sexta-feira, 1 de novembro de 2013

15 sites para baixar livros grátis na internet

 15 sites para baixar livros grátis na internet




Em tempos de compartilhamentos de arquivos, os livros também estão na internet pra baixar. E vários sites disponibilizam obras para download gratuitamente incentivando o conhecimento livre. O SPressoSPselecionou alguns sites que oferecem essa possibilidade, com características e acervos distintos. A maioria publica livros que já estão em domínio público, ou seja, de autores que tenham morrido há mais de 70 anos. Confira.
1 Biblioteca Digital Mundial – Com 4.778 títulos, o acervo é multilíngue e trabalha com forte predominância de manuscritos, mapas, partituras, fotografias e desenhos arquitetônicos. É um site criado pela Biblioteca dos EUA, que recebe doações de outras bibliotecas e museus de países distintos, porém, não há o tradução, as obras são apresentadas no idioma de origem. Um mapa mundi, na abertura do site, ajuda a coordenar a busca por ano e país.
2 Domínio Público – O site  é uma iniciativa do governo federal e reúne mais de 186 mil obras, que são encontradas facilmente nas ferramentas de busca. É possível encontrar clássicos internacionais traduzidos para o português.
3 Projeto Gutenberg – Trabalha com a mesma lógica de disponibilização de livros que se tornaram domínio público, são de 38 mil obras. O site é a primeira grande coleção de livros grátis.
4 Biblioteca Digital Camões – A iniciativa desse site é do Instituto Camões, do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal. A busca é muito fácil, no site, e o acervo compreende, principalmente, obras lusitanas, mas se expande para outros países de língua portuguesa. Os livros mais recentes não podem ser baixados, somente lidos online.
5 Brasilianas– Alguns livros difíceis de encontrar nas prateleiras físicas das bibliotecas e sebos, podem ser baixados nesse site. São mais de 3 mil obras. A iniciativa é da Universidade de São Paulo (USP).
6 Virtual Books – Os livros podem ser baixados em seis idiomas, também há resumos de jornais, entrevistas, artigos e crônicas.
7 Machado de Assis – O site, criado pelo Ministério da Educação, disponibiliza a obra completa do escritor – em pdf ou html – para leitura online. Estão lá crônicas, romances, contos, poesias, peças de teatro, críticas e traduções.
8 Unesp Aberta - É uma iniciativa da reitoria da Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita”. O site disponibiliza gratuitamente  os recursos pedagógicos digitais desenvolvidos para os cursos da Universidade.
9 eBooks Brasil – Oferece livros eletrônicos gratuitamente, só pede que nenhum material do site seja utilizado comercialmente.
10 Brasiliana – Em fevereiro de 2009, o Laboratório da Brasiliana USP foi implantado em sede provisória junto ao canteiro da obra da nova sede da Biblioteca Mindlin na Universidade de São Paulo (USP). São disponibilizados livros para download de forma legal. Há livros raros e documentos históricos, manuscritos e imagens.
11 Open Library – Projeto já tem mais de 18 mil membros e busca catalogar todos os livros publicados no mundo, já tem 1 milhão de títulos disponíveis para download. Podem ser encontrados livros em cerca idiomas.
 12 Universia – Reúne mais de mil livros, inclusive clássicos da literatura, como Dostoiévski e Tolstoi.
13 Casa de José de Alencar – A Casa de José de Alencar está situada no Sítio Alagadiço Novo, no bairro de Messejana, Fortaleza-CE e foi adquirido em 1825 pelo padre José Martiniano de Alencar, pai do escritor cearense. Na internet a casa disponibiliza a obra na biblioteca virtual em pdf.
14 Blog Mídia 8 – O blog disponibiliza 486 livros de comunicação para download.
15 Read Print – São milhares de livros grátis, em inglês, de autores cores clássicos como Sheakspeare.



Nenhum comentário: