segunda-feira, 9 de março de 2015

Livros que não seguem estereótipos de gênero


Uma seleção de livros para ensinar seu filho a lidar e a respeitar as diferenças

08/01/2015 15:18
Texto Nana Soares
Educar
Foto: Thays Aguiar
Foto:
Livros que mostram para os pequenos como as famílias e as pessoas podem ser as mais diversas, sem se prender a um único padrão
Os livros que lemos ajudam a formar o nosso repertório e a entendermos melhor o mundo. Se para os crescidos isso já é muito marcante, quem dirá para as crianças! É também por meio das histórias que elas entendem o que é certo e errado, o que pode e não pode e quais são as diferentes maneiras de viver no mundo.
São muitos os temas que as crianças podem compreender melhor por meio da leitura adequada para sua idade, e a educação para a igualdade de gênero é um deles. A igualdade entre homens e mulheres é uma tarefa que deve começar em casa. Crianças que aprendem que meninos e meninas devem ter direitos, deveres e oportunidades iguais serão adultos que saberão respeitar o outro, independentemente do fato de ser homem ou mulher.
Pensando nisso, o Educar para Crescer fez uma lista de livros em que os personagens são um pouco diferentes do que estamos acostumados a ver na maioria das histórias. São meninas que além de brincar de boneca, jogam futebol; meninos que choram e que também brincam de boneca; pais que carregam os filhos e cuidam deles com toooodo carinho; são famílias com só uma mãe, só com um pai, ou com dois pais ou duas mães. São livros que mostram para os pequenos como as famílias e as pessoas podem ser as mais diversas, sem se prender a um único padrão. Afinal, seres humanos são diferentes e não cabem em caixinhas cheias de rótulos. E os livros abaixo são ideais caso você queira ensinar isso ao seus filhos:
Para ler, clique nos itens abaixo:
1. Peppa: meu papai

Autor: Mark Baker e Neville Astley
Tradução: Mark Baker e Neville Astley
Editora: Salamandra

Quem não adora as histórias da porquinha Peppa? Nesse livro, ela nos conta como é o seu pai, um porquinho muito atrapalhado, mas que dá muito carinho e amor para a Peppa e seu irmão.
2. Palavra de filho

Autor: Jonas Ribeiro
Ilustrações: Flávio Vargas
Editora: Brasil

Nesta história, pai e filho têm grande dificuldade em se comunicar e principalmente em falar de sentimentos e emoções. A solução que o filho enxerga é começar a escrever cartas ao pai, que transformam a relação dos dois, aproximando-os cada vez mais através da palavra, modificando e intensificando as relações familiares.
3. O senhor Cavalo Marinho

Autor: Eric Carle
Tradução:Gabriela Rocha Alves
Editora: Kalandraka

Você sabia que em várias espécies do mundo marinho, quem cuida dos ovos que darão origem aos filhotes é o pai? Por estranho que pareça, isto é verdade, e é essa a história desta obra, através do ponto de vista e do percurso do Sr. Cavalo-Marinho. E além da história, o livro ainda é feito com materiais que simulam as algas e outros elementos do fundo do mar!
4. Até as princesas soltam pum

Autor: Ilan Brenman e Ionit Zilberman
Editora: Brinque Book

Esta obra conta a história do dia em que o pai de Laura pegou o livro secreto das princesas e contou para a filha algo que ninguém sabia. O livro convida os pequenos leitores a descobrirem que segredo é este.
5. É tudo família!

Autor: Alexandra Maxeiner e Anke Kuhl
Tradução: Hedi Gnädinger
Editora: L&PM

Este livro abrange a diversidade das formações familiares. Em HQ, ilustra algumas possibilidades: famílias com filhos únicos ou numerosos, com pais separados que podem se dar bem ou não, com padrastos ou madrastas, famílias com pais homossexuais ou viúvos, famílias cujas crianças são criadas pelos avós, pais adotivos ou vivem em um orfanato.
6. Menino brinca de boneca?

Autor: Marcos Ribeiro
Ilustrações: Isabel de Paiva
Editora: Moderna

Este premiadíssimo livro vem sendo referência de trabalho para profissionais, universidades, e projetos na área de Educação Sexual de diferentes instituições. Há mais de duas décadas, é indicado e adotado por escolas públicas e privadas de todo país, além de auxiliar os pais a falar de temas como sexo e sexualidade. O livro também discute e muito o papel do homem e da muhler na sociedade moderna, questionando o machismo, preconceitos e estereótipos.
7. A história de Júlia e sua sombra de menino

Autor: Christian Bruel e Anne Galland
Ilustrações: Anne Bozellec
Editora: Scipione

Este é um livro conhecido na literatura infantil francesa e foi traduzido para diversos idiomas. Trata-se de uma história de aceitação e busca pela identidade. Os pais de Júlia a criticam muito, sempre dizendo que ela se parece com um menino, no jeito, nas roupas etc. Numa manhã, a garota percebe que sua sombra adquire o formato de um garoto, repetindo todos os seus gestos.
8. O menino de vestido

Autor: David Walliams
Tradução: Edmundo Barreiros
Editora: Intrínseca

Neste livro, conhecemos a história de Dennis, um menino que foi abandonado pela mãe e que mora com o irmão e com o pai. Dennis tem duas grandes alegrias: jogar futebol e olhar vestidos bonitos. Um dia, durante uma detenção, Dennis conhece Lisa, a menina mais bonita da escola e que também se interessa por moda. Os dois se tornam amigos e passam a se encontrar na casa dela. Até que um dia ela o convence a pôr um vestido e ir à aula fingindo ser uma aluna de intercâmbio. É nesse momento que a vida chata e comum de Dennis se transforma em algo extraordinário.
9. Meus dois pais

Autor: Walcyr Carrasco
Editora: Ática

Neste livro, conhecemos a história do menino Naldo. Seus pais se separam e ele fica morando com a mãe. Depois de um tempo, o pai passa a dividir o apartamento com Celso, um amigo que cozinha muito bem. A mãe do menino recebe uma proposta de promoção e tem de se mudar, e Naldo não consegue entender muito bem por que a mãe e a avó não querem que ele fique morando com o pai.

Nenhum comentário: