sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Youtubers criam canais de incentivo à literatura

G1 - 02/09/2015
Fãs de literatura, que têm como hobby o hábito da leitura, estão criando canais literários no YouTube e dividindo suas opiniões sobre os títulos que estão lendo. Os chamados booktubers ganharam até mesmo um evento próprio na 17ª Bienal do Livro do Rio, que começa nesta quinta-feira (3), no Riocentro, na Zona Oeste. Às 12h30 do próximo sábado (5), eles vão se reunir na área de convivência do evento para trocar sugestões

“Eu acho que a leitura está sendo desmistificada. Todos podemos ler. O importante, claro, é que as pessoas leiam de verdade; não adianta comprar um livro só para postar foto no Instagram com filtro vintage”, diz Vevs Valadares, dona do canal de mesmo nome.

Vevs diz que sempre gostou de pesquisar antes de comprar um livro e que se interessa pelo o que as outras pessoas estão comentando: “Comecei a procurar resenhas em vídeo de alguns dos meus livros favoritos e nada. Então, fui adepta do 'faça você mesmo' e decidi começar um canal para comentar minhas leituras".

Público-alvo adolescente
Também conhecidas como booktubers, esses fãs de literatura reservam um tempo dentro de sua rotina para gravar vídeos sobre dicas de livros, últimos lançamentos editoriais, compras do mês, e até mesmo o famoso Bookshelf Tour, vídeo no qual o youtuber mostra sua estante.

"Depois de ler um livro particularmente bom, gosto de saber o que outras pessoas pensaram dele e se tiveram outras observações, diferentes da minha. Percebi que não estou sozinha, muita gente gosta de ler e ver outras opiniões no YouTube", afirma Mari Gastal, criadora do ‘Respira, Mariana!’.

Ela acredita que seu público-alvo seja o adolescente. "Já recebi incontáveis mensagens de diferentes pessoas dizendo que começaram a ler, ou a ler mais, por causa dos vídeos do canal", disse.

O G1 pediu a oito booktubers que respondessem à Tag – como são chamadas as perguntas respondidas, em vídeo, pelos youtubers – "Eu indico um livro". O resultado você confere no vídeo acima.

Troca de informações
Para Gisele Eberspächer, do canal ‘Vamos falar sobre livros?’, os booktubers acabam apresentando aos novos leitores um pouco do que existe no mundo literário. "Quando se começa a ler, a gente pode ficar um pouco perdido nas muitas opções. As pessoas que têm canais costumam ler e conhecer bastante coisa, principalmente dentro do segmento que gostam. Assim, quando alguém acha um canal com o qual se identifica, conhece coisas que pode gostar e ainda não conhecia. É interessante também que funciona tanto para pegar dicas do que ler quanto do que não ler", lembrou.

Segundo Dyana Colares, criadora do blog ‘Desejo Literário’, os canais literários estão se tornando parte importante na formação dos novos leitores. “Os jovens se mostram cada vez mais consumidores de tudo o que a Internet dispõe. E pelo vlogueiro ser uma pessoa como qualquer outra, os leitores acabam se identificando e seguindo as indicações que o criador do canal faz", disse.

E os booktubers não estão presentes apenas no YouTube. Eles também têm página em outras redes sociais como Facebook, Twitter, Instagram, Skoob e Snapchat. “A interação por outras redes sociais também é importante porque ajuda nessa proximidade; de certa forma, você se torna uma amiga. Conversar e trocar ideias sempre foi a melhor parte de todo esse processo”, diz Duda Menezes, dona do canal ‘Book Addict’.

Para Isa Vichi, do canal ‘Lido Lendo’, a troca com os inscritos é fundamental: "Eu adoro conversar com a galera que me assiste. Procuro responder a todos os comentários nas redes sociais. Dá muito trabalho e ocupa bastante tempo, mas acho que isso é o mínimo que posso fazer como forma de agradecimento”.

Troca de informações
Para Gisele Eberspächer, do canal ‘Vamos falar sobre livros?’, os booktubers acabam apresentando aos novos leitores um pouco do que existe no mundo literário. "Quando se começa a ler, a gente pode ficar um pouco perdido nas muitas opções. As pessoas que têm canais costumam ler e conhecer bastante coisa, principalmente dentro do segmento que gostam. Assim, quando alguém acha um canal com o qual se identifica, conhece coisas que pode gostar e ainda não conhecia. É interessante também que funciona tanto para pegar dicas do que ler quanto do que não ler", lembrou.

Segundo Dyana Colares, criadora do blog ‘Desejo Literário’, os canais literários estão se tornando parte importante na formação dos novos leitores. “Os jovens se mostram cada vez mais consumidores de tudo o que a Internet dispõe. E pelo vlogueiro ser uma pessoa como qualquer outra, os leitores acabam se identificando e seguindo as indicações que o criador do canal faz", disse.

E os booktubers não estão presentes apenas no YouTube. Eles também têm página em outras redes sociais como Facebook, Twitter, Instagram, Skoob e Snapchat. “A interação por outras redes sociais também é importante porque ajuda nessa proximidade; de certa forma, você se torna uma amiga. Conversar e trocar ideias sempre foi a melhor parte de todo esse processo”, diz Duda Menezes, dona do canal ‘Book Addict’.

Para Isa Vichi, do canal ‘Lido Lendo’, a troca com os inscritos é fundamental: "Eu adoro conversar com a galera que me assiste. Procuro responder a todos os comentários nas redes sociais. Dá muito trabalho e ocupa bastante tempo, mas acho que isso é o mínimo que posso fazer como forma de agradecimento”.

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