quarta-feira, 11 de junho de 2014

F. W. Lancaster, História e Livros I

F. W. Lancaster, História e Livros I
quinta-feira, 16 de janeiro de 2014 

Frederic Wilfrid Lancaster nasceu em 1933 na Inglaterra, tendo estudado na Newcastle School of Librarianship de 1950 a 1954, seguindo sua carreira profissional no sistema de bibliotecas públicas de Newcastle. Em 1959, imigrou para os Estados Unidos, onde trabalhou em firmas particulares e bibliotecas especializadas no desenvolvimento e avaliação de sistemas de recuperação da informação (JACKSON, 2005). 
   Foi pioneiro na avaliação de bases de dados, com o trabalho clássico chamado Medical Literature Analysis and Retrieval System (MEDLARS), que realizou em fins da década de 1960, para a National Library of Medicinedos EUA (JACKSON, 2005). 

   Após se juntar a Graduate School of Library and Information Science da University of Illinois (EUA) em 1970, Lancaster continuou prestando consultoria em desenvolvimento de recuperação da informação em sistemas automatizados. No começo dos anos 1970, o autor aconselhou a Central Intelligence Agency (CIA) no desenvolvimento de um sistema que permitiria aos analistas da agência a fazer uma gama de tarefas em uma ambiente sem papel, incluindo criar e fazer busca de arquivos em sistemas automatizados, receber mensagens eletrônicas e fazer busca em bases de dados on-line (JACKSON, 2005). 

   Em Toward paperless information systems, de 1978, e em trabalhos posteriores, o autor defendia a inevitabilidade da mudança das publicações em papel para uma sociedade sem papel. Essas e outras ideias levaram Lancaster a crer que a biblioteca como uma instituição física se tornaria obsoleta. Segundo o autor, na medida em que as buscas eletrônicas ganhassem importância e os computadores se tornassem comuns nas casas e escritórios, a necessidade de visitar bibliotecas diminuiria. Lancaster era, também, bastante otimista em relação ao papel dos bibliotecários na era eletrônica. O autor previa que os profissionais se tornariam “desinstitucionalizados”, livres do trabalho entre quatro paredes de uma biblioteca para servir como consultores em informação, na organização e exploração.

    Foi membro da British Library Association desde 1955; em 1959 imigrou para os Estados Unidos onde iniciou um importante trabalho na National Library of Medicine tendo inclusive feito um estudo de avaliação do seu sistema de base de dados (MEDLARS)

   Em 1970 ingressou como professor de Biblioteconomia na Universidade de Illinois, tendo lecionado até 1992.

   Durante a sua carreira lecionou disciplinas ligadas a recuperação da informação, bibliometria, organização bibliografia e avaliação de serviços bibliotecários e de informação. Foi editor da revista Library Trends no período de 1986-2006.

   Lancaster é reconhecido internacionalmente como um dos lideres nas áreas de biblioteconomia e ciência da informação; escreveu 15 livros e mais de uma centena de artigos. Também realizou inúmeras consultorias para a UNESCO e Nações Unidas.

 1933 - 2013  

No Brasil lecionou no IBICT, na UFMG e na UnB.

Dentre os seus livros publicados são destaques:



LANCASTER, F. Wilfrid. Avaliação de serviços de bibliotecas. Brasília: Briquet de Lemos/Livros, 1996. 356 p.



LANCASTER, F. Wilfrid. Indexação e resumos: teoria e prática. Brasília: Briquet de Lemos/Livros, 1991. 347 p. ISBN 8585637013



LANCASTER, F. Wilfrid. Information retrieval systems: characteristics, testing and evaluation. 2. ed. New York: John Wiley, 1968. 381 p.



LANCASTER, F. Wilfrid. Libraries and the future: essays on the library in the twenty-first century. New York: Haworth Press, 1993. 195 p.

REFERÊNCIA

ARAÚJO, C. A. A. A contribuição de F. W. Lancaster para a ciência da informação no Brasil. Disponível em: <http://www.portalseer.ufba.br/index.php/revistaici/article/viewArticle/3355acesso em: 16 Jan. 2014.

Raimundo Soares 


Nenhum comentário: