quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

BIBLIOTECAS ESCOLARES NO ENSINO FUNDAMENTAL: CAMINHOS PARA A IMPLANTAÇÃO

BIBLIOTECAS ESCOLARES NO ENSINO FUNDAMENTAL: CAMINHOS PARA A IMPLANTAÇÃO


Claudinei Coppola Junior, Cláudio Marcondes Castro Filho

RESUMO


Este artigo apresenta a situação da biblioteca escolar, nas escolas municipais de ensino fundamental de Ribeirão Preto, tem em vista a Lei Nº 12.244, de 24 de maio de 2010, que determina a obrigatoriedade das bibliotecas escolares nas instituições de ensino com o bibliotecário. Aborda os aspectos básicos da Biblioteca Escolar e da sua importância, bem como o papel do bibliotecário neste contexto. Com base nas informações coletadas em trinta questionários com universitários, apresenta a importância da biblioteca escolar no ensino fundamental através de uma análise qualitativa e quantitativa. Propõe um modelo às instituições de ensino, destacando os padrões mínimos, para existência da biblioteca, bem como aproximar a comunidade escolar deste novo espaço, integrando-se à escola como parte dinâmica de ações educacionais e culturais.

Palavras-chave: Biblioteca escolar. Bibliotecário. Educação.

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