sexta-feira, 24 de maio de 2013

Crianças já leem mais nos computadores e tablets do que livros

Crianças já leem mais nos computadores e tablets do que livros

TVI - 17/05/13

As crianças britânicas já lêem mais em computadores e noutros aparelhos eletrónicos do que livros, revistas, jornais e banda-desenhada, segundo um estudo publicado na quinta-feira, citado pela AFP.

De acordo com os dados obtidos pelo Fundo Nacional de Alfabetização, que entrevistou cerca de 35 mil jovens, com idades entre os oito e os 16 anos, 52 por cento disse que prefere ler em dispositivos eletrónicos e apenas 32 por cento prefere o papel.

O estudo sublinha que quem lê em papel durante a infância tem maior probabilidade de vir a ser um leitor acima da média: 26 por cento contra 15,5 por cento dos que lêem apenas virtualmente, cuja preferência pode ser "prejudicial" para a sua capacidade de leitura.

"Agrada-nos o impacto positivo da tecnologia ao trazer novas oportunidades de leitura para os jovens, mas é fundamental que a leitura em papel não seja descartada", afirmou o diretor do Fundo, Jonathan Douglas.

Os jovens entrevistados tinham quase todos computador em casa e quatro em cada 10 tinham um tablet ou smartphone.

O estudo refere ainda que o número de crianças a ler e-books duplicou nos últimos dois anos - de seis para 12 por cento - e que são as meninas que lêem mais, tanto em papel, como eletronicamente.

Nenhum comentário: