segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Avaliação do Impacto da Biblioteca Escolar

Avaliação do Impacto da Biblioteca Escolar
Avaliação do impacto da biblioteca escolar
Editor Rede Bibliotecas Escolares
Travessa Terras de Sant’Ana, 15
1250-269 Lisboa
www.rbe.min-edu.pt
rbe@rbe.min-edu.pt
Design gráfico Rede Bibliotecas Escolares
fevereiro de 2012
Todd, Ross; Kuhlthau, C.; Heinström, J.
Avaliação do impacto da biblioteca escolar
(Biblioteca RBE)
CDU
027.8
371.32


No número 1 da Biblioteca RBE, Ross Todd defende a prática baseada em
evidências como a melhor forma de garantir o futuro das bibliotecas
escolares. Entre nós, o Modelo de Avaliação da Biblioteca Escolar tem vindo
a induzir rotinas de recolha de evidências, permitindo a identificação de áreas
de melhoria nas práticas das bibliotecas escolares. No entanto, e apesar de o
modelo prever, nos vários domínios, indicadores de impacto a quantificação
objetiva desses impactos é difícil.
A publicação deste segundo número, Avaliação do impacto da biblioteca
escolar, da autoria de Ross Todd, Carol C. Kuhlthau e Jannica E. Heinstrom,
vem ao encontro das dificuldades que sentimos.
School Library Impact Measure (SLIM), que traduzimos como Avaliação do
Impacto da Biblioteca Escolar, é um conjunto de instrumentos que permitem
acompanhar e avaliar os resultados da aprendizagem dos alunos quando
estes estão envolvidos num processo de pesquisa orientada (guided inquiry)
conduzido, em colaboração, pela biblioteca escolar e pelo professor da
turma.
Este conjunto de instrumentos é precedido de um manual de enquadramento
do processo que foi elaborado pelo Center for International Scholarship in
School Libraries (CISSL) da Universidade Rutgers (New Jersey, EUA), dirigido
por Ross Todd e que conta com a colaboração de Carol Kuhlthau , como
investigadora. R

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