sexta-feira, 5 de julho de 2013

Conheça os livros preferidos por crianças de escolas paulistas

Conheça os livros preferidos por crianças de escolas paulistas

Juntas, 12 escolas estaduais emprestaram mais de 43 mil livros durante um ano


Tem livro que vira clássico entre crianças e adolescentes, como a saga dos "Karas", turma criada por Pedro Bandeira. Escritos nos anos 80, os textos até hoje fazem tanto sucesso que são alguns dos mais procurados por alunos de escolas paulistas.
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo fez uma pesquisa em 12 escolas públicas para saber quais os livros mais requisitados pelos alunos nas bibliotecas. Juntos, estes colégios emprestaram mais de 43 mil livros durante um ano.
Se fossem enfileirados e todos tivessem 20cm de comprimento (o tamanho médio de um livro), os volumes formariam uma fila de quase 10km de extensão. Isso dá no mesmo que 110 campos de futebol de tamanho oficial ou ainda uma fila com mais de 2.600 carros!
Entre todos estes empréstimos alguns se destacam como os preferidos. O UOL Crianças teve acesso a esta lista com exclusividade.
Mais disputados
• Top 3 entre estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental: "A Bolsa Amarela", de Lygia Bojunga; a coleção "Diário de um Banana", de Jeff Kiney; e "O Pequeno Príncipe", de Antoine de Saint-Exupéry.
• Top 3 entre alunos do ensino médio e do 6º ao 9º ano do ensino fundamental: "A Menina Que Roubava Livros", de Markus Zusak; "Robinson Crusoé", de Daniel Defoe; e a saga "Harry Potter", de J. K. Rowling.
• Outros sucessos nas escolas: "A Marca de uma Lágrima", "A Droga da Obediência" e "A Droga do Amor", todos de Pedro Bandeira, e "Capitães da Areia", de Jorge Amado.
Entre as 12 instituições de ensino ouvidas na pesquisa, a escola Saturnino Leon Arroyo, que fica em Fernandópolis (a 555 km de São Paulo), teve o maior número de empréstimos. Foram 7.690 em um ano. O segundo lugar fica para a escola Professor Helio Nehring, de Piracicaba (SP), com 7.500 livros cedidos.

Nenhum comentário: