http://www.febab.org.br/rbbd/ojs-2.1.1/index.php/rbbd/article/view/105/145
Maria Helena Souza Ronchesel
Leandro Kingeski Pacheco
Resumo: Diante dos avanços tecnológicos, para que os cursos de capacitação de
usuários de bibliotecas universitárias atinjam seus objetivos, faz-se necessário que as
diretrizes sejam estabelecidas com clareza. A educação a distância surge como uma
oportunidade de otimização desse serviço oferecido pelas bibliotecas apresentando
referenciais de qualidade que compreendam aspectos pedagógicos, recursos humanos e
infra-estrutura. Para atender as novas exigências na busca por informações, o conteúdo
de um curso a distância para capacitação de usuários de bibliotecas universitárias deve
ser composto de informações básicas sobre: a biblioteca; a pesquisa científica; as buscas
bibliográficas; a leitura, a análise e a interpretação de textos científicos; o projeto de
pesquisa; a elaboração e a redação de trabalhos científicos; os mecanismos e meios de
divulgação de trabalhos científicos. Este trabalho pretende apresentar diretrizes
informacionais que nortearão a proposta de organização de conteúdo e desenvolvimento
do curso, subsidiando a elaboração de materiais didáticos, de comunicação e de
avaliação, bem como o trabalho da equipe envolvida.
Palavras-chaves: Bibliotecas universitárias. Educação à distância. Capacitação de
usuários.
XII EDICIC 2020 - Informações sobre o Evento
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Prezados colegas do Brasil e da América Latina a Universidad de Costa Rica
e a Escuela de Bibliotecología y Ciencias de la Información, será a sede do *XII...
Há 5 anos
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