quarta-feira, 10 de abril de 2013

Semana do Bibliotecário 2013: profissionais e acadêmicos discutem o impacto do e-book no ambiente universitário

Semana do Bibliotecário 2013: profissionais e acadêmicos discutem o impacto do e-book no ambiente universitário


Durante o mês de março, inúmeros eventos marcaram as comemorações pelo Dia do Bibliotecário, comemorado em 12 de março. O Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6) promoveu a data em Vitória, capital capixaba, dia 8 de março, na qual foi entregue a edição local da Medalha Professora Etelvina Lima e onde ocorreu a palestra A importância da Biblioteconomia na preservação de acervos bibliográficos raros e especiais: relatos de um breve percurso, proferida pela bibliotecária da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Diná Marques Pereira Araújo (CRB-6/2546). Dia 22 de março foi a vez da cidade de Formiga, no interior mineiro, conferir a palestra A importância da competência de liderança para o profissional bibliotecário, defendida por Ana Maria Pinheiro, no Centro Universitário de Formiga (UNIFOR).
Já em Belo Horizonte, no dia 12 de março, ocorreu a palestra Alguns conceitos fundamentais sobre os e-books: vantagens e desvantagens. Evolução, novas tecnologias, tratamento da informação e disponibilização, proferida pela também bibliotecária da UFMG, Vilma de Carvalho Souza (CRB-6/1390). Outra palestra ministrada no mesmo dia foi a Livro eletrônico e sua utilização por alunos de graduação da UFMG, comandada pela professora Escola de Ciência da Informação da UFMG, Adriana Bogliolo Sirihal Duarte e pela bibliotecária Aline de Queiroz Lopes (CRB-6/3070P).
Vilma de Carvalho Souza ressaltou que o e-book é o livro tradicional, só que em outro suporte, e que o seu conteúdo é o mais relevante. A ferramenta também possui outras vantagens, como: disponibilidade, portabilidade, preço, permite busca por palavras ou trechos e permite fazer anotações e comentários. As principais desvantagens estão relacionadas à segurança da informação, à obsolescência da tecnologia, à dificuldade no uso da tecnologia e à exclusão social e digital. Em relação aos serviços bibliotecários, a palestrante, lembra que as instituições possuem alguns problemas e restrições para adotarem os e-books, principalmente nas áreas do tratamento da informação, aquisição de acervo e de mecanismos de empréstimo de documentos.
Adriana Bogliolo Sirihal Duarte e Aline Lopez explicaram que a apresentação é um fruto de um projeto de iniciação científica ainda em andamento, portanto, os resultados apresentados foram parciais. Por meio de uma revisão de literatura bem fundamentada, a professora buscou compreender o que é o livro eletrônico, suas principais vantagens e desvantagens em relação ao livro impresso e como as bibliotecas internacionais desenvolvem produtos e serviços para atenderem os seus usuários, com o intuito de desenvolverem um instrumento de coleta de dados para compreenderem com os alunos da graduação da UFMG utilizam os livros eletrônicos.  O questionário foi aplicado a 1531 alunos da instituição, sendo que a maioria dos respondentes utilizam os livros eletrônicos para atividades de pesquisa, literatura e lazer e os principais motivos para não utilizarem os e-books são o desinteresse, o desconhecimento, o preço e a dificuldade com as novas tecnologias.
Após as palestras, iniciou-se a seção de perguntas, momento no qual houve uma maior interação e participação dos ouvintes com os palestrantes. Dentre os questionamentos levantados, destaca-se a relação entre o mercado editorial e os serviços bibliotecários, principalmente a aquisição de livros eletrônicos e as alternativas existentes de empréstimos de e-books. Foi explicado que, atualmente, as editoras oferecem pacotes fechados e/ou os bibliotecários adquirirem os livros eletrônicos por meio de plataformas ou estantes virtuais, o que representa poucas alternativas de acesso ao livro eletrônico. Além disso, o bibliotecário tem que possuir um bom conhecimento de leis.
No que tange ao serviço de empréstimo, as bibliotecas possuem duas alternativas: emprestar os dispositivos de leitura ou disponibilizar o acesso ao conteúdo, possibilitando que o usuário faça anotações. No entanto, na área de empréstimo de e-books as editoras comerciais criam barreias, como o número máximo de usuários que podem acessar o mesmo livro ao mesmo tempo, o que leva à aquisição de um maior número de um mesmo item para a biblioteca. Isso leva os bibliotecários a criar novas estratégias de desenvolvimento de coleções, como desenvolvimento de consórcios e a criação de critérios mais rígidos de adoção de livros eletrônicos, principalmente no contexto das bibliotecas universitárias.
As comemorações pelo Dia do Bibliotecário continuaram em Belo Horizonte no dia 15 de março, quando ocorreu a entrega da Medalha Professora Etelvina Lima, na Academia Mineira de Letras. O evento premiou, ainda, a professora Vera Lúcia Furst Gonçalves Abreu, pelos 50 anos dedicados à docência em biblioteconomia.
Hugo Oliveira Pinto e Silva (CRB-6/2938)
Coordenador da Comissão de Divulgação do CRB-6

Nenhum comentário: