segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

A representação e representação

http://www.slideshare.net/karusimionato/a-representao-e-representao

  • 1. A representação e apresentação da pesquisa: “Representação, recuperação,uso e reuso da imagem digital” Ana Carolina Simionato anacarolina.simionato@gmail.com Orientadora: Plácida L. V. A. da Costa Santos
  • 2. ISBD códigos modelo conceitual representação Dublincore formatos Grafic Materials RDA elementos descritores catalogação FRBR descrição recuperação metadados Picasa bits dados EXIFCâmeradigital pixels Intersemioses Digitais Direito Autoral AACR2 Library of Congress uso e reuso software busca Sistema Eficiente Flickr
  • 3. “Representação, recuperação, uso e reuso da imagem digital”Problema: Com o propósito da recuperação, quais são os metadados (atributos) necessários para a representação da imagem digital?Objetivo: Determinar quais os metadados necessários para a representação da imagem digital, tendo como base os instrumentos de descrição pertencentes ao Tratamento Descritivo da Informação (TDI) para sua padronização;
  • 4. “Representação, recuperação, uso e reuso da imagem digital”Metodologia: A metodologia a ser utilizada consistirá em uma análise exploratória e descritiva;Embora não seja o foco desta pesquisa, os resultados deverão apresentar soluções de recuperação de informações que poderão ser implementadas em banco dedados, softwares ou mesmo motores de busca, auxiliando uma busca mais rápida e eficiente das informações imagéticas. Além de diretrizes para a representação de imagens digitais.
  • 5. Campo de estudo Web social Flickr e Picasa Banco de Imagens da Library of Congress.
  • 6. Recurso informacional
  • 7. Recurso informacional Base 2 = Sistema binário 24 = 16 cores, resolução VGA01 bit/pixel = 2¹ - 2 cores - 02 bits/pixels = 2² - 4 cores - 12 bits/pixels = 28 - 256 tons preto e branco tons de cinza de RGB Figura 1. Relação de coloração com a resolução Fonte: Autora.
  • 8. Recurso informacional A imagem possui um valor de representação, pois representa coisas concretas, um valor de símbolo, já que representa coisas abstratas e um valor de signo quando representa um conteúdo amplo, que não vem expresso por caracteres (ARNHEIM, 1969) .
  • 9. Representação da imagem digital
  • 10. Representação da imagem digital Seja, em busca do real ou da lembrança, as técnicas da imagem junto com a tecnologia avançam, com números inimagináveis de informações no meio digital. Sendo o crescimento exponencial concomitante à implosão do tempo de comunicação uma das características que marcam o futuro da informação (LE COADIC, 2004). “A elaboração destas informações em novas estruturas sistêmicas e a sua complexidade informacional depende das articulações semióticas que são importadas e que transitam nas novas conformações representacionais e de apresentação” (JORENTE; SANTOS, 2010a, p.15).
  • 11. Representação da imagem digital“Para a representação de uma imagem, a principal tarefa é de analisar sistematicamente e descrever os elementos de uma imagem para a utilização dos consumidores finais. Deve-se tornar possível ao usuário ter o acesso final ao que procura” (HOURIANE, 2005).“Através do processo de construção das representações, as informações esquematizadas e estruturadas permitem a identificação, a localização e a recuperação automática das informações e propiciam, por meio dos padrões, a interoperabilidade entre sistemas de informação” (SANTOS, 2008, p. 166).
  • 12. Forma• Códigos de catalogação, formatos de intercâmbio de dados, modelos conceituais;• Dados EXIF, Propriedades de imagem(.bmp, .dib, .jpg, .jpeg, jpe, .gif, .tif, .tiff, .png)Conteúdo• Folksonomia, Assunto, entre outros. Formas de representação para a imagem digital
  • 13. Tratamento temático da informação
  • 14. Folksonomia
  • 15. Assunto
  • 16. Tratamento descritivo da informação
  • 17. Propriedades da imagem
  • 18. Dados EXIF
  • 19. ISBD
  • 20. ISBD Simionato, Ana Carolina Orquídea / por Ana Carolina Simionato. – [Espírito Santo do Pinhal, SP] : Flickr, 2011. – Recurso eletrônico (500 x333 pixels). – Modo de acesso:http://www.flickr.com/photos/karusimionato/5579719111/in/photostream/Descrição baseada no conteúdo acessado em 30 de mai.2011.1. Orquídea. I. Autor. II. Título.
  • 21. AACR2
  • 22. AACR2Simionato, Ana CarolinaOrchid [recurso eletrônico] / por Ana Carolina Simionato. –Dados eletrônicos (1 arquivo : 47,6 KB). – [s.l.] : Flickr, 2007.1 imagem : colorida ; 500 x 339 pixels . – Imagem digital.Modo de acesso:http://www.flickr.com/photos/karusimionato/313793039/in/photostream/.Descrição baseada no conteúdo acessado em 26 demai. 2011.1.Flor. I. Autor. II. Título.
  • 23. Graphic Materials
  • 24. Graphic MaterialsSimionato, Ana CarolinaLibrary [recurso eletrônico] / por Ana Carolina Simionato. –Dados eletrônicos (1 arquivo : 47,6 KB). – Marília, SP : Flickr,2010. - 1 imagem : colorida ; 500 x 339 pixels . – Imagemdigital. - Modo de acesso:http://www.flickr.com/photos/karusimionato/5277193486/in/photostream/.Descrição baseada no conteúdo acessado em 26 demai. 2011.1.Biblioteca. I. Autor. II. Título.
  • 25. RDA
  • 26. RDA• Registro dos atributos da Manifestação e do Item• Registro dos atributos da Obra e da Expressão• Registro dos atributos das Pessoas, Famílias e Entidades coletivas associadas com o recurso• Relacionamentos primários• Registro dos relacionamentos entre o recurso e Pessoas, Famílias e Entidades• Registro de relacionamentos entre o recurso e Obras, Expressões, Manifestações e Itens associados • Obras relacionadas • Manifestações relacionadas• Registro completo do recurso, Appendix M - Complete
  • 27. INST. ELEMENTO DO RDA REGISTRO 2.3.2 Título completo* Estrelitas RDA 2.4.2 Declaração de responsabilidade relativa ao título* Simionato, Ana Carolina 2.5.2 Designação da edição * 1. Edição 2.8.2 Lugar de publicação Marília, SP 2.8.4 Nome do publicador* Flickr 2.8.6 Date of Publication* 20102.10.6 Data da publicação* 20102.11 Data do Copyright* ©2010 (Alguns direitos reservados)2.13 Modo de emissão -2.15 Identificação da manifestação* -3.2 Tipo de mídia -3.3 Tipo de suporte* -3.4 Extensão* 62,7 KB3.5 Dimensões* 446 x 307 pixels3.6 Base do material Eletrônico (digital)3.9 Métodos de produção -4.3 Fonte 4.6.1.1 Extensão http://www.flickr.com/photos/karusimionato/5261234 868/in/photostream/6.10 Tipo de conteúdo* Imagem 7.12 Idioma do conteúdo Em português 7.15 Conteúdo ilustrativo 1 Imagem digital (colorida)7.16 Conteúdo complementar -19.2 Criador* Ana Carolina Simionato 18.5 Designação do relacionamento autor 20.2 Contribuição -18.5 Designação do relacionamento -21.6 Outra pessoa, família, ou corpo corporativo - associados com uma manifestação*25.1 Obras relacionadas Galeria de karusimionato 24.5 Designação do relacionamento -27.1 Manifestações relacionadas karusimionato24.5 Designação do relacionamento -
  • 28. FRBRSharbat Gula, perdeu os seus pais durante o bombardeio soviético do Afeganistão. Enquanto ela estava no campo de refugiados Nasir Bagh, no Paquistão, em 1984, ela foi fotografada por Steve McCurry.
  • 29. OBRA É realizada através da EXPRESSÃO Esta contida na MANIFESTAÇÃO Imagem digital É exemplificada pelo ITEM
  • 30. OBRA EXPRESSÃO MANIFESTAÇÃO Steve McCurry ITEM PESSOA É propriedade de É produzida por ORGANIZAÇÕES É percebida através da É criada por
  • 31. OBRA PESSOA CONCEITO EXPRESSÃO ORGANIZAÇÕES MANIFESTAÇÃO OBJETO ITEM EVENTOT em como assunto LUGAR OBRA
  • 32. Área Elemento A representação da imagem SIMIONATO, Ana Carolina. A representação da imagem digital. 99f. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Título principal Outras informações sobre o título ÁREA DO TÍTULO E INDICAÇÃO DE RESPONSABILIDADE Indicações de responsabilidade Itens com várias fontes principais de informação Título do catalogador Indicação da edição ÁREA DA EDIÇÃO Declaração de responsabilidade relativa à edição Abertura (opcional) Coloração Compensação de exposição Biblioteconomia) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília/SP, 2010. Contraste ÁREA ESPECÍFICA PARA MATERIAL (OU TIPO DE Distância focal (opcional) RECURSO) Flash (opcional) ISO (opcional) digital Nitidez Saturação Local de publicação, distribuição, etc. dd Nome da editora, distribuidora, etc. ÁREA DE PUBLICAÇÃO, DISTRIBUIÇÃO ENTRE OUTROS Local de fabricação Nome do fabricante Data de fabricação Tipo de Arquivo Codificação Tamanho ÁREA DE DESCRIÇÃO FÍSICA Velocidade de transmissão Tipo de dados Tipo de objeto Número de objetos Título da série ou sub-séries Outras informações do título da série ou sub-séries ÁREA DE SÉRIES Declarações de responsabilidade do título da série ou sub-séries Outras informações relativas à série ou sub-séries ÁREA DE NOTAS Nota do catalogador NÚMERO NORMATIZADO E TERMOS DE Serial Number DISPONIBILIDADE
  • 33. Recuperação da imagem digital
  • 34. http://taggalaxy.de/
  • 35. http://labs.ideeinc.com/multicolr/#colors=4032e6,d73224
  • 36. Recuperação da imagem digital O processo de recuperação de informação consiste em identificar, no conjunto de documentos de um sistema,quais atendem à necessidade de informação do usuário; “A recuperação de informação pode ser considerada a vertente tecnológica da Ciência da Informação e é resultado da relação desta com a Ciência da Computação” (SARACEVIC, 1999).Logo, o propósito de todo sistema de recuperação: não é proporcionar muita informação, e sim, informação relevante.
  • 37. Recuperação da imagem digital Conforme relata Hearst (2007), um computador procura as imagens na web através de palavras-chave ou “tags”,porém nem sempre é encontrado o que se deseja; isso acontece, pois as imagens são encontradas com base nos metadados que as acompanham, como em alguma forma de texto ou de algum arquivo.Por exemplo: Na maioria das vezes a descrição que acompanha a imagem é incompleta. Como simplesmente descrever a imagem pelo conteúdo, data do arquivo;dados básicos associados à imagem.
  • 38. Recuperação da imagem digital Desta forma, o termo metadados adquire uma maior amplitude semântica, para denominar as novas formas de representação e descrição dos recursos informacionais.Metadados para a Ciência da Informação, “são atributos que representam uma entidade (objeto do mundo real) em um sistema de informação [...] são elementos descritivos ou atributos referenciais codificados que representam características próprias ou atribuídas às entidades, são ainda dados que descrevem outros dados em um sistema de informação, com o intuito de identificar de forma única uma entidade (recurso informacional) para posterior recuperação” (ALVES, 2010, p. 47).
  • 39. Recuperação da imagem digital A utilização de um padrão de metadados propicia a interoperabilidade; mas se os recursos não estiverem descritos adequadamente ao tipo de ambiente inserido,ocorrerá problemas e assim o usuário não irá recuperar o que deseja (ZENG; QIN, 2008);De qualquer maneira, torna-se consensual a necessidade do estabelecimento de tipos, características, funções e atributos de metadados, para que se demonstre toda a sua potencialidade representativa.
  • 40. MARC 21
  • 41. 1 2 $MARC21 LDR # 007 # # # # # ----nki##22-----#a#---- ki-cz- 008 # # # 02008t--mrl----g---z--------por-- 043 # # a s-bl-mrl 045 # # a y0y0 100 0 # a Simionato, Ana Carolina 245 0 ? a Tree c Ana Carolina Simionato 260 # # a Espírito Santo do Pinhal, SP b Flickr , c 2010. 300 # # b 500 x 339 pixels g 47,6 KB 500 # # a Nitidez: ótimo Tipo de iluminação: dia/natural 520 # # a Tronco de uma árvore. 600 1 4 a karusimionato http://www.flickr.com/photos/karusimi 856 # # a onato/5307208368/in/photostream
  • 42. Dublin Core
  • 43. Dublin Core
  • 44. Astronomous image (AVM)Aprovada pelo Internacional Virtual Observatory Alliance(IVOA) em 2006; Desenvolvido por Robert Hurt (Spitzer Science Center), Lindberg Lars Christensen (ESA / Hubble), Gauthier Adrienne (Steward Observatory);Finalidade: Permitir que arquivos de imagem possam sercatalogadas e oferecidas através dos motores de busca comoo Google, o Observatório Virtual (VO) e outros tipos debuscadores;Norma completa:http://www.ivoa.net/Documents/latest/AOIMetadata.html
  • 45. Uso e reuso da imagem digital
  • 46. Uso e reuso da imagem digital• Inter semioses digitais; “consiste na interpretação dos signos verbais por meio de sistemas de signos não verbais” (PLAZA, 2003)• Direitos autorais; BRASIL. Lei n. 9610, de 19 de fevereiro de 1998. Altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências. Coleção de Leis da República Federativa do Brasil, Brasília, DF. 1998. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9610.htm.• Creative Commons.
  • 47. Licença Creative Commons 2.5 www.creativecommons.org.br Você pode:Copiar, distribuir, exibir e executar a obra; Criar obras derivadas. Sob as seguintes condições: Atribuição; Uso Não-Comercial;Compartilhamento pela mesma Licença.
  • 48. Perspectiva antropológica e tecnológica
  • 49. Antropológico e Tecnológico A estrutura de representação de recursos informacionais encontra na camada intangível dos sistemas de informação e aousuário o acesso se dá na camada aparente do sistema: nacamada de apresentação.É nela que se estabelecem as solicitações e o uso dos marcadores de memória, nessa camada são apresentados os resultados de busca em diferentes formas de apresentação para a solução de problemas específicos, o que exige sistemas gerenciadores de formas de representação que sejam capazes de reconhecer atributos e relacionamentos caracterizados pelos metadados e pelas ontologias para localizar as informações solicitadas (SANTOS, 2010).
  • 50. Forma Cor Linha Escala Ponto Direção Dimensão Tom Movimento Textura
  • 51. Referências 
  • ALVES, R. C. V. Metadados como elementos do processo de catalogação. 2010. 134f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) –Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2010.
  • ARNHEIM, R. Arte e percepção visual: uma psicologia da visão criadora. São Paulo: Pioneira, 1969.HEARST, M.; et.al. Faceted metadada for image search and browsing. Berkeley: University of California, 2007.HOURIHANE, C. It Begins with the Cataloguer: Subject Access to Images and the Cataloguers Perspective. In: BACA, Murtha.Introduction to art image access: tools, standards, and strategies. : Getty Research Institute, 2005.
  • JORENTE; M. J. V.; SANTOS, P. L. V. A. C. Hábitos, rupturas e novas possibilidades de compartilhamento de informação e deconhecimento. In: Informação & Sociedade. João Pessoa, v.20, n.3, p. 13-26, 2010a.______. ; SANTOS, P. L. V. A. C. Web social e intersemioses digitais: apontamentos para inovação e inclusão no compartilhamento deconhecimento. ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIENCIA DA INFORMAÇÃO, 11., 2010, São Paulo. Anais eletrônicos... SãoPaulo: ANCIB, 2010b. Disponível em: . Acesso em: 21 jan.2010.PLAZA, Júlio. Tradução Intersemiótica. São Paulo: Perspectiva, 2003.SANTOS, P. L. V. A. C. Catalogação revisitada: sua história e contemporaneidade. 2010. 248f. Tese (Livre-docência) – Faculdade deFilosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2010.______. Redes informacionais como ambiente colaborativo e de empoderamento: a catalogação em foco. In: FUJITA, M. S. L.;GUIMARÃES, J. A. C. (Org.) Ensino e Pesquisa em Biblioteconomia no Brasil: a emergência de um novo olhar. Marília: FUNDEPE,2008.SARACEVIC, T. Ciência da Informação: origem, evolução e relações. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 1, n.1, p. 41-62, 1996.SIMIONATO, Ana Carolina. A representação da imagem digital. 99f. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação emBiblioteconomia) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília/SP, 2010.ZENG, M. L.; QIN, J. Metadata. New York: Neal-Schuman Publishers, 2008.

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