quarta-feira, 27 de julho de 2011

Consulta Acervo‏

Arnaldo Ricardo do Nascimento - Bibliotecário (CRB-3/909) Formado em Filosofia - UECE
Areas de pesquisa Política e Ética
Coordenador da Biblioteca Rachel de Queiroz da FECLESC/UECE
R. José de Queiroz Pessoa, 2554 - Planalto Universitátio CEP:63900 Quixadá - Ce

(88) 34451039 Faz (88) 34451036 (85) 87567356

http://www.uece.br/feclesc/index.php/biblioteca

emails:bibliotecaracheldequeiroz@live.com

ricardo.nascimento@uece.br

email altenativo: ricardo504anos@hotmail.com
"Para conhecermos os amigos é necessário passar pelo sucesso e pela desgraça.
No sucesso, verificamos a quantidade e, na desgraça, a qualidade". Confúcio


Consulta Acervo‏

A Biblioteca este ano esta trabalhando para organizar o seu acervo e disponibilizá-lo aos Usuários(Alunos, Professores, Administrativos), o objetivo é facilitar a busca (a procura e o acesso) aos materiais, não só livros mais á informação nos seus mais variados suportes. Enfrentou-se algumas dificuldades, mas, tivemos que improvisar e tentamos inovar. No entanto, recebemos muita ajuda, dicas e idéias, críticas também, e ajudaram muito.
Para o próximo semestre esperamos mais colaboração, por parte de toda a Comunidade Acadêmica, queriamos mesmo criar, incutir a idéia ou sentimento de que a Biblioteca não navega só no mar aberto, e que todos podem ser seus marinheiros. A Biblioteca é de todos e pertence a todos. É preciso que a comunidade zele, cuide, converse com ela, ou no mínimo a esculte.
Nos últimos três semestres foi feito levantamento e digitação do acervo, disponibilizamos um terminal de consulta, iniciamos a organização, sinalização, recebimento de materiais, reorganização do empréstimo para facilitar e agilizar a busca de fichas de usuários pelos funcionários e bolsistas, criação de setores, aquisição de móveis e equipamentos indispensáveis ao trabalho e conforto(como a internet).
Incrementamos o marketing da biblioteca com a comunidade, através de avisos, comunicados, (por: cartazes, emails, boca-a-boca), a biblioteca procurou interagir com a comunidade conhecê-la e fazer-se conhecer.
A Biblioteca participará agora da segunda semana acadêmica com o curso de normalização-regras da ABNT.
Já no semestre 2011.1 lançamos o projeto "Conhecendo a Biblioteca" onde foi feito um resgate do histórico da Biblioteca Rachel de Queiroz(no mesmo período recebeu a razão social)e foi divulgado os serviços, os setores, dveres e direitos dos usuários para os calouros. Este mesmo trabalho recebeu uma aprovação e será divulgado no XXIV Congresso Brasileiro de Biblioteconomia em Alagoas em agosto.
Algumas dicas de alunos, professores e administrativos foram colocadas em prática. (e esperamos mais)
Constantemente assistimos o aumento de bolsas de iniciação, criação de projetos através do empenhos dos professores e a dedicação dos alunos em seus estudos e pesquisas, aprovação de um Mestrado, sabemos que temos de acompanhar esse crescimento para dar um atendimento e suporte informacional mais adequado, estamos caminhando para isso.

Neste sentido este semestre semestre estamos lançando um selo: A BIBLIOTECA É SUA! Esperamos que todos o adotem.

Att,

FECLESC estará representada no XXIV Congresso Brasileiro de Biblioteconomia

Nenhum comentário: