quarta-feira, 27 de julho de 2011

Indexação e resumos: teoria e prática, Lancaster

Indexação e resumos: teoria e prática, Lancaster
by GUSTAVO HENN on MAY 1, 2007
http://extralibris.org/concursos/2007/05/01/indexacao-e-resumos-teoria-e-pratica-lancaster/
Este livro é a bíblia da indexação. E seu autor, o papa. Certa vez pesquisei em livrarias internacionais livros sobre indexação, e Indexação e resumos: teoria e prática, de F.W. Lancaster é o principal livro. Foi traduzido e publicado no Brasil por Briquet de Lemos, e sua última edição é de 2004(2.ed. brasileira).

O livro é dividido em duas partes: 1. Teoria e descrição e 2. Prática.
Na parte 1, vem toda a teoria tanto de indexação quanto de resumos. A grande vantagem desse livro é o incrível clima de trabalho que Lancaster impõe. Não é um acadêmico escrevendo, é um bibliotecário indexador/resumidor que escreve para outro bibliotecário indexador/resumidor. Isso torna o livro delicioso. Sempre comparo sua leitura à leitura de “A Prática do serviço de referência”, de Grogan, já colocado neste blog.
Na parte 2, vem a prática com muitos exercícios.
Para concursos, é essencial ler e estudar a primeira parte do começo ao fim. Pois já vi questões retiradas de diferentes páginas do livro.
Um ponto recorrente em concursos é a diferenciação entre revocação (recall) e precisão. Revocação é a capacidade de recuperar documentos úteis. Precisão é a capacidade de evitar documentos inúteis.
Outro ponto interessante é que Lancaster coloca os termos classificação, indexação e catalogação de assuntos como sinônimos. E isso já foi questão de prova.
Neste livro também se encontra a diferença e o uso de sistemas pré e pós-coordenados, e os famosos índices KWIC(Keywords in context), KWOC(Keywords out of context) e KWAC(Keyword and context).
Isso entre muitos outros assuntos que se deve estudar para ser um bom indexador e/ ou lograr êxito em concursos.
Sobre resumos também há muita coisa interessante. Uma delas é a diferenciação entre resumo e extrato. Extrato é um resumo apenas como trechos do texto. Resumo é uma criação do resumidor para resumir o texto.
Indexação e resumos: teoria e prática de Lancaster é um livro de cabeceira para qualquer bibliotecário que queira conhecer mais de biblioteconomia.

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19651999000100015
Ciência da Informação
Print version ISSN 0100-1965
Ci. Inf. vol.28 n.1 Brasilia Jan. 1999
doi: 10.1590/S0100-19651999000100015
Ciência da Informação
Print version ISSN 0100-1965
Ci. Inf. vol.28 n.1 Brasilia Jan. 1999
doi: 10.1590/S0100-19651999000100015
Indexing and abstracting in theory and practice

LANCASTER, F.W.
Indexing and abstracting in theory and practice.
2 ed. Champaign, University of Illinois, 1998. Xiii + 412 p.


A primeira edição desta obra foi publicada em 1991, tendo sido amplamente utilizada em diversos países como livro texto essencial para aqueles que desejavam obter um conhecimento tanto geral quanto específico sobre o tema indexação e resumos.
O conteúdo desta edição está também, como na anterior, dividido em duas partes: a primeira reúne a parte teórica, seus princípios e suas aplicações; a segunda parte reúne exercícios de indexação e elaboração de resumos.
O autor dá uma visão – a mais completa possível – de como se indexar e resumir documentos, no sentido de criar representações precisas e acuradas das informações contidas nos documentos, visando sua inclusão em bases de dados de indexação e resumos, quer esteja ela em versão impressa ou em linha.
Os primeiros nove capítulos mudaram pouco, enquanto atualizados, não estando substancialmente diferentes dos da primeira edição.
No capítulo 10 (Approaches used in indexing and abstracting services), Lancaster dá exemplos das várias abordagens usadas por serviços de indexação e resumos, tais como os da National Library of Medicine (NLM), Library and Information Science Abstracts (LISA), Chemical Abstracts (CAS), Social Sciences Citation Index (ISI), Current Contents (ISI), concluindo que a tendência atual de uso nesses serviços é na sua versão em linha, seguida pelo CD-ROM, confirmando os dados apresentados no relatório de Martha E. Williams sobre a indústria da informação (Gale Directory, 1998) onde as mídias de maior acesso a bases de dados são as versões acima mencionadas.
No capítulo 14 (Text Searching) faz uma revisão dos méritos relativos da abordagem da linguagem natural e vocabulário controlado na recuperação da informação, fazendo um levantamento histórico desde os anos 50. Ressaltou que muitos estudos comparativos de textos versus recuperação em bases de dados têm uma indexação com imperfeições graves , podendo ser dita a mesma coisa com relação à comparação dos procedimentos de indexação automática versus humana. Conclui com uma discussão sobre a capacidade de desenvolvimento nessa área pelo advento da Internet e a magnitude de seu crescimento , exigindo a implementação dos sistemas que deverão recuperar itens através de sua "relevância provável".
O capítulo 15 trata da indexação automática de resumos, concluindo que os métodos atualmente usados no processamento dos textos não são particurlamente novos. Melhores resultados são alcançados hoje em dia graças às novas tecnologias , permitindo o processamento do texto com uma eficiência razoável.
Os capítulos 14, 15 e 16 (Text serching; Automatic indexing, automatic abstracting and related procedures; Indexing and the Internet), apesar de estarem relacionados no que concerne aos vários aspectos do processamento de texto em máquina, tiveram melhor tratamento por terem sido considerados com capítulos individuais.
Dois novos capítulos foram acrescentados: "Indexing multimedia sources (cap. 13) e "Text searching "(cap. 14) que absorveu o capítulo 13 da primeira edição (Natural language in information retrieval).
A segunda parte parte da obra é dedicada a exercícios práticos de indexação (capítulo 18) e resumos (capítulo 19). Os exercícios permaneceram os mesmos dos da primeira edição, exceto os exercícios de indexação que foram modificados pela última edição do UNBIS Thesaurus.
No Apêndice I, apresenta um sumário dos princípios gerais para resumos e seu conteúdo; no Apêndice II, exemplos de resumos de textos completos de pequena peças com seus respectivos resumos elaborados; e no Apêndice III, um exemplo de análise modular de conteúdo.
Embora tenha procedência o comentário feito por Tenopir na recensão da primeira edição, com relação à obra de Cleveland & Cleveland (1991), não caberia ao autor deixar de citá-lo, pois se trata de uma obra sobre o tema.
Apresentar uma bibliografia exaustiva é dar opções para quem desejar estudar o assunto sob seus vários aspectos em obras produzidas em diferentes épocas que, a nosso ver, não estão obsoletas pois fazem parte do desenvolvimento do tema através dos tempos, tendo recebido o justo tratamento pelo autor ao serem incluídas em sua bibliografia.
O glossário constante da primeira edição foi suprimido nesta nova edição, já que o autor define os termos dentro do próprio texto, como é de seu hábito, ao discorrer sobre sobre os temas tratados em cada capítulo.
Esta segunda edição é uma obra atual, revista e ampliada, de leitura fácil e agradável como todos os trabalhos de sua autoria. É uma excelente contribuição devotada ao tema "indexação e resumos",

Nenhum comentário: