quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

No Folha - Leitores criticam falta de bibliotecários e elogiam José Mindlin


No Folha - Leitores criticam falta de bibliotecários e elogiam José Mindlin


Um canal de alcance nacional o Leitor on-line da folha de São Paulo. Dica de uma colega Paulistana:

Manifestem sua opiniõs na folha de São Paulo através do leitor.online@grupofolha.com.br

18/02/2013 - 06h30
Leitores criticam falta de bibliotecários e elogiam José Mindlin

Leitores comentam carta da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo sobre falta de bibliotecas em escolas públicas no Estado.

Siga o Painel do Leitor no Twitter

*
Em resposta ao assessor da Secretaria da Educação (Painel do Leitor), para começar não existem salas de leitura nas escolas do Estado: o que existem são depósitos de livros que algumas escolas, com grande esforço de professores readaptados (professores afastados da sala de aula por motivo de doença), conseguem manter em ordem.

Às vezes temos a impressão de que esses gestores desconhecem as escolas, que necessitam de muitos profissionais --psicólogos, dentistas, bibliotecários e mais professores. Mas, com os péssimos salários, ninguém se interessa.

CRISTIANO MARIANO DE MOURA, professor (São Paulo, SP)

*
É absolutamente verdadeira a afirmação de que a Secretaria da Educação de São Paulo usa professores, muitas vezes readaptados, no lugar de bibliotecários nas bibliotecas das escolas estaduais. Isso ocorre há décadas. Muitas bibliotecas ficam anos fechadas por falta de pessoal. Investir em pessoal capacitado nunca foi prioridade na educação pública. O resultado dessa política, todos nós sabemos.

MARA CHAGAS (São Paulo, SP)

*
Os 60 mil volumes doados pelo bibliófilo José Mindlin (1914-2010) à USP finalmente estão acomodados num edifício construído para esse fim. A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin é um raro exemplo de generosidade num país em que profissionais e empresários bem-sucedidos não têm o hábito de devolver à sociedade parte da riqueza que acumularam. Mas é também um caso das imensas dificuldades que filantropos como Mindlin --que não viveu para ver o sonho realizado-- enfrentam para fazer doações. Muitíssimos brasileiros ricos poderiam imitar esse nobre gesto, pois desta vida nada se leva e muito pode se fazer em vida.

ANTONIO JOSÉ G. MARQUES (São Paulo, SP)

*
PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem paraleitor.online@grupofolha.com.br

+ CANAIS
Conheça a página do Painel do Leitor
Conheça a página de Opinião
Acompanhe Tendências/Debates no twitter
Acompanhe a Folha no Twitter
Conheça a página da Folha no Facebook
+ PAINEL DO LEITOR
Leitores falam sobre a renúncia do papa e a coluna de Barbara Gancia
Leitores comentam textos sobre a renúncia do papa na Folha
Para leitor, sanções impostas ao Irã são indecentes e hipócritas
Discurso de que crise na Europa se estabilizou é falso, ressalta leitor
Bibliotecas agora são 'salas de leitura', critica leitora
+ FOLHA VERÃO

http://www1.folha.uol.com.br/paineldoleitor/1232232-leitores-criticam-falta-de-bibliotecarios-e-elogiam-jose-mindlin.shtml
__._,_.___

Nenhum comentário: