quinta-feira, 8 de março de 2012

Bibliofortce

Descrição
Preocupado com um espaço para os Bibliotecários em Fortaleza iniciar discussão de assuntos pertinentes á área como: profissão, mercado, contratação, concurso, medotodologia, Lei de Biblioteca Escolar, universalização das Bibliotecas, conceituação e novas inter-relações de áreas como a informática que vem incrementar a ciência da informação a Biblioteconomia, internet e o uso de sites de relacionamentos.

Contribuição de colegas no conceito Bibliotecário na atual Sociedade.

Como você responderia a esta pergunta? Talvez alguma experiência ou lembrança das bibliotecas que você tenha freqüentado, ou mesmo um filme que você já tenha, visto tenham lhe dado algum referencial sobre esta profissão. "É o cara que fica atrás do balcão atendendo o público ou nos fundos da biblioteca organizando o acervo" poderia ser uma resposta padrão.

O trabalho em qualquer biblioteca (do seu bairro, da escola, da universidade - por exemplo), requer muitas outras atividades que fazem do bibliotecário um administrador: gerenciar a equipe da biblioteca e os trabalhos que envolvem a organização e disseminação do acervo (seleção, aquisição, catalogação, classificação, indexação, serviço de atendimento, etc.), implementar e gerenciar os sistemas de informação, entre outras atividades.


Com o rápido desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação, nos vemos cercados de informações por todos os lados, através de milhares de livros e textos, artigos de revistas e jornais, músicas, websites, filmes, vídeos, anúncios publicitários, noticiários, e-mails, imagens, dados estatísticos, etc., que fazem parte do nosso dia-a-dia no trabalho, nos estudos e no lazer.
http://www.bibliotecavirtual.sp.gov.br/especial/200703-bibliotecario.php

Nenhum comentário: