terça-feira, 12 de agosto de 2014

Blog fala sobre história dos livros e gestão de coleções especiais

História do Livro e das Bibliotecas e Gestão de Acervos Bibliográficos Especiais são os principais assuntos que pautam o blog Incunábulos , organizado pelo bibliotecário e colaborador da Revista Biblioo, Thiago Cirne.
Segundo o Dicionário do Livro: da escrita ao livro eletrônico, a expressão “incunábulo” designa todo documento impresso mediante a utilização de caracteres móveis nos primórdios da tipografia (cerca de 1455) até 1500. E a ideia principal da página é essa: abordar questões sobre coleções raras/preciosas e tratar a história do livro como necessária aos conhecimentos biblioteconômicos.
Para Thiago Cirne há muito o que se falar sobre coleções de memória: “Nossas unidades de informação estão repletas de itens históricos e importantes do ponto de vista cultural. Anotações manuscritas, marcas de propriedade, edições limitadas; são materiais que precisam ser divulgados”, analisa.
Artigos, matérias, eventos, cursos e lançamentos de livros especializados também fazem parte do conteúdo. “Todo auxílio é bem-vindo. Já contamos inicialmente com algumas colaborações importantes, como as do professor e pesquisador Fabiano Cataldo, da UNIRIO. Fica o convite para que outros bibliotecários e estagiários do curso de Biblioteconomia participem enviando sugestões, textos e ideias”, comenta Cirne.
Para conhecer o blog Incunábulos, acesse: (www.incunabulos.wordpress.com

Nenhum comentário: