quarta-feira, 1 de abril de 2009

Bibliotecas de referência digital

Bibliotecas de referência digital
"Creio que as bibliotecas de referência digital facilitam o acesso simples e efetivo a recursos de inf. on line.  È o mecanismo pelo qual as pessoas podem enviar ?? e obter respostas através d e-mail, chats ou formato web.  Na internet podem ser encontradas bibliotecas q oferecem serv d ref em tempo real, no acesso à base de dados, telefone, e-mail, telefax, formulários interativos web, videoconferência, pág de FAQs ou Mural.
Um ótimo texto abordando essa temática encontra-se na revista Inf e Sociedade, da UFPB de Murilo Bastos da Cunha e Patrícia Pessoa - descreve a evolução do Serv. de Ref. tradicional para o virtual, as formas d prestação desse serv e ainda algumas iniciativas brasileiras q prestam esses serv, as dificuldades d implementação, etc. 
 Outro artigo que responde muito bem as suas questões é "Serviço de Referência e Informação: do tradicional ao on-line", de Lidiane dos Santos Carvalho e Elaine R. de Oliveira Lucas.
Outro q gostei muito encontra-se no Biblios e no ELIS, é tipo um manual prático: "Como planificar e gerir um serviço de referência, de Sérgio Filipe Mangas.

Nenhum comentário: