quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Mudanças nas políticas públicas para bibliotecas no Brasil começam a ser pensadas

Mudanças nas políticas públicas para bibliotecas no Brasil começam a ser pensadas

Criado há mais de duas décadas, o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) do Ministério da Cultura é um órgão federal subordinado ao Ministério da Cultura que tem por principal objetivo promover o avanço do funcionamento da atual rede de bibliotecas.
O SNBP foi instituído para induzir políticas públicas que incentivem a democratização do acesso à informação e à leitura, que resultem na formação de cidadãos leitores. O sistema estimula Estados e Municípios a criarem ações que visem a melhoria das bibliotecas do país.
Antes de sua consolidação, os investimentos nas bibliotecas de todo país estavam baseados exclusivamente na produção de livros. Essa realidade mudou depois que o Ministério da Cultura adotou um conceito de cultura mais abrangente, que leva em consideração as particularidades das regiões brasileiras. Assim, ao se programar uma biblioteca, são consideradas especificidades locais e territoriais. Exemplos disso são as bibliotecas comunitárias e os pontos de leitura.
Desde o início do sistema, já foram implantadas e modernizadas mais de 3.000 bibliotecas públicas no Brasil. O Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) também contribuiu para essa melhoria, já que tem por objetivo fomentar e democratizar a leitura por meio de políticas, programas e ações de incentivo.
Segundo a coordenadora do SNPB, Elisa Machado, o sucesso do sistema depende de investimentos do Governo do Estado. Ela também ressaltou que não basta ter um acervo bem organizado e dinâmico: “é preciso uma equipe capacitada para atuar como mediadores de leitura e, acima de tudo, como agentes culturais locais.”

Nenhum comentário: