segunda-feira, 16 de maio de 2016

ENSINO DA LITERATURA INFANTO-JUVENIL NA GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

ueli Bortolin, Rovilson José da Silva

RESUMO


No trabalho pedagógico voltado à criança e ao adolescente, a literatura adquire relevância, pois é uma das formas artísticas mais completas para educação cultural dessas faixas etárias. Assim a biblioteca, pública ou escolar, torna-se fundamental no percurso para se oferecer acesso à leitura. Nesse contexto, a biblioteca é uma aliada da escola básica para oportunizar o encontro à cultura letrada, artística, como é o caso da literatura infanto-juvenil. Portanto, cada vez mais, se faz necessário que na formação de bibliotecários e pedagogos existam conteúdos que transitem no âmbito da leitura, da educação do leitor e da mediação da leitura, de modo a aproximar sala de aula e biblioteca. Esse trabalho tem como ponto de partida as experiências de docentes na Universidade Estadual de Londrina ao ministrar disciplinas referentes à literatura infanto-juvenil, tanto na graduação de Biblioteconomia quanto no Curso de Especialização em Gestão de Biblioteca Escolar no Departamento de Ciência da Informação. Objetiva partilhar ideias quanto à formação de mediadores de leitura para atuarem em bibliotecas que atendam a crianças e adolescentes, mais especificamente nas bibliotecas escolares, por meio do estudo (análise/discussão) do conceito de literatura, do contexto histórico do desenvolvimento da infância e juventude no Brasil; das características do leitor infanto-juvenil e suas implicações para o processo de mediação da leitura literária no âmbito escolar. A metodologia adotada possui recorte qualitativo e tem como procedimento técnico a pesquisa documental a partir da ementa, do objetivo e do conteúdo programático das disciplinas referidas. Utiliza com base teórica Campello (2010), Bortolin (2010, 2013), Freire (1999), Perrotti (1990) e Silva (2006). Aborda características da mediação da literatura nos aspectos pedagógicos e literários, necessários à formação e atuação do bibliotecário e do pedagogo. Conclui que é imprescindível a inserção de disciplinas como essas na matriz curricular dos cursos de Biblioteconomia e Educação no âmbito brasileiro, uma vez que elas contribuem para a formação e manutenção de leitores em um país que ainda necessita de iniciativas nesse sentido.

PALAVRAS-CHAVE


Ensino da Literatura Infanto-Juvenil; Formação de Mediadores; Bibliotecários e Pedagogos.

ENSINO DA LITERATURA INFANTO-JUVENIL NA GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

Sueli Bortolin, Rovilson José da Silva

RESUMO


No trabalho pedagógico voltado à criança e ao adolescente, a literatura adquire relevância, pois é uma das formas artísticas mais completas para educação cultural dessas faixas etárias. Assim a biblioteca, pública ou escolar, torna-se fundamental no percurso para se oferecer acesso à leitura. Nesse contexto, a biblioteca é uma aliada da escola básica para oportunizar o encontro à cultura letrada, artística, como é o caso da literatura infanto-juvenil. Portanto, cada vez mais, se faz necessário que na formação de bibliotecários e pedagogos existam conteúdos que transitem no âmbito da leitura, da educação do leitor e da mediação da leitura, de modo a aproximar sala de aula e biblioteca. Esse trabalho tem como ponto de partida as experiências de docentes na Universidade Estadual de Londrina ao ministrar disciplinas referentes à literatura infanto-juvenil, tanto na graduação de Biblioteconomia quanto no Curso de Especialização em Gestão de Biblioteca Escolar no Departamento de Ciência da Informação. Objetiva partilhar ideias quanto à formação de mediadores de leitura para atuarem em bibliotecas que atendam a crianças e adolescentes, mais especificamente nas bibliotecas escolares, por meio do estudo (análise/discussão) do conceito de literatura, do contexto histórico do desenvolvimento da infância e juventude no Brasil; das características do leitor infanto-juvenil e suas implicações para o processo de mediação da leitura literária no âmbito escolar. A metodologia adotada possui recorte qualitativo e tem como procedimento técnico a pesquisa documental a partir da ementa, do objetivo e do conteúdo programático das disciplinas referidas. Utiliza com base teórica Campello (2010), Bortolin (2010, 2013), Freire (1999), Perrotti (1990) e Silva (2006). Aborda características da mediação da literatura nos aspectos pedagógicos e literários, necessários à formação e atuação do bibliotecário e do pedagogo. Conclui que é imprescindível a inserção de disciplinas como essas na matriz curricular dos cursos de Biblioteconomia e Educação no âmbito brasileiro, uma vez que elas contribuem para a formação e manutenção de leitores em um país que ainda necessita de iniciativas nesse sentido.

PALAVRAS-CHAVE


Ensino da Literatura Infanto-Juvenil; Formação de Mediadores; Bibliotecários e Pedagogos.

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REFERÊNCIAS


BETTELHEIM, B. A Psicanálise dos contos de fadas. 7.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.
BORTOLIN, S. A ética na mediação da leitura na biblioteca escolar. Ensino em Re-Vista, Uberlândia, v.20, n.2, p.423-434, jul./dez. 2013. Disponível em: . Acesso em: 10 ago. 2014.
________. Mediação oral da literatura: a voz dos bibliotecários lendo ou narrando. 2010. 232f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Marília, 2010.
BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Lei no. 12.244 de 24 de maio de 2010. Disponível em: . Acesso em: 10 dez. 2012.
CAMPELLO, B. S. (Coord.). Biblioteca escolar como espaço de produção do conhecimento: parâmetros para bibliotecas escolares. Belo Horizonte: GEBE/UFMG; Brasília: CFB, 2010. Disponível em: . Acesso em: 12 dez. 2012.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. 11.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.
MENDES, M. Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994.
PERROTTI, E. Confinamento cultural, infância e leitura. São Paulo: Editora
Summus, 1990.
SILVA, R. J. da. Formar leitores na escola. In: SILVA, R. J. da; BORTOLIN, S. (Orgs.). Fazeres cotidianos na biblioteca escolar. São Paulo: Polis, 2006.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA. Departamento de Ciência da Informação. Programa da disciplina Mediação da Literatura Infanto-Juvenil em Bibliotecas. Londrina, 2015. 4p.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA. Departamento de Ciência da Informação. Programa da disciplina Literatura Infanto-Juvenil na Biblioteca Escolar. Londrina, 2015. 4p.
WITTER, G. P. Pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e busca de informação. Estudos de Psicologia, Campinas (SP), v.7, n.1, p.5-30, jan./jul.1990.
ZOTZ, W. Ler os livros e crescer com eles. Perspectiva, Florianópolis, n.1, v. 4, p.103-108, jan./dez. 1985. Disponível em: . Acesso em: 20 dez.2015.

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