segunda-feira, 2 de maio de 2016

Catalogação de Publicações Seriadas / Periódicos – MÓDULO 2

http://biblioideiaseestudos.com.br/catalogacao-de-publicacoes-seriadas-periodicos-modulo2/Bem vindos ao APRENDIZADO 2 do Biblioideiaseestudos sobre catalogação de publicações seriadas. Esta série não é focada em estudos para concursos, mesmo podendo ajudar no entendimento de catalogação, mas pensando na acumulação de conhecimento para a vida profissional. Se você tem interesse em material de estudo para concurso sobre catalogação, acesse a página de sumário dos estudos do site, onde há uma série de estudos sobre catalogação.
ATENÇÃO! Este módulo poderá ser atualizado constantemente com alterações e inclusão de novos conteúdos. Os demais módulos serão publicados posteriormente.




Vamos começar falando em ENTRADA SUCESSIVA!
Falar em entrada sucessiva é dizer que a cada grande mudança/mudança maior  (AACR2 21.2C e 21.3B1a) uma nova descrição é criada. O que significa mudança maior? vamos ao AACR2
22.2 MUDANÇAS NO TÍTULO PRINCIPAL >> 21.2C Publicações seriadas e recursos integrados.
a) Publicações seriadas. Se uma mudança maior ocorrer no título principal de uma publicação seriada, faça uma nova entrada.
Mudança maior: Em geral, para todos os recursos bibliográficos, exceto recursos integrados, considere como uma mudança maior num título principal o acréscimo, supressão, alteração ou reordenação de qualquer das cinco primeiras palavras (ou sexta palavra no caso de haver um artigo inicial), a menos que a alteração pertença a uma ou mais das categorias relacionadas em 21.2A2 (mudanças menores).
21.3 MUDANÇAS DE PESSOAS OU ENTIDADES RESPONSÁVEIS POR UMA OBRA >> 21.3B1a Publicações seriadas.
a) Publicações seriadas. Faça uma entrada nova para uma publicação seriada quando se apresentar uma ou mais das condições seguintes, ainda que o título principal permaneça o mesmo:
i) se houver mudança no nome da entidade sob o qual tiver sido feita a entrada da publicação seriada
ou ii) se a entrada principal da publicação seriada estiver sob um cabeçalho de pessoa ou
entidade e a pessoa ou entidade nomeada no cabeçalho não for mais responsável pela publicação seriada
ou iii) se a entrada principal da publicação seriada estiver sob um título uniforme (veja 25.5B) com um cabeçalho de entidade como qualifícador e o cabeçalho da entidade mudar ou a entidade indicada
no cabeçalho não for mais responsável pela publicação seriada
Explicitando…
Mudanças no título principal podem requerer uma nova descrição, pois o periódico pode ser considerado como um novo título, ligado ou não ao anterior. Deve-se observar que nem toda mudança em um título irá gerar nova descrição, ou seja, um novo item. O AACR2 trata as mudanças em 2 blocos de mudanças:
No primeiro, as mudanças maiores, uma nova descrição será feita e um título poderá ser ligado ao outro, se for o caso, através dos campos de ligação (76X-78X).
– Adição, supressão, ou alteração que modifique o significado do título ou demonstre que o assunto da obra não é mais o mesmo;
– Mudança ou reordenação das cinco primeiras palavras do título;
– Mudanças em nomes de instituições no título;
– Título dependente se torna independente
No segundo bloco temos as mudanças menores, que não exigem nova descrição, porém, exigem alterações na descrição existente, para indicar as mudanças ocorridas através de notas (5XX) ou forma variante (246)…
– Alteração na representação de uma ou mais palavras;
– Palavra abreviada muda para palavra completa (e vice-versa);
– De números arábicos para romanos;
– De números para números escritos;
– Palavras com hífen para palavras sem hífen e palavras compostas para duas palavras sem hifen;
– Alteração na flexão da palavra;
– Adição, eliminação E alteração de artigos;
– Inclusão ou exclusão do nome da responsabilidade da obra. Ex: Relatório da Companhia do Metropolitano do Rio de Janeiro muda para Relatório / Companhia do Metropolitano do Rio de Janeiro;
– Nome da instituição por extenso passa para abreviatura;
– Alteração na ordem dos títulos, desde que o título escolhido como principal na descrição continue a figurar como título paralelo/equivalente.
– Adição, supressão ou alteração de palavras que liguem a uma determinada numeração;
– Adição ou supressão, em qualquer parte do título que indicam recursos (jornal, revista…). Ex: Jornal o trabalhador muda para O trabalhador.
Não são apenas as mudanças no título que fazem requerer uma nova descrição…
A regra 21.3B do AACR2 indica que “se houver mudança no nome da entidade sob o qual tiver sido feita aentrada da publicação seriada” deve-se fazer uma nova descrição.  Não alterando a entidade da entrada, a inclusão ou eliminação de entidades deverá ser feita em nota (NO MARC use o campo 550).
Mudança de título devido a forma física
A mudança de forma física é considerada uma mudança maior pelo AACR2. Assim, um periódico impresso, em CD-Rom, on-line, Braille, microfilme e outros, mesmo com o título principal idêntico, será tratado de forma diferente, gerando uma nova descrição para cada formato.
Mudança de ISSN
O ISSN é entendido como código que identifica um título de publicação seriada ou série de monografias. Mudar o ISSN significa mudar o título chave (caso as regras do ISSN sejam respeitadas). Assim, a mudança de ISSN irá gerar a necessidade de uma nova descrição. Agora, note que o ISSN pode mudar por erro, por ser cancelado, sem a alteração do título chave… Nestes casos não se cria um novo registro.
Em alguma parte da catalogação devo informar que a descrição segue as regras de entrada sucessiva? Na descrição em MARC sim… No campo 008, posição 34, preencha com o número “0”, que significa entrada sucessiva.


DESCRIÇÃO BASEADA
Como já vimos a principal característica de uma publicação seriada são os fascículos… Na catalogação de um livro você deve lembrar quais são as fontes para as áreas da ISBD e isto também existe nos seriados. Mas isto não é suficiente. No livro você sabe que irá procurar o título na página de rosto e encontrando… fim… No periódico, você também vai retirar o título da página de rosto (ou substituta)… Mas isto não é suficiente! Imagine que tenha em mãos 20 fascículos, sabendo que podem ter mudanças no título que não exigem nova descrição. Saber que será retirado da página de rosto é suficiente? Além da fonte também há a base de informação, de qual fascículo irá retirar a informação. Assim como na fonte, haverá diferenças entre as áreas da ISBD, mas a base principal é oprimeiro fascículo! E se eu não tiver o primeiro fascículo? Será o mais antigo disponível.
Então, se não tiver o primeiro posso ter uma descrição onde o título possa diferir deste? Sim. E o que farei se futuramente tiver o primeiro? Irei revisar a descrição, podendo até desmembrar o registo caso haja mudanças maiores. Mas como irão saber que não utilizei o primeiro, qual foi que utilizei? Uma nota deverá ser feita para indicar o fascículo que foi utilizado como base… No MARC será inserida no campo 588.
O PROCESSO DE DESCRIÇÃO ORIGINAL
São sete que poderão ser realizado em separado ou em conjunto.
1) Análise dos fascículos (É uma publicação seriada? Se a resposta for sim deve-se pensar em… Qual a fonte principal? / Qual o título? / O que mudou de um fascículo para outro? / Como é o sistema de numeração: designação numérica, numérica e cronológica ou apenas cronológica? / Este é o primeiro fascículo? / Existem entidades relacionadas a publicação? / A publicação menciona a relação com títulos anteriores e outros relacionados? / Se não diz claramente, há evidências?)
2) Pesquisa (a internet e as bases de dados de periódicos, de indexação além dos próprios recursos online são muito úteis. Pesquise nestes recursos: Existe outra publicação com o mesmo título? levando a necessidade de um título uniforme? / Existem registros relacionados? / Faz parte de um grupo de publicações semelhantes… será desejável catalogar de forma semelhante?)
3) Descrição da publicação
4) Determinar título e pontos de acesso
5) A atribuição cabeçalhos de assunto e número de chamada
6) Criação do registro
7) Atualização dos registros relacionados
Quanto ao passo 7 deve estar pensando… falou em atualização… mas não estamos elencando os passos de uma descrição original? Sim… Mas o título for relacionado a outro, para o outro título teremos uma atualização de um registro existente.
   

Nenhum comentário: