sexta-feira, 19 de outubro de 2012

BPED e TRE/SE realizam curso sobre software para bibliotecas


BPED e TRE/SE realizam curso sobre software para bibliotecas

Postado por Jornal de Sergipe 18/10/2012 | 11:32


A Secretaria de Estado da Cultura (Secult), através do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Estado de Sergipe promoveu na terça e quarta-feira, 16 e 17, o curso ‘Software de Gestão de Bibliotecas – Biblivre’. O evento teve ainda como parceiros o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe e a Coordenação do Software Biblivre.

O programa Biblioteca Livre (Biblivre) é um aplicativo que permite a inclusão digital docidadão na sociedade da informação. Trata-se de um software gratuito para catalogação, classificação, indexação, empréstimo/devolução e a difusão de acervos de bibliotecas públicas e privadas. Além disso, qualquer pessoa pode compartilhar no sistema seus próprios textos, músicas, imagens e filmes.

Segundo o Coordenador Executivo do Biblivre, Ubaldo Miranda, o software é patrocinado pela Fundação Itaú Cultural, e é uma iniciativa do Ministério da Cultura e da Biblioteca Nacional. “Ele nasceu em 2005 com intuito acabar com a exclusão digital, e ao percebemos que as bibliotecas públicas do país não tinham condições de desenvolver um software próprio. No início, não acreditávamos muito no seu potencial, todavia atualmente o crescimento do programa é muito grande. Até países da Europa, como Portugal, e os de língua portuguesa da África o utilizam”, afirmou

Já Sônia Carvalho, diretora da Biblioteca Pública Epifânio Dória (BPED), ressalta que o Biblivre contempla a maioria das rotinas de gestão de uma biblioteca, como aquisição, catalogação, classificação, indexação, empréstimo/devolução, relatórios e outros. “Ele pode ser utilizado em diferentes tipos de bibliotecas”, completou.

Mirian Moreno Elorza, por sua vez, que representava a BPED no evento, agradeceu ao TRE por ter cedido o espaço. “As instalações da sala de treinamento do TRE são excelentes. A realização do curso não seria viável sem o apoio do Tribunal”, disse.

Sobre o curso

45 estudantes de Biblioteconomia e profissionais de bibliotecas de todo o estado, divididos em duas turmas com carga horária de 8h/aula, participam do curso. Entre os ministrantes estavam o coordenador Executivo do Biblivre, Ubaldo Miranda, do Rio de Janeiro, a Bibliotecária da Empresa Informe, do Rio Grande do Sul, Deisi Hauenstein, e um representante da Biblioteca Pública do Ceará, Pedro Henrique.

Entre os participantes, a satisfação era total. Para Thiago Pinheiro, estudante da Universidade Federal de Sergipe (UFS), a capacitação veio na hora certa, pois ele participa de um Projeto de Extensão da Universidade, que está reestruturando a biblioteca da Academia Sergipana de Letras.

Na opinião da funcionária da Biblioteca Pública do município de Propriá, Suzana Rollemberg, o curso é excelente para obter e ampliar os conhecimentos acerca da apresentação e funcionalidades do programa.

“O curso é muito proveitoso. O Biblivre é informativo e vai contribuir com a biblioteca pública de Propriá. Apesar do brasileiro não gostar muito de ler, lá temos muitos leitores, e estamos com um projeto que visa atrair os alunos das escolas públicas para a biblioteca, através de oficinas de artes e de música”, destacou.

Fonte: Asn

Nenhum comentário: