Avaliação do Impacto da Biblioteca Escolar
Avaliação do impacto da biblioteca escolar
Editor Rede Bibliotecas Escolares
Travessa Terras de Sant’Ana, 15
1250-269 Lisboa
www.rbe.min-edu.pt
rbe@rbe.min-edu.pt
Design gráfico Rede Bibliotecas Escolares
fevereiro de 2012
Todd, Ross; Kuhlthau, C.; Heinström, J.
Avaliação do impacto da biblioteca escolar
(Biblioteca RBE)
CDU
027.8
371.32
No número 1 da Biblioteca RBE, Ross Todd defende a prática baseada em
evidências como a melhor forma de garantir o futuro das bibliotecas
escolares. Entre nós, o Modelo de Avaliação da Biblioteca Escolar tem vindo
a induzir rotinas de recolha de evidências, permitindo a identificação de áreas
de melhoria nas práticas das bibliotecas escolares. No entanto, e apesar de o
modelo prever, nos vários domínios, indicadores de impacto a quantificação
objetiva desses impactos é difícil.
A publicação deste segundo número, Avaliação do impacto da biblioteca
escolar, da autoria de Ross Todd, Carol C. Kuhlthau e Jannica E. Heinstrom,
vem ao encontro das dificuldades que sentimos.
School Library Impact Measure (SLIM), que traduzimos como Avaliação do
Impacto da Biblioteca Escolar, é um conjunto de instrumentos que permitem
acompanhar e avaliar os resultados da aprendizagem dos alunos quando
estes estão envolvidos num processo de pesquisa orientada (guided inquiry)
conduzido, em colaboração, pela biblioteca escolar e pelo professor da
turma.
Este conjunto de instrumentos é precedido de um manual de enquadramento
do processo que foi elaborado pelo Center for International Scholarship in
School Libraries (CISSL) da Universidade Rutgers (New Jersey, EUA), dirigido
por Ross Todd e que conta com a colaboração de Carol Kuhlthau , como
investigadora. R
XII EDICIC 2020 - Informações sobre o Evento
-
Prezados colegas do Brasil e da América Latina a Universidad de Costa Rica
e a Escuela de Bibliotecología y Ciencias de la Información, será a sede do *XII...
Há 5 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário