segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Prefeitura de São Paulo – Análise de prova


Prefeitura de São Paulo – Análise de prova
by GUSTAVO HENN on 08/01/2012http://biblioteconomiaparaconcursos.com/2012/01/08/prefeitura-de-sao-paulo-analise-de-prova/


A prova foi organizada pela FCC, uma das principais organizadoras de concursos do Brasil. Fiquei feliz ao ler a prova pois ela corrobora com o meu trabalho e deixa claro mais uma vez que é preciso realmente estar preparado. Foi uma prova difícil, até mesmo mais do que a média da FCC. Questões diferentes, em que é preciso realmente ler alternativa por alternativa, o que exige uma preparação mental e física do candidato.
Um bom número de questões técnicas, digamos assim, envolvendo AACR2, indexação, classificação, normalização.
21. Seguindo as regras do AACR2, determine a entrada correta para a obra cuja página de rosto aparece abaixo.
Brás Cubas
roteiro de Antônio Medina e
Júlio Bressane
baseado no romance de
Machado de Assis
(A) A regra para obras de responsabilidade mista (21.8), quando duas ou mais pessoas contribuem de formas diferentes para sua criação, reza que a entrada correta é pelo autor principal: Machado de Assis, Joaquim Maria ? com secundárias para os demais.
(B) Verifica-se que as regras 21.29 e 21.30 estabelecem que, para obras literárias apresentadas em qualquer forma, a entrada correta é pelo autor original: Machado de Assis, Joaquim Maria – com secundárias para os demais até três.
(C) Trata-se de uma adaptação com responsabilidade compartilhada, portanto, seguindo as regras 21.10 e 21.6, a entrada correta é: Medina, Antônio ? com secundárias para Bressane, Júlio e Machado de Assis, Joaquim Maria.
(D) Considerando que a responsabilidade principal não está indicada e como há três autores, conforme a regra 21.6C, a entrada correta é pelo título: Brás Cubas ? com secundária apenas para o primeiro mencionado.
(E) Observa-se que a obra é uma coletânea com título coletivo com três autores, assim, de acordo com a regra 21.7B, a entrada correta deve ser pelo título: Brás Cubas ? com secundárias para todos os autores.
Quem fez meus cursos tenho certeza que abriu um sorriso com essa questão. A autoria intelectual da obra em questão, e isso está claro, é dos roteiristas. Fica claro pois a informação é “baseado no romance de Machado de Assis”. Logo, trata-se de uma adaptação. Os autores são os roteiristas, que são 2, e assim a entrada é para o primeiro com secundárias para o segundo e para o autor da obra original que foi adaptada.
Resposta: C
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22. Considere a descrição bibliográfica abaixo.
Revista Virtual de Cultura Popular [recurso eletrônico] / Programa
de Estudos Antropológicos da Universidade do Estado de São
Paulo. ? Ano 1, n.1 (dez. 2011)- . ? Dados eletrônicos. ? São
Paulo: Centro de Estudos de Cultura Popular, 2011- .
Quadrimestral.
Modo de acesso: World Wide Web: 
Título da página da Web (acesso em 7 dez. 2011).
De acordo com as regras do AACR2, é possível observar que
(A) a nota sobre a fonte do título é desnecessária.
(B) o recurso é de acesso direto.
(C) o emprego da pontuação está correto.
(D) a indicação de responsabilidade não foi registrada.
(E) o terceiro nível de descrição foi aplicado.
Essa questão é possível avaliar alternativa por alternativa. Letra A está errada pois nenhuma nota é desnecessária segundo o AACR2, quem diz o que é necessário ou não para as notas é o catalogador. Letra B está errada pois se trata de recurso eletrônico, logo, não é de acesso direto. Letra D está errada poir a responsabilidade foi indicada. E a letra E está errada pois o terceiro nível de descrição é o mais completo, e a ficha não é de terceiro nível. A resposta correta é a letra C, emprego correto da pontuação.
Resposta: C
23. Considerando que a Classificação Decimal de Dewey (CDD) é organizada por assuntos, cada assunto aparece apenas em uma classe.
A afirmativa acima está
(A) correta; um assunto aparece somente em uma classe devido ao princípio de hierarquia da CDD.
(B) correta; um assunto aparece apenas em uma classe por conta da divisão do conhecimento em que a CDD se baseia.
(C) incorreta; a CDD é organizada por disciplinas, por isso, um assunto pode aparecer em mais de uma classe.
(D) incorreta; a CDD é organizada por classes, portanto,cada assunto pode aparecer em mais de uma classe.
(E) incorreta; a CDD é organizada por classes, logo, cada assunto aparece somente em uma classe.
Note que a afirmativa está errada pois o mesmo assunto pode aparecer em diferentes classes. A resposta correta é a letra C.
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24. Para determinar os cabeçalhos de entrada de obras originárias de entidades coletivas, as seguintes regras do AACR2 devem ser observadas:
I. Como regra geral, entre diretamente pelo nome pelo qual uma entidade é predominantemente identificada.
II. Determine a forma do nome pelas obras publicadas pela entidade na sua língua ou, quando esta condição não se aplicar, pelas fontes de referência.
III. No caso de duas ou mais entidades com nomes iguais ou semelhantes, acrescente o nome do país onde a entidade está localizada, se tiver caráter nacional, ou o nome do estado, rovíncia etc., se tiver caráter estadual.
IV. Para conferências, congressos etc., acrescente ao cabeçalho, entre parênteses, o número do evento, em arábico, o ano e o local onde foi realizado, mesmo que essas informações fizerem parte do seu nome.
Está correto o que se afirma APENAS em
(A) II e III.
(B) III e IV.
(C) I e IV.
(D) II, III e IV.
(E) I, II e III.
Aqui a questão se refere a cabeçalhos para entidades coletivas. A afirmativa I é regra geral, sempre a entrada deverá ser para a forma mais conhecida do nome. Se a entidade for NASA, por exemplo, a entrada deve ser por NASA pois esta é a forma mais conhecida, e também é a forma do idioma original. Afirmativa III também está correta, pois esse qualificador é importante para identificar qual a entidade em questão. Note que a IV está errada até na regência verbal.
Resposta: E
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25. Ao consultar uma biblioteca, um usuário encontra dois catálogos distintos: um tradicional, em fichas, com os materiais catalogados antes da automatização do acervo e um segundo, automatizado, com o acervo mais recente.
Entre uma série de implicações, a coexistência desses catálogos provoca uma expressiva perda na recuperação de informações. Para solucionar o problema, é necessário
(A) que os bibliotecários ofereçam um serviço de referência mais eficiente.
(B) realizar a conversão retrospectiva dos registros bibliográficos antigos.
(C) recatalogar todo o acervo em fichas para incluí-lo no sistema automatizado.
(D) que os usuários efetuem suas pesquisas nos dois catálogos.
(E) implementar um novo sistema de automação para reunir todo o acervo.
Manter catálogo impresso e OPAC ao mesmo tempo só faz sentido se ambos estiverem atualizados, de forma que o catálogo impresso possa ser útil tanto naqueles momentos em que os terminais estejam todos ocupados ou quando falta energia na biblioteca. Manter o impresso apenas com os materiais antigos e o OPAC apenas com os mais recentes é perda de dinheiro e de tempo, além de atrapalhar a vida do usuário pois ele, o usuário, não tem obrigação de saber quais livros procurar em cada catálogo. A resposta certa é a letra B, realizar a conversão retrospectiva, que como o próprio nome indica converte o catálogo antigo em formato eletrônico.
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28. Usando a Classificação Decimal Universal para classificar um “dicionário de pedagogia em alemão”, os bibliotecários de uma unidade de informação chegaram às seguintes notações válidas: 37(038)=112.2, =112.2:37(038) e (038)37=112.2. Isso é possível graças
(A) ao princípio de síntese.
(B) aos símbolos e auxiliares especiais.
(C) à inversão na ordem de citação.
(D) à inversão na ordem de arquivamento.
(E) à estrutura enumerativa do sistema.
Questão interessante. 37 é pedagogia. =122.2 é alemão e (038) é a forma de dicionário. Essas três formas são possíveis pois a ordem de citação não é obrigatória, então cabe ao bibliotecário determinar qual aspecto ele quer privilegiar na notação.
Resposta: C
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29. A literatura especializada define linguagem documentária como uma linguagem construída, cujo objetivo é tratar a informação com vistas à sua recuperação. A construção desse tipo de linguagem é baseada em parâmetros linguísticos e em uma estrutura que inclui
(A) controle terminológico, política de indexação e padrões.
(B) linguagem natural, análise conceitual e tradução de termos.
(C) textos, normalização e hipóteses de organização.
(D) léxico, sistema de relações e regras de combinação.
(E) seleção de conceitos, sintaxe e sistema de notação.
Questão que exige paciência e leitura atenta. Note que ele se refere à estrutura da linguagem. Logo, A, B, C e E não podem estar corretas, pois cada uma delas traz algo que está fora da estrutura de uma linguagem documentária. Resta apenas a letra D, correta.
30. Em relação às bibliotecas digitais, considere:
I. Não se limitam a oferecer informações referenciais dos documentos, mas permitem, aos usuários, o acesso direto ao documento primário em sua forma digital.
II. Criar um ambiente compartilhado e armazenar e processar informação em múltiplos formatos estão entre as suas tarefas.
III. O acesso universal está atualmente garantido considerando que a internet, a grande biblioteca digital, está disponível para a maioria da população.
IV. O suporte digital resolve a questão da preservação da informação, superando os problemas da obsolescência das tecnologias de preservação, armazenamento e recuperação e, dada a facilidade de avaliação de dados pela mídia digital, da autenticidade da informação.
Está correto o que se afirma APENAS em
(A) II e III.
(B) III e IV.
(C) I e II.
(D) I e III.
(E) II e IV.
Um forma simples de responder esse tipo de questão é identificar as mais fáceis, estejam corretas ou incorretas. A III está claramente incorreta. Logo, ficamos em dúvida apenas entre as opções C e E. Como a afirmativa II está nas duas, estamos em dúvida entre I e IV. A IV está errada pois estrapola os limites atuais dos suportes digitais. Logo, a resposta correta é a opção C.
32. Um usuário interessado em um determinado assunto tem acesso direto, sem intermediários, por meio de recurso na web, a coleções de bibliotecas, utilizando interfaces amigáveis que lhe possibilitam pesquisar em mecanismos de busca, identificar fontes de informação, fazer reserva e emprestar materiais etc. Trata-se
(A) dos catálogos online de acesso público (OPACs).
(B) dos sistemas de interoperabilidade ou arquivos abertos (OAI).
(C) das bases de dados referenciais (BDRs).
(D) das tecnologias de informação e comunicação (TICs).
(E) dos agentes inteligentes de interface (AIIs).
Questão dada. Trata-se dos OPACS.
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41. Quanto à Gestão do Conhecimento, é correto afirmar que
(A) a disponibilidade de novos meios tecnológicos para armazenamento e acesso à informação representou o ponto mais importante para sua aceitação como teoria administrativa.
(B) representa uma maneira sofisticada de manipulação do trabalhador, retirando-lhe o que este tem de mais seu ? o conhecimento tácito ?, que é apropriado e devidamente equacionado pelas empresas. Nesse sentido, ela pode ser vista como aprimoramento das propostas Tayloristas de organização do trabalho.
(C) se tratou de um modismo que teve seu auge nos primeiros anos do presente século e que foi substituído pela Gestão da Informação. Sua fragilidade conceitual está relacionada à excessiva dependência da tecnologia e à indevida apropriação de seus conceitos por parte dos especialistas em informática, que a transformaram em uma verdadeira coqueluche organizacional.
(D) se trata de um conceito já sedimentado e incontroverso. Sua essência e viabilidade podem ser expressas no conhecimento explícito, registrado na forma de documentos dos mais diversos tipos, ou no tácito, aquele disponível pelos diversos colaboradores


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