sexta-feira, 15 de maio de 2015

A SAGA DAS BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS FRENTE À EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR EM MOÇAMBIQUE

por Euclides Cumbe - Maputo, Moçambique
Se há um lugar onde muito se busca, se consome e se produz muita informação, este lugar certamente é a universidade. Pelo menos é o que se espera destes centros de educação que trazem em sua essência o ideal de difundir e produzir conhecimento. E, consequentemente, a biblioteca universitária aparece como uma extensão de tudo isto, ou melhor, um meio para atingir este ideal, estando fortemente atrelada à comunidade académica na construção do processo educacional.
E como parte integrante deste processo, a biblioteca deve estar em consonância com o que propõe a universidade: a criação de novos cursos, novas formas de ensino, a exigências de novos suportes de informação etc. Mas não tem sido fácil (ou tem sido niglegenciado ) acompanhar as mudanças incorporadas pelas universidades que, na maioria das vezes, alteram seus propósitos sem avaliar sua real capacidade de atender aos mesmos. Na corrida pela expansão do ensino, criam-se universidades; públicas e privadas; ensino presencial e ou à distância.
O número de instituições de ensino superior em moçambique tem vindo a aumentar, contando actualmente com 44 instituições, a preocupação é que nem sempre expansão e qualificadade do ensino andam juntas, da forma como se estabelece actualmente este processo, uma acaba por abdicar da outra. A questão é que criam-se mais instituições de ensino superior, mais cursos de graduação, mais vagas, mas não se considera de imediato que na mesma proporção devem-se aumentar os recursos humanos qualificados para a biblioteca, a verba para aquisição de material bibliográfico que atendam a este novo público, o espaço físico para comportar este acervo e os próprios usuários, sem falar na necessidade de equipamentos, como computadores e mobiliário para estudo.
Isso não seria problema se as bibliotecas fossem projectadas inicialmente visando o crescimento futuro da instituição, mas também não é o que normalmente acontece e a biblioteca acaba por ser apontada por sua insuficiência no atendimento às demandas universitárias que, na realidade, é uma consequência da ineficiência do sistema como um todo. Diante das novas demandas informacionais e com o advento de novas ferramentas de produção e disseminação da informação, novos desafios surgem e há que questionar: “como serão os universitários do futuro e as suas necessidades de informação?"

Nenhum comentário: