quinta-feira, 28 de julho de 2011

Indexação e resumos

A recuperação da informação está na forma de INDEXAÇÃO que é que vai dar a quantidade e a qualidade dos resultados da pesquisa. A indexação de documentos varia segundo as necessidades e as possibilidades do sistema de informação, podendo ser: genérica, intermediária, profunda e exaustiva.

A indexação de documentos varia segundo as necessidades e as possibilidades do sistema de informação: pode ser genérica, intermediária, profunda e exaustiva e a especificidade é uma característica da linguagem de indexação e descreve os tipos de termos preferidos incluídos na linguagem de indexação. Tanto a exaustividade quanto a densidade ou profundidade de indexação são determinadas por decisões que dizem respeito à política de indexação.

Conclusão: com um bom modelo de indexação o sistema vai recuperar informações para um usuário possível, se a informação é incerta, a recuperação é apenas provável.

A indexação é vista como a ação de descrever e identificar um documento de acordo com seu assunto. Durante a indexação, os conceitos são extraídos do documento através de um processo de análise, e então traduzidos para os termos de instrumentos de indexação (tais como tesauros, listas de cabeçalhos de assuntos, esquema de classificação, etc.).
Decidida a indexação, os conceitos são registrados como dados de informação e são organizados de modo a permitir um fácil acesso na recuperação da informação. As técnicas de indexação podem ser usadas, de um lado, para organizar os conceitos em instrumentos de recuperação da informação, e também por analogia, para analisar e organizar as perguntas em conceitos representados como descritores ou combinações de descritores, símbolos de classificação, etc.
A finalidade de um sistema de recuperação de informação é selecionar, dentro de um considerável número de itens, aqueles que podem satisfazer a uma determinada necessidade expressa de informação. Para cumprir essa tarefa, o sistema precisa de um tipo de representação para o conteúdo de cada documento de sua coleção, o que é feito pela alocação de um conjunto de termos a cada documento.
Indexação é um processo duplo, passando por uma primeira etapa de análise de conteúdo do documento para a extração de conceitos, chave do texto e uma segunda etapa de tradução desses conceitos para os termos de um vocabulário livre ou controlado.
O principal propósito de um serviço de indexação é assegurar da forma mais eficiente e econômica possível, que qualquer documento ou informação seja fornecido ao usuário no momento preciso.
Se o sistema é automatizado, com área de assunto específico, poderá ser escolhida uma linguagem livre cuja maior vantagem é a rapidez na operação de indexação. O uso de linguagem livre requer um maior esforço no estágio de busca, isto porque o pesquisador precisa pensar em todas as alternativas de grafia possíveis, singulares e plurais, sinônimos, etc., até chegar ao documento procurado.Com a linguagem controlada, a operação de indexação é mais lenta, mas o esforço despendido na busca é reduzido.
A linguagem controlada permite uma maior consistência na indexação, o que torna mais indicada a um sistema de recuperação que atue em base cooperativa. Cada sistema pode estabelecer normas próprias, a fim de alcançar seus objetivos específicos .
Um índice bem construído oferecerá sugestões e orientações quanto à seleção dos termos. Os sistemas de recuperação de informação utilizam o próprio computador para armazenar os arquivos de índice, ou arquivos invertidos e para a manutenção de bases de dados.
O processo de recuperação depende muito das etapas de indexação e armazenamento, que determinam a estratégia melhor possível para as buscas feitas num sistema de recuperação da informação. O usuário e as consultas feitas ao sistema em geral não sofrem alterações de um sistema para outro, ainda que possam tornar-se mais sofisticadas à medida que adquira mais experiências com os sistemas informatizados.
A recuperação numa base de dados computadorizada se faz normalmente mediante consultas em linha a essa base. As consultas feitas em linha introduzem uma flexibilidade nas buscas que seria impraticável nos sistemas manuais.
Os sistemas informatizados oferecem uma gama de recursos de busca maior do que os sistemas manuais, e é preciso que o usuário se familiarize com esses recursos e seu potencial, a fim de otimizar a utilização do sistema.
A existência de bases de dados legíveis por computador, unida à possibilidade de se ter acesso em linha a esses recursos, ensejou praticamente uma revolução nos serviços de informação.
Os sistemas em linha têm proporcionado inúmeros e impressionantes benefícios às bibliotecas, possibilitando o oferecimento de serviços de buscas bibliográficas com alta qualidade, melhorando de forma bastante acentuada, sua produtividade, visto que as bases de dados costumam proporcionar muito mais pontos de acesso, possibilitam buscas de maior flexibilidade nos métodos de busca. Além do mais, as buscas em linha apresentam melhor relação de custo-eficácia, colocando ao alcance das bibliotecas uma gama muito maior de recursos informacionais.
No acesso em linha, faz-se o investimento em equipamento capaz de proporcionar acesso a uma ampla variedade de fontes de informação. Só se incorre no custo de acesso propriamente dito no momento em que surge a necessidade de informação. O resultado óbvio disso é que passou-se a ter maior preocupação com o acesso e não com o patrimônio.
A tecnologia eletrônica leva a uma espécie de democratização geográfica no acesso à informação. A difusão das redes de telecomunicações de valor agregado está tornando o fenômeno cada vez mais internacional.
A tecnologia então melhora o acesso aos recursos informacionais de várias formas: tornando mais acessíveis as publicações duplex, permitindo a produção de novos serviços e um nível de acesso muito maior aos itens específicos registrados numa base de dados.
As bases de dados disponíveis em forma de CDROM podem ser consultadas por computador, acessadas com a lógica booleana, apresentando interfaces amistosas com o usuário e muitas bibliotecas oferecem acesso gratuito, pelo menos àquelas bases disponíveis nesta forma.
Os usuários podem mover-se entre as ferramentas de acesso e os textos completos dos documentos a partir do mesmo terminal em linha.
A editoração de fontes primárias em forma eletrônica reduz a possibilidade de consulta a esmo, aumentando a dependência em relação aos serviços secundários. Os autores assumem maior responsabilidade pela indexação e redação de resumos em linha de seus próprios artigos.
Os sistemas integrados de informação são sistemas amistosos em linha, que proporcionam automaticamente os ajustes necessários para informar ou guiar facilmente o usuário para alternativas apropriadas para uma consulta a esmo melhorada e para recuperar a informação relevante.
Existem inúmeras bases de dados em todas as áreas, principalmente em ciência e tecnologia e um maior crescimento se dará mais nas ciências sociais e nas humanidades, surgindo também novas bases de dados em áreas interdiciplinares, bases cada vez mais especializadas e bases de interesse geral.
Os pesquisadores contam com maior e melhor acesso às bibliografias estrangeiras com acesso em linha aos textos completos dos periódicos primários. Os resumos continuarão a desempenhar um papel importante como mecanismo de filtração em sistemas computadorizados de recuperação e disseminação da informação.

Nenhum comentário: