segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

FUB – Análise de prova


FUB – Análise de prova
by GUSTAVO HENN on 17/04/2008
Agradeço a Maria Ivana pela prova.
Tenho que confessar que gostei dessa prova da FUB, feita pela CESPE. Achei melhor que a média, e menos confusa que as provas da própria organizadora. Devo dizer também que tiraram alguns coelhos da cartola, e encontraram, digamos assim, novas abordagens, novos pontos, para assuntos velhos, especialmente AACR2 e CDU.
Vamos às questões.
A Agência Bibliográfica Nacional (ABN) desempenha funções
relacionadas ao controle bibliográfico nacional. Acerca dessas
funções, julgue os itens subseqüentes.
51 No Brasil, a catalogação na fonte, uma das funções da ABN,
é desempenhada pelo Sindicato Nacional dos Editores de
Livros
 e pela Câmara Brasileira do Livro.
Corretíssima. Por quê quem faz a catalogação na fonte é o SNEL e a CBL? Ora, por quê eles têm acesso ao livro enquanto o livro está sendo feito, por isso é mais fácil para eles controlar esse procedimento. A ABN, que é a Biblioteca Nacional, recebe o livro já pronto.
Resposta: C
53 No Brasil, a Biblioteca Nacional é responsável pela tradução
e adaptação do código de catalogação anglo-americano
(AACR2), em cumprimento à sua função de agência
bibliográfica nacional, a qual deve determinar as regras de
catalogação a serem adotadas no país.
Quem é responsável pelo AACR2 no Brasil, a meu ver, é a FEBAB.
Resposta: E.
A função de marketing relaciona-se ao estabelecimento de trocas
voluntárias de valores entre a organização e seus mercados.
Julgue os itens a seguir acerca dessa relação de troca.
58 A troca é o conceito central do marketing e implica sempre
a oferta de um produto em troca de dinheiro.
59 A administração de marketing deve garantir que as trocas em
marketing desenvolvam-se de forma contínua e sistemática.
60 O marketing visa obter o melhor ajuste das relações de troca,
ou seja, entre a demanda do mercado e a oferta da
organização.
Quando se fala em marketing se fala em troca. Mas essa troca se dá entre quem? Entre a empresa e o cliente, ou entre a demanda do mercado e a oferta da organização. A confusão ocorre pelo fato de no dia a dia a gente trocar marketing por propaganda, que são bem diferentes.
58 – E 59 – C 60 – C
Julgue os itens que se seguem, de acordo com as regras gerais
para descrição estabelecidas no código de catalogação anglo-
americano (AACR2).
61 O título principal da obra deve ser transcrito exatamente com
a mesma redação, ordem, grafia, pontuação e uso de
maiúsculas utilizados na fonte principal de informação.
Deve ser transcrito com a mesma redação, até com a mesma ordem, vá lá. Mas não com a mesma grafia nem com a mesma pontuação nem com o uso de maiúsculas.
Resposta: E
62 Quando nenhuma indicação de responsabilidade aparece
com destaque no documento, deve-se construir uma
indicação de responsabilidade ou extrair uma do conteúdo
do documento.
Deve-se entrar pelo título, jamais “construir” nem inventar uma indicação de responsabilidade.
63 É correto usar a indicação
[Brasil?], na área de publicação, quando nenhum lugar provável de publicação
puder ser determinado e quando há incerteza quanto a ser o
Brasil o país de publicação.
Vou precisar conferir nos meus livros. Mas, sempre que houver incerteza e a informação for tirada de uma fonte que não é a fonte principal de informação para a área, deve colocar o elemento entre colchetes e com a interrogação.
Resposta: C
A respeito das notações e símbolos da classificação decimal
universal (CDU), julgue os itens seguintes.
69 O sinal de adição +, a barra oblíqua / e os dois pontos : são
indicadores de relação que só podem ser usados para ligar
símbolos da mesma natureza como, por exemplo, números
principais a números principais.
Questões interessantes sobre o uso das tabelas da CDU. Esses sinais realmetne só podem ser usadas entre os números das tabelas principais. Se for para relacionar um número principal com uma tabela auxiliar, usa-se o símbola da própria tabela auxiliar. Questão interessante.
Resposta: C
70 As notações 81*BR060 e 81#BR060
são equivalentes e os símbolos * e # antecedem um conceito inexistente na CDU.
Penei pra encontrar. Mas encontrei. Realmente, o jogo da velha # pode ser utilizado com a mesma função do asterisco.
Where alpha characters do not occur, a symbol is needed to replace the asterisk, and there is an obvious candidate — the hash #. It is already commonly used (especially in north American usage) to mean ‘number’, and would be easily and intuitively understood, e.g. as the atomic number of an element:
546.791.027*238 Uranium 238
could become:
546.791.027#238 Uranium 238
Resposta: C
As funções gerenciais em uma biblioteca universitária envolvem
o planejamento, a direção e o controle de todas as demais funções
para que os objetivos e metas da biblioteca sejam atingidos.
Julgue os itens seguintes considerando asfunçõesdobibliotecário
gerente em uma biblioteca universitária.
79 O bibliotecário gerente, ao desempenhar a função de
planejamento, deve verificar se os resultados planejados
estão sendo alcançados e obter informações úteis para o
desenvolvimento de ações corretivas.
Planejar é prever. É futuro. Essa parte de acompanhamento está mais para o controle.
Resposta: E
80 Na função de direção, o bibliotecário gerente é responsável
pela implementação dos planos e acompanhamento de sua
execução.
Correto. O diretor vai implementar e acompanhar a execução.
Resposta: C
81 Quando exerce a função de controle, é atribuição do
bibliotecário gerente definir, previamente, o que deve ser
executado, os responsáveis pelas atividades, quem deve
executá-las e quando devem ser executadas.
Quem define previamente está planejando. Note que ele trocou as bolas, propositadamente, é claro.
Resposta: E
82 As funções gerenciais implicam o relacionamento
interpessoal do bibliotecário gerente com seus subordinados,
com representantes da organização e com indivíduos
externos a ela.
Correto. Achei um tanto vaga, mas o relacionamento interpessoal é inevitável.
Resposta: C
Acerca da alfabetização informacional, processo relacionado à
educação de usuários, julgue os itens a seguir.
96 É um tipo de treinamento de curto prazo oferecido aos
usuários da biblioteca com o objetivo de orientá-los acerca
dos recursos e serviços da biblioteca.
Alfabetização informacional é um tema interessante. Gostei de ter sido tratado aqui. Não se trata de um treinamento de curto prazo de forma alguma.
Resposta: E
97 Em sua concepção cognitiva, a alfabetização informacional
tem como foco principal a forma como os indivíduos desenvolvem o processo de compreensão da informação e a utilizam em situações específicas.
Resposta: C
As linguagens de indexação diferenciam-se em função de
diversos critérios, tais como o arranjo, os tipos de palavra
empregados, os tipos de relacionamento estabelecidos entre os
termos e o princípio de construção. A respeito desses critérios e
dos tipos de linguagem de indexação, julgue os itens subseqüentes.
103 Todo tipo de linguagem de indexação estabelece algum tipo de relacionamento entre os termos.
Não canso de dizer: muito cuidado com essas palavras absolutas. Todo, tudo, sempre, nunca. É bom sempre ter cuidado.
Resposta: E
104 O arranjo sistemático é empregado tanto nas classificações quanto nas listas de cabeçalhos de assunto.
É praticamente impossível sistematizar uma lista, ainda que de cabeçalho de assunto.
Resposta: E.
105 A construção de qualquer tipo de linguagem documentária deve levar em conta as necessidades dos usuários e os tipos de serviço de informação oferecidos pela biblioteca.
Correto. Embora o termo construção não seja o melhor, pois nem sempre se constrói uma linguagem em uma biblioteca. PAra mim, o melhor seria “adoção”. Mas isso é outra história.
Resposta: C
106 As linguagens pré-coordenadas fazem maior uso de termos compostos em relação às linguagens pós-coordenadas.
Correto. Óbvio. A linguagem pré-coordenada combina os termos no momento da indexação. Então, o que em um tesauro seria História. Brasil. Século XVIII. Em uma ficha catalográfica seria: História do Brasil no Século XVIII ou algo do tipo História – Brasil – Séc. XVIII. Um termo muito mais longo para que seja possível abarcar mais conceitos.
Resposta: C
Julgue os itens que se seguem acerca da compra de microcomputadores e de material bibliográfico para uma biblioteca de uma instituição federal de ensino superior por meio
de licitação.
119 No edital de licitação, deve constar a especificação completa dos equipamentos, incluindo a marca e o fabricante.
Essa questão vai mais fundo na lei 8666/93. É preciso parar e pensar. Se no edital eu já coloco a marca e o fabricante, logo, estou sendo tendencioso, querendo favorecer alguém. Isso não pode. Quando só há uma marca ou um fabricante ou ainda um único representante para um produto, então não tem exigência de licitação.
Resposta: E
120 A compra só poderá ser realizada à vista, uma vez que a modalidade de compra por licitação não prevê o parcelamento do pagamento.
Errado. Como o governo construíria edifícios fabulosos, verdadeiros palácios, pagando à vista? De qualquer forma, para se ter certeza é preciso ter lido a lei.
Resposta: E

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