sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Projeto de Leitura 'Livro vai, livro vem. Eu leio e você também'

Projeto de Leitura 'Livro vai, livro vem. Eu leio e você também'
Easycoop - 10/09/13

A escola Núcleo de Ensino Fhttp://www.blogdogaleno.com.br/2013/09/12/projeto-de-leitura-livro-vai-livro-vem-eu-leio-e-voce-tambemundamental Prefeito Libório Romildo Kuhn, de Palma Sola (SC) está desenvolvendo o projeto “Livro vai, livro vem. Eu leio e você também”. O projeto tem por objetivo incentivar o hábito de leitura. Sequência didática denominada “A Menina que Odiava Livros”, Hora da Leitura, confecção de sacola da leitura, Feira do Livro, Dia da Família na Escola, são algumas das atividades presentes neste trabalho. O Núcleo de Ensino é uma das nove escolas apoiadas pelo Sicoob São Miguel no programa de educação continuada CooperJovem, mantido pelo Sescoop/SC.

A sequência didática está sendo desenvolvida com atividades na sala e extra classe, com visitas em propriedades agrícolas, empresas locais, parque florestal, apresentações como a dramatização do texto “A menina que odiava livros” no Dia da Conferência Municipal Conae.

Outra atividade dentro do projeto é a hora da leitura na escola. Esta é feita uma vez por semana, neste momento todos leem. Após a leitura é preenchida uma ficha com dados do livro e a compreensão da leitura, essa ficha vai para a sacola de leitura que fica exposta nas salas de aula. Ao final do bimestre uma comissão de professores vai avaliar qual foi o livro mais lido, quem leu mais livros e fará uma premiação por série.

Neste dia também foi organizada a Feira Livro na escola, que permaneceu aberta das 7h45 às 21h30, sem fechar para o almoço. Contou com apresentações do mágico Monsil que interagiu com os alunos e pais, apresentou números de mágicas que demonstraram a importância da leitura. Foram três dias de feira, em que alunos de outras escolas municipais e estaduais e professores de municípios da região prestigiaram o evento.

“A feira foi ótima iniciativa da escola, os preços eram variados para que todos os pais pudessem adquirir bons livros para seus filhos, incentivando o gosto pela leitura”, afirmou Juliana Calegari, mãe de um aluno da escola. Já o pai Volmir Coferri disse que se surpreendeu. “Achei fantástico passar a tarde com meu filho na escola, desenhamos juntos depois colamos no mural da sala, me senti realizado, acredito que mais do que meu filho”. E acrescentou: “O que mais me marcou foi ver meu filho feliz e ouvir, à noite, já em casa, ele me agradecer por ter participado. Ficamos até tarde da noite tentando fazer as mágicas e prometi a ele ler o livro que compramos”, ressaltou.

A mãe de um aluno do 4º ano, Marli Rigo, disse que visitou a feira e participou das atividades. “Achei muito interessante porque incentiva os alunos a ler e a família toda se diverte com as atrações”.

Para a aluna Bruna Carvalho Ribeiro, do 5º ano, “a feira me incentivou a ler mais, antes tinha muita preguiça”. Disse que a professora sempre incentiva e que “agora estou entendendo o que estou lendo, antes só entendia as letras, algumas palavras, e a hora da leitura é um momento em que a gente lê para ficar mais esperta”, afirmou.

Já o aluno Eric Nunes do 4º ano disse que “a feira do livro é muito importante porque incentiva as pessoas que têm dificuldade para ler”. Para a mãe, dona Irene Nunes, “o dia da família na escola é importante porque muitos pais não sabem o que se passa na escola e como estão os seus filhos, mesmo com esse dia, muitos pais não vão para a escola por não darem a devida importância ao que acontece com seus filhos”, afirmou. 

Sandra Toigo Sartori, que também é mãe de aluno, parabenizou a iniciativa e disse que “é uma atividade diferente, alegre e importante na aprendizagem da nossa filha”.

Andréia Goergen também elogiou: “Nós, pais, ficamos conhecendo vários livros que nos auxiliam a ajudar nossos filhos a aprender cada dia mais. Gostaria de parabenizar os organizadores e esperar que logo aconteçam mais feiras assim”.

Segundo Richard Crestani, pai de um aluno do 3º ano, “é muito importante, interessante e útil. Gostaria que fosse ampliado trazendo alguns livros técnicos de interesse dos pais, como por exemplo, na minha área, de agronomia. É muito importante estender a feira do livro a toda a família”, sugeriu.

Nenhum comentário: