Pensando em compartilhar experiências com as bibliotecas
integrantes do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SisEB),
um grupo de bibliotecárias se reuniu para elaborar esta apostila,
sistematizando alguns conceitos relativos ao tema, abordando e
informando as boas práticas já realizadas.
Aqui, encontra-se a missão da biblioteca pública, o conceito e os
objetivos da política de desenvolvimento de coleções, além dos
critérios de seleção, fontes de informação que podem ser utilizadas
e a diferença das formas de aquisição: compra, doação e permuta.
Neste documento estão mencionados critérios e benefícios, e
quem deve fazer o desbaste e/ou descarte dos títulos que não
atendem à comunidade, assim como recomendações para que a
biblioteca obtenha amparo legal para sua política.
Por fim, está esclarecida a diferença entre preservação, conservação
e restauração, e quais as características principais para a
identificação de obras raras.
Nos documentos anexos, encontra-se, na íntegra, a Política de
Desenvolvimento de Coleções da Biblioteca de São Paulo, para
servir como exemplo, um decreto de regulamentação de descarte
de material bibliográfico e uma lei que cria um “banco de
livros” para captação de doação.
Política de
Desenvolvimento
de Coleção
cadernos
de práticas
do siseb
Espera-se contribuir para a reflexão e necessidade de implantação
e manutenção de uma Politica de Desenvolvimento de
Coleções em bibliotecas.
Material elaborado em 2013 para apoiar a oficina realizada na
Biblioteca de São Paulo, dinamizada por Adriana Cybele Ferrari,
Luciana Marques Silva e Sueli Regina Marcondes Motta, com a
colaboração de Ligia Consuelo Araújo e Sueli Pereira de Castro.
Política de
Desenvolvimento
de Coleção
cadernos
de práticas
do siseb
Apresentação
A oficina foi pensada para auxiliar os profissionais que atuam
nas bibliotecas integrantes do Sistema Estadual de Bibliotecas
Públicas de São Paulo (SisEB), que têm apresentado à coordenação
da Unidade de Bibliotecas e Leitura, da Secretaria de Estado da
Cultura de São Paulo, seus questionamentos a respeito do tema.
Sabemos que a gestão das coleções é bastante complexa e que
muitos fatores devem ser analisados e dimensionados para que a
biblioteca possa ter uma coleção afinada que atenda sua comunidade.
Pensando nisto, optamos por sistematizar alguns conceitos relativos
ao tema, bem como identificar boas práticas realizadas pelas
bibliotecas que possam ser compartilhadas pelo conjunto do SisEB.
“A biblioteca pública é a porta de acesso local ao conhecimento –
fornece as condições básicas para uma aprendizagem contínua, para
uma tomada de decisão independente e para o desenvolvimento
cultural dos indivíduos e dos grupos sociais.”
Manifesto Ifla / Unesco
“No cenário atual, a renovação do conhecimento cresce em um
ritmo acelerado, causando para as bibliotecas grande transtorno
na manutenção da atualização do acervo, tornando indispensável
a elaboração de políticas de desenvolvimento de coleções.”
MIRANDA, 2007
É um conjunto de atividades que determina a convivência de
se adquirir, manter ou descartar materiais bibliográficos e não
bibliográficos, mediante critérios previamente estabelecidos,
visando a formação, desenvolvimento e manutenção de um
acervo de qualidade.
A Ifla (Federação Internacional de Associação de Bibliotecas)
recomenda a todas as bibliotecas públicas o estabelecimento,
por escrito, de critérios de gestão das coleções e de políticas
de seleção, que incluam aspectos relacionados à:
Política de
Desenvolvimento
de Coleção
cadernos
de práticas
do siseb
2 Desenvolvimento
de coleções
“A biblioteca pública é a porta de acesso local ao conhecimento –
fornece as condições básicas para uma aprendizagem contínua, para
uma tomada de decisão independente e para o desenvolvimento
cultural dos indivíduos e dos grupos sociais.”
Manifesto Ifla / Unesco
“No cenário atual, a renovação do conhecimento cresce em um
ritmo acelerado, causando para as bibliotecas grande transtorno
na manutenção da atualização do acervo, tornando indispensável
a elaboração de políticas de desenvolvimento de coleções.”
MIRANDA, 2007
1 Missão da
biblioteca pública
• Incorporação de uma quantidade de documentos de acordo
com o tamanho da comunidade atendida;
• Acesso a recursos externos, tais como as bibliotecas de outras
instituições, a internet, bases de dados eletrônicas e organiza
ções locais, entre outros;
• Elaboração de normas e critérios para o descarte de materiais
– em diferentes formatos – que tenham perdido atualidade ou
estejam em mal estado de conservação;
• Elaboração para critérios para aceitação de doações e para
seleção das doações recebidas;
• Definição de normas de conservação e preservação das coleções.
Política de
Desenvolvimento
de Coleção
cadernos
de práticas
do siseb
É importante ressaltar que vivemos um momento de reflexão
sobre o papel das bibliotecas públicas brasileiras. Impõe-se às
bibliotecas serem mais pró-ativas e estarem totalmente envolvidas
com a comunidade que atendem. Ou seja, há todo um movimento
de requalificação das bibliotecas, que tem sido chamado de
“Biblioteca Viva”. É aquela que é protagonista na sua cidade,
bairro ou região.
Dentro desse conceito, o tamanho do acervo passa a ter um peso
menor na avaliação da qualidade da biblioteca. O mais importante
é a pertinência do acervo para a comunidade que se atende. Sabemos
que não é possível atrair o público e sensibilizá-lo
para a leitura se a biblioteca tiver estantes abarrotadas, com
materiais amontoados e em mal estado de conservação.
Uma biblioteca abarrotada de materiais com pouco ou nenhum
uso pode produzir um efeito negativo entre as autoridades
responsáveis, indicando que a aquisição de coleções não é
prioritária, pois as estantes já estão cheias de livros.
Por isso é muito importante identificar o limite e a capacidade
de armazenamento de uma biblioteca. Assim é necessário ter
um uso racional do espaço. A biblioteca que tem a preocupação
com seu desenvolvimento conhece melhor seu acervo e tem
possibilidade de atender melhor sua comunidade.
“Conjunto de normas e diretrizes que buscam determinar ações
“Conjunto de normas e diretrizes que buscam determinar ações,
descrever estratégias gerais, estabelecer instrumentos e delimitar
critérios para facilitar a tomada de decisão na composição e no
desenvolvimento de coleções, em sintonia com os objetivos da
instituição, dos diferentes tipos de serviços de informação e dos
usuários do sistema.”
LIMA e FIGUEIREDO (1984) - citado por Miranda, 2007http://aprendersempre.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2014/08/1_cadernos-de-pratica_siseb_politica-de-desenvolvimento.pdf
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