.

2. Redução do estresse
Quando você se insere em uma nova história diferente da sua, os níveis de estresse que você viveu no dia são diminuídos radicalmente. Uma história bem escrita pode transportá-lo para uma nova realidade, o que vai distraí-lo dos problemas do momento.

3. Aumento do conhecimento
Tudo o que você lê é enviado para o seu cérebro com uma etiqueta de “novas informações”. Mesmo que elas não pareçam tão essenciais para você agora, em algum momento elas podem ajudá-lo, como em uma entrevista de emprego ou mesmo durante um debate em sala de aula.
4. Expansão de vocabulário
A leitura expõe você a novas palavras que inevitavelmente elas serão incluídas no seu vocabulário. Conhecer um número grande de palavras é importante porque permite que você seja mais articulado em seus discursos, de maneira que até mesmo a sua confiança será impulsionada.

5. Desenvolvimento da memória
Quando você lê um livro (especialmente os grandes) precisa se lembrar de todos os personagens, seus pontos de vista, o contexto em que cada um está inserido e todos os desvios que a história sofreu. A boa notícia é que você pode utilizar isso a seu favor, fazendo dos livros um treino para a sua memória. Guardar essa quantidade de informações faz com que você esteja mais apto para se lembrar de eventos cotidianos.

6. Habilidade de pensamento crítico
Já leu um livro que prometia um mistério confuso e acabou por desvendá-lo antes mesmo do meio da história? Isso mostra a sua agilidade de pensamento e suas habilidades de pensamento crítico. Esse tipo de talento também é desenvolvido por meio da leitura. Portanto, quanto mais você lê, mais aumenta sua habilidade de estabelecer conexões.

7. Aumento de foco e concentração
O mundo agitado de hoje faz com que sua atenção seja dividida em várias partes, de modo que manter-se concentrado em apenas uma tarefa torna-se um desafio. Contudo, livros com histórias envolventes são capazes de desligar você do mundo ao redor, fazendo com que sua atenção esteja inteiramente voltada para o que acontece na trama. Embora você não perceba, esse tipo de exercício ajuda você a se concentrar em outras ocasiões, como quando precisa finalizar um projeto urgente.

8. Habilidades de escrita
Esse tipo de habilidade anda lado a lado com a expansão do seu vocabulário. Assim como a leitura permite a você ser alguém mais articulado na fala, também vai ajuda-lo a colocar com mais clareza os seus pensamentos no papel. Isso vai dar a você a chance de produzir textos com mais qualidade, não apenas de vocabulário, como também correção gramatical e ideias mais ricas.


Brincadeiras com texto acima dos 3 anos melhoram capacidade de leitura

Brincadeiras com texto acima dos 3 anos melhoram capacidade de leitura
UOL Educação - 27/05/13

Incluir exercícios com letras e números na educação de crianças a partir dos três anos melhora o desenvolvimento na alfabetização, afirmam especialistas. A prática, conhecida como letramento, não é novidade em escolas particulares. No entanto, na rede pública, a educação infantil ainda se resume ao cuidado e a brincadeiras sem intenção didática.

A proposta não é a de transformar creches em escolas, mas a de colocar as crianças em contato com textos, letras e conceitos como preparação para a alfabetização, explica a psicóloga Tarciana de Almeida, especialista em psicologia cognitiva.

"Assim as crianças podem chegar ao final do 3º ano [do ensino fundamental] como leitoras, escritoras e falantes de sua língua cada vez mais competentes", afirma a pedagoga Patrícia Moura Pinho, professora da Universidade Federal do Pampa.

"É a escola pública que não faz isso com a alegação de que se está 'escolarizando' a educação infantil. Isso só aumenta a desigualdade, estamos reduzindo as chances dos alunos de escola pública", pontua Angela Dannemann, diretora executiva da Fundação Victor Civita. 

Para as especialistas, as críticas ao letramento infantil não são pertinentes. "Desde sempre a criança está inserida no mundo da escrita. Tudo depende de como a questão for trabalhada, podemos, por exemplo, trabalhar textos de forma muito rica, sem que a criança seja necessariamente alfabetizada", considera Tarciana.

Ampliando horizontes
De maneira lúdica, os professores podem tornar familiar as letras, diferentes formas de apresentação de texto ou conceitos. "A comparação entre tamanhos de sapatos ou alturas pode ajudá-las a entender o sistema métrico e até mesmo a compreender dezenas e centenas", exemplifica Angela.

A leitura de diferentes tipos de textos, como livros, cartas e jornais, apresenta a diversidade de registros possíveis para a escrita. "Esta é uma forma de trabalhar linguagem em uso real e não descontextualizada e sem sentido, como a escola costuma fazer" acrescenta Tarciana. 

Os pais têm importante papel na introdução das crianças ao mundo das letras, lendo histórias e apresentando os diferentes mundos da escrita. No entanto, é também aí que mora o problema. "As crianças que moram em casas em que os pais têm o hábito de leitura já saem na vantagem e a escola pública não ajuda a mudar esse quadro", critica Angela. 
Educação infantil no país

Em 2012, a educação infantil reunia 7,3 milhões de crianças matriculadas no Brasil, segundo o Censo da Educação Básica. Dessas, 4,7 milhões estavam na pré-escola e os outros 2,5 milhões em creches.

Para inserir o letramento nesse período escolar, no entanto, é necessária a capacitação dos professores, que "não têm conhecimento didático", afirma Angela. Segundo o Censo Escolar de 2012, 35% dos professores da educação infantil têm apenas o ensino médio.

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Crianças já leem mais nos computadores e tablets do que livros

Crianças já leem mais nos computadores e tablets do que livros

TVI - 17/05/13

As crianças britânicas já lêem mais em computadores e noutros aparelhos eletrónicos do que livros, revistas, jornais e banda-desenhada, segundo um estudo publicado na quinta-feira, citado pela AFP.

De acordo com os dados obtidos pelo Fundo Nacional de Alfabetização, que entrevistou cerca de 35 mil jovens, com idades entre os oito e os 16 anos, 52 por cento disse que prefere ler em dispositivos eletrónicos e apenas 32 por cento prefere o papel.

O estudo sublinha que quem lê em papel durante a infância tem maior probabilidade de vir a ser um leitor acima da média: 26 por cento contra 15,5 por cento dos que lêem apenas virtualmente, cuja preferência pode ser "prejudicial" para a sua capacidade de leitura.

"Agrada-nos o impacto positivo da tecnologia ao trazer novas oportunidades de leitura para os jovens, mas é fundamental que a leitura em papel não seja descartada", afirmou o diretor do Fundo, Jonathan Douglas.

Os jovens entrevistados tinham quase todos computador em casa e quatro em cada 10 tinham um tablet ou smartphone.

O estudo refere ainda que o número de crianças a ler e-books duplicou nos últimos dois anos - de seis para 12 por cento - e que são as meninas que lêem mais, tanto em papel, como eletronicamente.

Pesquisa aponta que leitores digitais exigem menos esforço dos idosos

Pesquisa aponta que leitores digitais exigem menos esforço dos idosos
Administradores.com - 16/05/13

Uma pesquisa publicada no PLoS ONE apontou que os dispositivos digitais, e-readers e tablets, exigem menos esforço visual por parte dos idosos do que a leitura em papel.

Até agora, os estudos têm revelado que as pessoas preferem ler livros em papel ao invés de usarem essas plataformas. Nesta nova pesquisa, os autores avaliaram as origens dessa preferência, levando em conta o esforço neural necessário para processar informações quando a leitura é feita utilizando cada um destes três meios diferentes.

“Eles descobriram que, quando questionados, adultos e idosos declararam uma forte preferência pela leitura em livros de papel. Mas, quando os movimentos dos olhos foram comparados com a aferição da atividade cerebral, durante a leitura, os idosos se saíram melhor com os leitores digitais e suas telas retroiluminadas”, afirma o oftalmologista Virgílio Centurion (CRM-SP 13.454), diretor do IMO, Instituto de Moléstias Oculares.

Para chegar a esta conclusão, os pesquisadores analisaram dois dados do grupo de leitores: o tempo necessário para a fixação visual e a medida da atividade cerebral (realizada por meio de um eletroencefalograma) no momento em que eram usados os diferentes dispositivos de leitura, visando identificar a quantidade de processamento cognitivo necessária para cada dispositivo.

Os pesquisadores descobriram que os leitores mais jovens, entre as idades de 21 e 34 anos, mostraram movimentos oculares e medidas de atividade cerebral semelhantes utilizando os três dispositivos de leitura.

Já os idosos, com idades entre 60 e 77 anos, levaram menos tempo para fixar os olhos no texto e apresentaram uma menor atividade cerebral quando a leitura foi realizada num tablet, em comparação com os outros meios de comunicação. O estudo conclui que este efeito é provavelmente devido a uma melhor discriminação do texto nas telas retroiluminadas.

Nenhum dos participantes do estudo demonstrou dificuldade para compreender o que tinha sido lido em qualquer um dos dispositivos, mas com base nas medidas fisiológicas avaliadas, os pesquisadores sugerem que os leitores mais velhos podem se beneficiar do melhor contraste em dispositivos de leitura eletrônica.
Adaptação às novas tecnologias

O que preocupa os oftalmologistas em relação ao uso dos dispositivos digitais de leitura são os tipos de iluminação de tela e o contraste das letras com o fundo do display.

“As queixas dos leitores de e-readers e tablets são similares as de quem utiliza o computador comum ou o notebook para ler: vista cansada, desconforto com a luminosidade da tela e dores de cabeça após a leitura”, diz o oftalmologista Eduardo de Lucca(CRM-SP 70.723), que também integra o corpo clínico do IMO.

Para amenizar os desconfortos e usufruir das novas tecnologias, algumas providências podem ser tomadas em relação aos cuidados com os olhos e com a postura corporal, durante leituras prolongadas.

“Se uma pessoa tem intolerância à iluminação específica da tela, talvez ela não consiga superar o problema apenas se adaptando aos novos hábitos de leitura. Em alguns casos, é preciso fazer o uso de óculos com lentes coloridas, que podem filtrar algumas tonalidades da luz do livro digital”, informa Eduardo de Lucca.
Para evitar a fadiga visual durante a leitura em dispositivos digitais

Para ler em dispositivos digitais, tais como e-readers e tablets, confira as dicas fornecidas pelo oftalmologista do IMO, Eduardo de Lucca:

• É preciso posicionar o livro digital abaixo da linha dos olhos e ler em ambientes com iluminação mais próxima à luz natural;

• Outra medida preventiva é uma pausa obrigatória na leitura. Recomenda-se que, a cada 50 ou 60 minutos, o usuário do livro digital dê uma parada por cinco minutos. O leitor deve dirigir seu olhar para um local distante, através de uma janela, por exemplo. Assim a musculatura ocular também poderá trabalhar, evitando a fadiga dos olhos;

• Após horas de leitura, o piscar reflexo diminui, sem que a pessoa perceba. “Quando você estiver lendo em dispositivos digitais, coloque um lembrete, como, por exemplo, ‘piscar’ em algum cantinho do monitor. Assim você estará se policiando e piscando mais vezes, evitando o ‘olho seco’. Em atividades normais, os olhos piscam, em média, 22 vezes por minuto, enquanto que, quando estão em atividade de leitura, piscam de 12 a 15 vezes por minuto”, diz o médico;

• Os usuários de lentes de contato devem lubrificar mais vezes os olhos, quando em leitura continuada, para evitar problemas de ressecamento ocular. Manter as lentes de contato limpas e higienizadas deve ser uma rotina. Quando bem indicadas e usadas de acordo com as orientações médicas, as lentes não apresentam complicações.

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Debate sobre e-books chega ao Poder Legislativo


Debate sobre e-books chega ao Poder Legislativo


A discussão sobre e-books está tão em evidência que o assunto já chegou ao Congresso Nacional. No dia 9 de maio, empresários e parlamentares discutiram em seminário o projeto de lei que amplia a definição de livro e isenta o formato digital de tributos. Os trabalhos foram conduzidos pela deputada Fátima Bezerra (PT-RN), relatora do projeto.
O evento contou com participantes de destaque no mercado, como Sérgio Herz, CEO da Livraria Cultura; Alex Szapiro, CEO da Amazon; Karine Pansa, presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL) e Renato Lessa, Presidente da Biblioteca Nacional.
Alexis Szapiro, presidente da Amazon no Brasil, afirmou que, caso o projeto seja aprovado e sancionado, o preço do Kindle, equipamento que faz a leitura de livros digitais, cairia dos atuais R$ 299,00 para R$ 149,00.
Quem também defendeu o livro digital foi Renato Lessa, presidente da CBL, destacando a importância de termos acervos digitais no futuro. Entretanto, ele também afirmou se preocupar com a questão dos direitos autorais e do empréstimo do arquivo digital.
Fátima Bezerra disse, no final do evento, que é favorável ao projeto e que espera que ele seja apreciado pela Casa em votação final até julho.
Fonte: Revolução e-Book. Editado pelo CRB-6.

Juiz de Fora promove o 6º Encontro de Bibliotecas Públicas e Particulares


Juiz de Fora promove o 6º Encontro de Bibliotecas Públicas e Particulares


Debater o papel da biblioteca na sociedade atual, considerando a ascensão do mundo digital. Esse será o tom das discussões durante o 6º Encontro de Bibliotecas Públicas e Particulares, que será realizado entre os dias 18 e 20 de junho, na cidade mineira de Juiz de Fora.
A proposta é fazer uma reflexão sobre como o segmento dos bibliotecários deve se comportar diante do atual contexto e analisar os males e benefícios do setor frente às novas tecnologias.
O espaço também será o momento de troca de conhecimento e estímulo de articulações inter-regionais, com o objetivo de estimular a elaboração de projetos de incentivo à leitura. O público-alvo é formado por bibliotecários, professores, gestores de bibliotecas, mediadores de leitura, auxiliares, documentalistas, líderes comunitários, entre outros.

segunda-feira, 20 de maio de 2013

305 livros grátis

305 livros grátis

É só clicar no título para  ler ou imprimir.    1.     A Divina Comédia -Dante Alighieri
2.     
A Comédia dos Erros -William Shakespeare
3.     
Poemas de Fernando Pessoa -Fernando Pessoa
4.     
Dom Casmurro -Machado de Assis
5.     
Cancioneiro -Fernando Pessoa
6.     
Romeu e Julieta -William Shakespeare
7.     
A Cartomante -Machado de Assis
8.     
Mensagem -Fernando Pessoa
9.     
A Carteira -Machado de Assis
10.     
A Megera Domada -William Shakespeare
11.     
A Tragédia de Hamlet, Príncipe da Dinamarca -William Shakespeare
12.     
Sonho de Uma Noite de Verão -William Shakespeare
13.     
O Eu profundo e os outros Eus. -Fernando Pessoa
14.     
Dom Casmurro -Machado de Assis
15.     
Do Livro do Desassossego -Fernando Pessoa
16.     
Poesias Inéditas -Fernando Pessoa
17.     
Tudo Bem Quando Termina Bem -William Shakespeare
18.     
A Carta -Pero Vaz de Caminha
19.     
A Igreja do Diabo -Machado de Assis
20.     
Macbeth -William Shakespeare
21.     
Este mundo da injustiça globalizada -José Saramago
22.     
A Tempestade -William Shakespeare
23.     
O pastor amoroso -Fernando Pessoa
24.     
A Cidade e as Serras -José Maria Eça de Queirós
25.     
Livro do Desassossego -Fernando Pessoa
26.     
A Carta de Pero Vaz de Caminha -Pero Vaz de Caminha
27.     
O Guardador de Rebanhos -Fernando Pessoa
28.     
O Mercador de Veneza -William Shakespeare
29.     
A Esfinge sem Segredo -Oscar Wilde
30.     
Trabalhos de Amor Perdidos -William Shakespeare
31.     
Memórias Póstumas de Brás Cubas -Machado de Assis
32.     
A Mão e a Luva -Machado de Assis
33.     
Arte Poética -Aristóteles
34.     
Conto de Inverno -William Shakespeare
35.     
Otelo, O Mouro de Veneza -William Shakespeare
36.     
Antônio e Cleópatra -William Shakespeare
37.     
Os Lusíadas -Luís Vaz de Camões
38.     
A Metamorfose -Franz Kafka
39.     
A Cartomante -Machado de Assis
40.     
Rei Lear -William Shakespeare
41.     
A Causa Secreta -Machado de Assis
42.     
Poemas Traduzidos -Fernando Pessoa
43.     
Muito Barulho Por Nada -William Shakespeare
44.     
Júlio César -William Shakespeare
45.     
Auto da Barca do Inferno -Gil Vicente
46.     
Poemas de Álvaro de Campos -Fernando Pessoa
47.     
Cancioneiro -Fernando Pessoa
48.     
Catálogo de Autores Brasileiros com a Obra em Domínio Público -Fundação Biblioteca Nacional
49.     
A Ela -Machado de Assis
50.     
O Banqueiro Anarquista -Fernando Pessoa
51.     
Dom Casmurro -Machado de Assis
52.     
A Dama das Camélias -Alexandre Dumas Filho
53.     
Poemas de Álvaro de Campos -Fernando Pessoa
54.     
Adão e Eva -Machado de Assis
55.     
A Moreninha -Joaquim Manuel de Macedo
56.     
A Chinela Turca -Machado de Assis
57.     
As Alegres Senhoras de Windsor -William Shakespeare
58.     
Poemas Selecionados -Florbela Espanca
59.     
As Vítimas-Algozes -Joaquim Manuel de Macedo
60.     
Iracema -José de Alencar
61.     
A Mão e a Luva -Machado de Assis
62.     
Ricardo III -William Shakespeare
63.     
O Alienista -Machado de Assis
64.     
Poemas Inconjuntos -Fernando Pessoa
65.     
A Volta ao Mundo em 80 Dias -Júlio Verne
66.     
A Carteira -Machado de Assis
67.     
Primeiro Fausto -Fernando Pessoa
68.     
Senhora -José de Alencar
69.     
A Escrava Isaura -Bernardo Guimarães
70.     
Memórias Póstumas de Brás Cubas -Machado de Assis
71.     
A Mensageira das Violetas -Florbela Espanca
72.     
Sonetos -Luís Vaz de Camões
73.     
Eu e Outras Poesias -Augusto dos Anjos
74.     
Fausto -Johann Wolfgang von Goethe
75.     
Iracema -José de Alencar
76.     
Poemas de Ricardo Reis -Fernando Pessoa
77.     
Os Maias -José Maria Eça de Queirós
78.     
O Guarani -José de Alencar
79.     
A Mulher de Preto -Machado de Assis
80.     
A Desobediência Civil -Henry David Thoreau
81.     
A Alma Encantadora das Ruas -João do Rio
82.     
A Pianista -Machado de Assis
83.     
Poemas em Inglês -Fernando Pessoa
84.     
A Igreja do Diabo -Machado de Assis
85.     
A Herança -Machado de Assis
86.     
A chave -Machado de Assis
87.     
Eu -Augusto dos Anjos
88.     
As Primaveras -Casimiro de Abreu
89.     
A Desejada das Gentes -Machado de Assis
90.     
Poemas de Ricardo Reis -Fernando Pessoa
91.     
Quincas Borba -Machado de Assis
92.     
A Segunda Vida -Machado de Assis
93.     
Os Sertões -Euclides da Cunha
94.     
Poemas de Álvaro de Campos -Fernando Pessoa
95.     
O Alienista -Machado de Assis
96.     
Don Quixote. Vol. 1 -Miguel de Cervantes Saavedra
97.     
Medida Por Medida -William Shakespeare
98.     
Os Dois Cavalheiros de Verona -William Shakespeare
99.     
A Alma do Lázaro -José de Alencar
100.     
A Vida Eterna -Machado de Assis
101.     
A Causa Secreta -Machado de Assis
102.     
14 de Julho na Roça -Raul Pompéia
103.     
Divina Comedia -Dante Alighieri
104.     
O Crime do Padre Amaro -José Maria Eça de Queirós
105.     
Coriolano -William Shakespeare
106.     
Astúcias de Marido -Machado de Assis
107.     
Senhora -José de Alencar
108.     
Auto da Barca do Inferno -Gil Vicente
109.     
Noite na Taverna -Manuel Antônio Álvares de Azevedo 
110.     Memórias Póstumas de Brás Cubas -Machado de Assis
111.     
A 'Não-me-toques' ! -Artur Azevedo
112.     
Os Maias -José Maria Eça de Queirós
113.     
Obras Seletas -Rui Barbosa
114.     
A Mão e a Luva -Machado de Assis
115.     
Amor de Perdição -Camilo Castelo Branco
116.     
Aurora sem Dia -Machado de Assis
117.     
Édipo-Rei -Sófocles
118.     
O Abolicionismo -Joaquim Nabuco
119.     
Pai Contra Mãe -Machado de Assis
120.     
O Cortiço -Aluísio de Azevedo
121.     
Tito Andrônico -William Shakespeare
122.     
Adão e Eva -Machado de Assis
123.     
Os Sertões -Euclides da Cunha
124.     
Esaú e Jacó -Machado de Assis
125.     
Don Quixote -Miguel de Cervantes
126.     
Camões -Joaquim Nabuco
127.     
Antes que Cases -Machado de Assis
128.     
A melhor das noivas -Machado de Assis
129.     
Livro de Mágoas -Florbela Espanca
130.     
O Cortiço -Aluísio de Azevedo
131.     
A Relíquia -José Maria Eça de Queirós
132.     
Helena -Machado de Assis
133.     
Contos -José Maria Eça de Queirós
134.     
A Sereníssima República -Machado de Assis
135.     
Iliada -Homero
136.     
Amor de Perdição -Camilo Castelo Branco
137.     
A Brasileira de Prazins -Camilo Castelo Branco
138.     
Os Lusíadas -Luís Vaz de Camões
139.     
Sonetos e Outros Poemas -Manuel Maria de Barbosa du Bocage
140.     
Ficções do interlúdio: para além do outro oceano de Coelho Pacheco. -Fernando Pessoa
141.     
Anedota Pecuniária -Machado de Assis
142.     
A Carne -Júlio Ribeiro
143.     
O Primo Basílio -José Maria Eça de Queirós
144.     
Don Quijote -Miguel de Cervantes
145.     
A Volta ao Mundo em Oitenta Dias -Júlio Verne
146.     
A Semana -Machado de Assis
147.     
A viúva Sobral -Machado de Assis
148.     
A Princesa de Babilônia -Voltaire
149.     
O Navio Negreiro -Antônio Frederico de Castro Alves
150.     
Catálogo de Publicações da Biblioteca Nacional -Fundação Biblioteca Nacional
151.     
Papéis Avulsos -Machado de Assis
152.     
Eterna Mágoa -Augusto dos Anjos
153.     
Cartas D'Amor -José Maria Eça de Queirós
154.     
O Crime do Padre Amaro -José Maria Eça de Queirós
155.     
Anedota do Cabriolet -Machado de Assis
156.     
Canção do Exílio -Antônio Gonçalves Dias
157.     
A Desejada das Gentes -Machado de Assis
158.     
A Dama das Camélias -Alexandre Dumas Filho
159.     
Don Quixote. Vol. 2 -Miguel de Cervantes Saavedra
160.     
Almas Agradecidas -Machado de Assis
161.     
Cartas D'Amor - O Efêmero Feminino -José Maria Eça de Queirós
162.     
Contos Fluminenses -Machado de Assis
163.     
Odisséia -Homero
164.     
Quincas Borba -Machado de Assis
165.     
A Mulher de Preto -Machado de Assis
166.     
Balas de Estalo -Machado de Assis
167.     
A Senhora do Galvão -Machado de Assis
168.     
O Primo Basílio -José Maria Eça de Queirós
169.     
A Inglezinha Barcelos -Machado de Assis
170.     
Capítulos de História Colonial (1500-1800) -João Capistrano de Abreu
171.     
CHARNECA EM FLOR -Florbela Espanca
172.     
Cinco Minutos -José de Alencar
173.     
Memórias de um Sargento de Milícias -Manuel Antônio de Almeida
174.     
Lucíola -José de Alencar
175.     
A Parasita Azul -Machado de Assis
176.     
A Viuvinha -José de Alencar
177.     
Utopia -Thomas Morus
178.     
Missa do Galo -Machado de Assis
179.     
Espumas Flutuantes -Antônio Frederico de Castro Alves
180.     
História da Literatura Brasileira: Fatores da Literatura Brasileira -Sílvio Romero
181.     
Hamlet -William Shakespeare
182.     
A Ama-Seca -Artur Azevedo
183.     
O Espelho -Machado de Assis
184.     
Helena -Machado de Assis
185.     
As Academias de Sião -Machado de Assis
186.     
A Carne -Júlio Ribeiro
187.     
A Ilustre Casa de Ramires -José Maria Eça de Queirós
188.     
Como e Por Que Sou Romancista -José de Alencar
189.     
Antes da Missa -Machado de Assis
190.     
A Alma Encantadora das Ruas -João do Rio
191.     
A Carta -Pero Vaz de Caminha
192.     
LIVRO DE SÓROR SAUDADE -Florbela Espanca
193.     
A mulher Pálida -Machado de Assis
194.     
Americanas -Machado de Assis
195.     
Cândido -Voltaire
196.     
Viagens de Gulliver -Jonathan Swift
197.     
El Arte de la Guerra -Sun Tzu
198.     
Conto de Escola -Machado de Assis
199.     
Redondilhas -Luís Vaz de Camões
200.     
Iluminuras -Arthur Rimbaud
201.     
Schopenhauer -Thomas Mann
202.     
Carolina -Casimiro de Abreu 
203.     A esfinge sem segredo -Oscar Wilde
204.     
Carta de Pero Vaz de Caminha. -Pero Vaz de Caminha
205.     
Memorial de Aires -Machado de Assis
206.     
Triste Fim de Policarpo Quaresma -Afonso Henriques de Lima Barreto
207.     
A última receita -Machado de Assis
208.     
7 Canções -Salomão Rovedo
209.     
Antologia -Antero de Quental
210.     
O Alienista -Machado de Assis
211.     
Outras Poesias -Augusto dos Anjos
212.     
Alma Inquieta -Olavo Bilac
213.     
A Dança dos Ossos -Bernardo Guimarães
214.     
A Semana -Machado de Assis
215.     
Diário Íntimo -Afonso Henriques de Lima Barreto
216.     
A Casadinha de Fresco -Artur Azevedo
217.     
Esaú e Jacó -Machado de Assis
218.     
Canções e Elegias -Luís Vaz de Camões
219.     
História da Literatura Brasileira -José Veríssimo Dias de Matos
220.     
A mágoa do Infeliz Cosme -Machado de Assis
221.     
Seleção de Obras Poéticas -Gregório de Matos
222.     
Contos de Lima Barreto -Afonso Henriques de Lima Barreto
223.     
Farsa de Inês Pereira -Gil Vicente
224.     
A Condessa Vésper -Aluísio de Azevedo
225.     
Confissões de uma Viúva -Machado de Assis
226.     
As Bodas de Luís Duarte -Machado de Assis
227.     
O LIVRO D'ELE -Florbela Espanca
228.     
O Navio Negreiro -Antônio Frederico de Castro Alves
229.     
A Moreninha -Joaquim Manuel de Macedo
230.     
Lira dos Vinte Anos -Manuel Antônio Álvares de Azevedo
231.     
A Orgia dos Duendes -Bernardo Guimarães
232.     
Kamasutra -Mallanâga Vâtsyâyana
233.     
Triste Fim de Policarpo Quaresma -Afonso Henriques de Lima Barreto
234.     
A Bela Madame Vargas -João do Rio
235.     
Uma Estação no Inferno -Arthur Rimbaud
236.     
Cinco Mulheres -Machado de Assis
237.     
A Confissão de Lúcio -Mário de Sá-Carneiro
238.     
O Cortiço -Aluísio Azevedo
239.     
RELIQUIAE -Florbela Espanca
240.     
Minha formação -Joaquim Nabuco
241.     
A Conselho do Marido -Artur Azevedo
242.     
Auto da Alma -Gil Vicente
243.     
345 -Artur Azevedo
244.     
O Dicionário -Machado de Assis
245.     
Contos Gauchescos -João Simões Lopes Neto
246.     
A idéia do Ezequiel Maia -Machado de Assis
247.     
AMOR COM AMOR SE PAGA -França Júnior
248.     
Cinco minutos -José de Alencar
249.     
Lucíola -José de Alencar
250.     
Aos Vinte Anos -Aluísio de Azevedo
251.     
A Poesia Interminável -João da Cruz e Sousa
252.     
A Alegria da Revolução -Ken Knab
253.     
O Ateneu -Raul Pompéia
254.     
O Homem que Sabia Javanês e Outros Contos -Afonso Henriques de Lima Barreto
255.     
Ayres e Vergueiro -Machado de Assis
256.     
A Campanha Abolicionista -José Carlos do Patrocínio
257.     
Noite de Almirante -Machado de Assis
258.     
O Sertanejo -José de Alencar
259.     
A Conquista -Coelho Neto
260.     
Casa Velha -Machado de Assis
261.     
O Enfermeiro -Machado de Assis
262.     
O Livro de Cesário Verde -José Joaquim Cesário Verde
263.     
Casa de Pensão -Aluísio de Azevedo
264.     
A Luneta Mágica -Joaquim Manuel de Macedo
265.     
Poemas -Safo
266.     
A Viuvinha -José de Alencar
267.     
Coisas que Só Eu Sei -Camilo Castelo Branco
268.     
Contos para Velhos -Olavo Bilac
269.     
Ulysses -James Joyce
270.     
13 Oktobro 1582 -Luiz Ferreira Portella Filho
271.     
Cícero -Plutarco
272.     
Espumas Flutuantes -Antônio Frederico de Castro Alves
273.     
Confissões de uma Viúva Moça -Machado de Assis
274.     
As Religiões no Rio -João do Rio
275.     
Várias Histórias -Machado de Assis
276.     
A Arrábida -Vania Ribas Ulbricht
277.     
Bons Dias -Machado de Assis
278.     
O Elixir da Longa Vida -Honoré de Balzac
279.     
A Capital Federal -Artur Azevedo
280.     
A Escrava Isaura -Bernardo Guimarães
281.     
As Forças Caudinas -Machado de Assis
282.     
Coração, Cabeça e Estômago -Camilo Castelo Branco
283.     
Balas de Estalo -Machado de Assis
284.     
AS VIAGENS -Olavo Bilac
285.     
Antigonas -Sofócles
286.     
A Dívida -Artur Azevedo
287.     
Sermão da Sexagésima -Pe. Antônio Vieira
288.     
Uns Braços -Machado de Assis
289.     
Ubirajara -José de Alencar
290.     
Poética -Aristóteles
291.     
Bom Crioulo -Adolfo Ferreira Caminha
292.     
A Cruz Mutilada -Vania Ribas Ulbricht
293.     
Antes da Rocha Tapéia -Machado de Assis
294.     
Poemas Irônicos, Venenosos e Sarcásticos -Manuel Antônio Álvares de Azevedo
295.     
Histórias da Meia-Noite -Machado de Assis
296.     
Via-Láctea -Olavo Bilac
297.     
O Mulato -Aluísio de Azevedo
298.     
O Primo Basílio -José Maria Eça de Queirós
299.     
Os Escravos -Antônio Frederico de Castro Alves
300.     
A Pata da Gazela -José de Alencar
301.     
BRÁS, BEXIGA E BARRA FUNDA -Alcântara Machado
302.     
Vozes d'África -Antônio Frederico de Castro Alves
303.     
Memórias de um Sargento de Milícias -Manuel Antônio de Almeida
304.     
O que é o Casamento? -José de Alencar
305.     
A Harpa do Crente -Vania Ribas Ulbricht