terça-feira, 20 de março de 2012

Bibliotecários famosos

Bibliotecários famosos
Escrito por Victor Vieira. Postado em Listas
12 de Março de 2012
Vários nomes importantes da história dedicaram parte de sua vida entre as estantes. Em homenagem à semana dos bibliotecários, listamos alguns deles:

Mao Tsé-Tung – antes da Revolução Chinesa, ele foi assistente de biblioteca na Universidade de Pequim. O chefe do jovem Mao à época era comunista e conseguiu levar ao funcionário os ideais de Marx.

David Hume – na metade do século XVIII, esse filósofo foi bibliotecário na Advocate´s Library, em Edimburgo. Foi lá que ele escreveu História da Inglaterra.

Lewis Carroll – o País das Maravilhas ainda nem existia quando o autor foi bibliotecário-auxiliar da Christ Church. Deixou o cargo para ser conferencista de matemática

Giácomo Casanova – são conhecidos seus casos de beberrão e mulherengo, mas poucos sabem que ele passou seus últimos dias como bibliotecário em Dux, na República Tcheca.

Jacob Grimm – trabalhou como bibliotecário em Kasel antes de se graduar em Direito. Nessa época, ele e seu irmão Wilhelm reuniam contos folclóricos na Alemanha.

J. Edgar Hoover – o lendário e temido chefe da FBI começou sua carreira como bibliotecário no Congresso dos Estados Unidos

Laura Bush – a esposa do controverso presidente dos Estados Unidos, George Bush, é bibliotecária de formação. No tempo em que que viveu na Casa Branca, apoiou iniciativas de educação e para formar bibliotecários em vários lugares do mundo.

Informações do Online Best Colleges. Imagens de Andy Warhol e do National Portrait Gallery.

Share

Relacionados

Alice em papel e caneta
Tags: bibliotecários célebres, casanova, laura bush, Lewis Carroll, mao tsé-tung

Nenhum comentário: