domingo, 24 de julho de 2011

ACESSIBILIDADE EM AMBIENTES INFORMACIONAIS de BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS: ONAIS DIGITAIS DE

ACESSIBILIDADE EM AMBIENTES INFORMACIONAIS DIGITAIS DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS:
foco em usuários com diferentes condições sensoriais auditivas
CORRADI, J. A. M.
1
VIDOTTI, S. A. B. G.
2
RESUMO
No contexto da Ciência da Informação, a acessibilidade em ambientes
informacionais de bibliotecas universitárias envolve os processos de tratamento,
representação, recuperação, disseminação, acesso e uso da informação com foco
no usuário. Objetiva-se neste artigo destacar alguns elementos de acessibilidade
específicos aplicáveis ao planejamento de uma arquitetura da informação digital
acessível à heterogeneidade de usuários potenciais de ambientes informacionais
digitais, com ênfase as bibliotecas universitárias, considerando-se aqueles que
possuem diferentes condições sensoriais auditivas, em especial. Os avanços em
tecnologias de informação e comunicação, assim como a participação de usuários
específicos e heterogêneos, exigentes e interativos, têm permitido novas
possibilidades de relações sociais, de comunicação e informação entre as pessoas,
assim como novas formas de reflexão sobre os ambientes de bibliotecas
universitárias.
Palavras-chave: Acessibilidade. Bibliotecas universitárias. Ambientes digitais.
Inclusão. Surdez.
ABSTRACT
In the context of the Information Science, the accessibility in digital informational
environments the universities libraries envolves the treatment, representation,
retrieval, dissemination, access and information use processes have been focused in
the users. This paper aims to highlight some specific accessibility elements for the
planning of a digital information architecture accessible to the heterogeneity of
potential users of digital informational environments this emphasis in university
libraries, in especial, users with deaf. The advances in information and
communications technologies as well as the participation of heterogeneous and 2
specific users have allowed new opportunities for social, communicational,
informational and new refletion about environment the universities libraries.
Keywords: Accessibility. Universities libraries. Digital environments. Inclusion.
Deafness.
1 INTRODUÇÃO
As discussões relacionadas à informação no âmbito tecnológico emergem
dos avanços em tempo e espaço propiciados pelas novas tecnologias de informação
e comunicação (TICs). Estes avanços impulsionaram transformações nos processos
de recolhimento, difusão, produção de conteúdos informacionais e na organização
de interfaces digitais de bibliotecas universitárias.
Graças às tecnologias de informação e comunicação vem ocorrendo
crescentes mudanças e adequações comportamentais por parte de
desenvolvedores, profissionais da informação e de usuários destes ambientes, o que
tem acarretado em publicações de diretrizes, recomendações e legislações
relacionadas à promoção da acessibilidade em prol da inclusão de usuários
específicos.
Em conformidade com o pesquisador Fernández-Molina (2004a),
verificam-se melhorias e amplas possibilidades de acesso à informação digital,
considerando sua abrangência via capilaridade da rede Internet. Similarmente,
Barreto (2002) menciona que a realidade informacional da Ciência da Informação
situa-se no “tempo do conhecimento interativo” (1995 até os dias atuais), o qual se
caracteriza pelo novo status do conhecimento, após a Internet e a World Wide Web
(web).
Por outro lado, tais avanços tecnológicos ocasionaram preocupações
éticas e políticas com as quais se depara Fernández-Molina (2004b), entre as quais
incluem-se: liberdade intelectual e censura; intimidade, confidencialidade e proteção
de dados pessoais; assim como direitos autorais. Destacam-se ainda o acesso e o
fornecimento da informação nestas preocupações.
Com isso, objetiva-se neste artigo centralizar reflexões sobre o
planejamento de uma arquitetura da informação digital que contemple a aplicação de
elementos de acessibilidade como parte de um processo inclusivo, capaz de atender as necessidades informacionais de usuários de bibliotecas universitárias,
principalmente daqueles com diferentes condições sensoriais auditivas e
lingüísticas.
Caracterizada como uma pesquisa exploratória e descritiva, este trabalho
se fundamenta principalmente no referencial bibliográfico do campo da Ciência da
Informação, em padrões de acessibilidade da Web Accessibility Initiative - WAI
(Iniciativa de Acessibilidade Web) do World Wide Web Consortium - W3C, de
legislações brasileiras referentes à temática e nas iniciativas de acessibilidade do eGov Brasil. Por meio deste arcabouço pontuaram-se os elementos de acessibilidade
que visam ampliar os acessos à informação por públicos-alvos heterogêneos e
específicos em ambientes informacionais digitais de bibliotecas universitárias.

2 ARQUITETURA DA INFORMAÇÃO EM AMBIENTES DE BIBLIOTECAS

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