quarta-feira, 8 de abril de 2009

Bloqueio em bibliotecas

"Outra discussão que eu proponho nesse espaço. Quem quiser, leve sua opinião ao blog de onde surgiu o texto:

http://www.viscerasliterarias.com/2009/04/bloqueio-em-bibliotecas.html#comments

Bloqueio em bibliotecas

Vamos supor que o Senhor Leitor, como é seu costume, vá à sua biblioteca preferida. Chegando lá, conversa com um dos bibliotecários, procurando por um livro indicado por seu amigo. Mas... qual é mesmo o nome do livro?

Ele lembra, no entanto, de ter conversado, via recados de orkut, sobre a obra procurada. Então, teve a ideia de utilizar um dos computadores da biblioteca para, justamente, clarear sua memória. Faz um cadastro demorado, aguarda autorização e vai se sentar em frente a um computador. Digita: www.orkut.com. Uma mensagem de bloqueio aparece na tela. Sim, o site de relacionamento do Google está bloqueado.

Irritado, o Senhor Leitor resolve parar e pensar. Decidiu procurar por algum serviço de msn via página da web para, assim, ver se o tal amigo estava online. Digitou no google: msn web. Na hora, a página foi fechada, com um aviso de bloqueio.

Respirou fundo, olhou em volta e depois se concentrou. Lembrou, por sorte, ao menos qual era o autor do livro. Rapidamente, procurou por seu blog sobre literatura favorito, na intenção de pesquisar e tentar achar alguma referência que o faça puxar à mente o título da obra. Claro, como era de se esperar, aviso de página bloqueada em razão da palavra "blog".

O Senhor Leitor levantou-se e olhou em volta, tendo a visão daquele mundo de livros.

Saiu de lá sem levar nenhum.

----------------------------------------------------------

Seja em escola, biblioteca, faculdade, curso de inglês, costuma-se utilizar o bloqueio de páginas na internet. Quem os bloqueia, afinal, tem o direito de decidir o que você deve ver ou não na web? Pior, ainda, é perceber isso acontecendo em ambientes públicos, como bibliotecas. A informação contida nos livros é liberada, mas aquela vinda da internet é restrita e controlada. Um contrasenso, não?

Abaixo, bons links relacionados a bloqueio de sites:

Campanha Diga não ao bloqueio de blogs
http://hamiltont.blogspot.com/2009/02/diga-nao-ao-bloqueio-de-blogs.html

Biblioteca Nacional de Brasília, analisada por Moreno Barros
http://bsf.org.br/2009/04/01/biblioteca-nacional-de-brasilia/#comments

Como acessar sites e blogs bloqueados na biblioteca
http://bsf.org.br/2009/03/09/como-acessar-sites-e-blogs-bloqueados-na-biblioteca/

Tubes educativos: uma alternativa quando o youtube é bloqueado
http://bsf.org.br/2009/03/09/como-acessar-sites-e-blogs-bloqueados-na-biblioteca/

Nenhum comentário: