segunda-feira, 16 de maio de 2016

TEORIAS DE APRENDIZAGEM APLICÁVEIS AO ENSINO DE BIBLIOTECONOMIA

Gabriela Belmont Farias
http://www.abecin.org.br/revista/index.php/rebecin/article/view/31

RESUMO


Ao se adentrar no campo da aprendizagem, obrigatoriamente, é preciso passar pelos teóricos e teorias da aprendizagem. As reflexões sobre as teorias descritas ao longo do artigo são indicadas sem a pretensão de esgotar os temas envolvidos. Delineou-se como objetivo a reflexão acerca das teorias da aprendizagem, a fim de contribuir com subsídios teórico-conceituais à prática docente no ensino de Biblioteconomia. Para tanto, foi realizada uma revisão da literatura com intuito de obter subsídio sobre o estado da arte do conhecimento sobre as teorias da aprendizagem e as práticas pedagógicas. Observa-se que a sala de aula deve ser considerada espaço intersubjetivo, pois os alunos e docentes além de compartilharem o espaço físico, compartilham o conhecimento de modo coletivo. Nesse sentido, é possível considerar que o processo de ensino-aprendizagem é substancialmente subjetivo. Evidencia-se a necessidade de os docentes dos cursos de Biblioteconomia aprenderem a produzir conhecimento novo com origem em uma das concepções das teorias da aprendizagem ou de seu conjunto, para que possa aplicá-lo a uma necessidade específica, na resolução de problemas, na tomada de decisão ou buscando o aprendizado contínuo, desenvolvendo competências que objetivem conhecer e usufruir das diversas práticas pedagógicas.

PALAVRAS-CHAVE


Teorias de Aprendizagem; Biblioteconomia; Ensino Superior; Práticas Pedagógicas; Planejamento Didático.

TEXTO COMPLETO:

PDF

REFERÊNCIAS


BESSA, V. H. Teorias da aprendizagem. Curitiba: IESDE Brasil, 2008.
CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A. Metodologia científica. 5.ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2002.
COELHO, C. M. M. Formação docente e sentidos da docência: o sujeito que ensina, aprende. In: MITJÁNS MARTINEZ, A.; SCOZ, B. J. L.; CASTANHO, M. I. S. (Orgs.). Ensino e aprendizagem: a subjetividade em foco. Brasília: Liber Livros, 2012. p.111-129.
CORREIA, A. M. R. Information literacy for an active and effective citizenship. 2002. Disponível em: . Acesso em: 20 abr. 2014.
FARIAS, G. B. O Bibliotecário – gestor da informação: representações do segmento imobiliário sobre competências. 2007. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, 2007.
FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
KUBO, O. M.; BOTOMÉ, S. P. Ensino-aprendizagem: uma interação entre dois processos comportamentais. Interação em Psicologia, v.5, dez. 2001. Disponível em: . Acesso em: 2 set. 2013.
LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 2013.
LIMA, T. C. S. de; MIOTO, R. C. T. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Revista Katálysis, v.10, n.esp., p.37-45, 2007. Disponível em: . Acesso em: 2 set. 2013.
ONTORIA PEÑA, A.; GÓMEZ R., J. P.; RUBIO MOLINA, A. Potencializar a capacidade de aprender e pensar: o que mudar para aprender e como aprender a mudar. São Paulo: Madras, 2004. 216p.
OSTERMANN, F.; CAVALCANTI, C. J. H. Teorias de aprendizagem: texto introdutório. Porto Alegre: Editora UFRS, 2010.
PERES, G. J. Metacognição na resolução de problemas de otimização em cálculo através do uso de um objeto de aprendizagem. In: REUNIÃO LATINOAMERICANA DE MATEMÁTICA EDUCATIVA, 26., 2012, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: [s.c.p.], 2012.
SCOZ, B. J. L.; TACCA, M. C. V. R.; CASTANHO, M. I. S. C. Subjetividade, ensino e aprendizagem: contribuições de pesquisas acadêmicas. In: MITJÁNS MARTINEZ, A.; SCOZ, B. J. L.; CASTANHO, M. I. S. C. (Orgs.). Ensino e aprendizagem: a subjetividade em foco. Brasília: Liber Livros, 2012. p.131-156.

Nenhum comentário: