quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

O papel da biblioteca no ensino superior

O papel da biblioteca no ensino superior - Por Cátia Cristina Souza
Fonte: Informativo Vértice Books Ano 4 Nº 06 

As bibliotecas, em especial as universitárias, são essenciais no ciclo de produção do conhecimento humano. O planejamento dessa oficina do saber deve ser pensado de forma estratégica com foco nos objetivos didáticos-
-pedagógicos da instituição, sem menosprezar o perfil de usuários e recursos humanos envolvidos.
A interação entre as bibliotecas e os cursos oferecidos pela Instituição de Ensino Superior, somente será possível se houver alinhamento de estratégias entre os projetos pedagógicos e a gestão da unidade de informação. A agregação de valor de qualquer instituição ocorre quando há interação e alinhamento de objetivos e estratégias de todos os setores envolvidos. Tão necessário quanto definir boas estratégias na biblioteca é verificar se essas estratégias estão alinhadas com a instituição da qual a biblioteca faz parte e vice-versa.
Os gestores de bibliotecas universitárias devem administrá-las como parte integrante da Instituição de Ensino. É sabido que a realidade das bibliotecas universitárias brasileiras é desigual, a gestão de muitas é caracterizada pela falta de autonomia e orçamento próprio, o que obriga o bibliotecário a buscar alternativas para o gerenciamento.
Tendo como ponto de partida que o melhor funcionamento da biblioteca ocorre quando existe sintonia com as propostas pedagógicas dos cursos, é importante que o bibliotecário levante essa bandeira dentro da instituição onde atua, suscitando entre os docentes a importância estratégica da biblioteca para o ensino e pesquisa. Toda ação gera uma reação... O comodismo gera insatisfação!

Nenhum comentário: