segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Concurso do Instituto Evandro Chagas


Concurso do Instituto Evandro Chagas Análise de prova
by GUSTAVO HENN on 24/05/2010

18. Existem diversos métodos de medição de dados, que se assemelham ou possuem características diferentes, voltados para avaliar a ciência e os fluxos da informação. Marque a alternativa correta quanto ao método de medição e seu conceito.
A) A cientometria preocupa-se com a dinâmica da ciência, como atividade social, tendo como objetos de análise a produção, a circulação e o consumo da produção científica.
B) A bibliometria tem como objeto de estudo assuntos e palavras encontradas nos textos dos documentos.
C) Webometria estuda os documentos eletrônicos disponibilizados nos sítios da WEB.
D) A informetria tem como objeto de estudo a análise apenas dos processos de comunicação informal.
Na minha opinião, a B também pode estar correta. Mas é questão de interpretação. A opção A está mais correta de qualquer forma.
19. No âmbito dos esforços para quantificar os produtos da atividade científica, destacam-se três importantes pesquisadores que deram origem as três mais conhecidas leis bibliométricas conforme descrito abaixo:
A) Lei de Bradford ou “Lei do Mínimo Esforço” que consiste em medir a frequência do aparecimento das palavras em vários textos, gerando uma lista ordenada de termos de uma determinada disciplina ou assunto.
B) Lei de Lotka ou “Lei do Quadrado Inverso” que consiste na medição da produtividade dos autores num determinado periódico.
C) Lei de Bradford ou “Lei de Dispersão”, permite, mediante a medição da produtividade das revistas, estabelecer o núcleo e as áreas de dispersão sobre um determinado assunto em um mesmo conjunto de revistas.
D) Lei de Zipf ou “Lei do Mínimo Esforço” que consiste na medição da correlação entre palavras que aparecem no texto e palavras que aparecem no resumo do documento.
Gabarito C
23. Segundo Vergueiro (1989), a política de desenvolvimento de coleções é um instrumento para desencadear o processo de formação e crescimento de coleções, constituindo-se num documento formal elaborado pela equipe, para definir critérios na utilização de recursos. No descarte de coleções, o critério de maior relevância deve ser
A) títulos que não tenham sido utilizados num período superior a 10 anos.
B) obras em língua portuguesa.
C) obras de elevado cunho político.
D) obras de elevado cunho religioso.
Fácil essa. Apenas ter bom senso para acertar.
25. O processo de Desenvolvimento de Coleções abrange a política de seleção, aquisição e avaliação do acervo. Modernamente estão inseridas as obras em suporte eletrônico. É correto afirmar que
A) a cobertura temática que inclui o núcleo básico, o complementar e outras áreas são critérios observados no processo de aquisição.
B) a seleção qualitativa de títulos é superior ao critério adotado para a seleção quantitativa.
C) a idade do acervo não é considerada como critério de avaliação para a compra de acervo.
D) desbaste e descarte são ações que se realizam com o fim de retirar o livro de circulação.
A resposta do gabarito é A. Não tenho certeza, preciso pesquisar, mas acho que a cobertura temática é preocupação da seleção. De qualquer forma, ainda que esteja correta, a opção D também está, pois desbaste e descarte retiram o livro de circulação, embora o desbaste não signifique o descarte do livro.
26. Marque a alternativa que indica a expressão latina correta para indicar erro nas transcrições.
A) apud
B) ibidem
C) [sic]
D) sic
[sic] não significa erro na transcrição. O enunciado foi mal elaborado, acabou ficando dúbio. O [sic] significa que foi transcrito exatamente como está no original. Ou seja, o erro não foi de quem transcreveu nem na transcrição, o erro está no original. É muito utilizado quando se faz catalogação de títulos escritos em regras ortográficas e gramaticais antigas. Por exemplo, ideia não tem mais acento, mas antes tinha. Então deve-se indicar [sic] para dizer ao usuário que está assim no original. Agora, para acertar essa questão bastava lembrar que entre [colchetes] vai toda inserção do catalogador, e só tem a letra C com esse detalhe.
31. O vocabulário estruturado DeCS – Descritores em Ciências da Saúde, foi criado pela BIREME para servir como linguagem única na indexação de documentos, assim como, para ser usado na pesquisa e recuperação de assuntos da literatura científica nas fontes de informação disponíveis na BVS – Biblioteca Virtual em Saúde. É correto afirmar que
1. DeCS é um vocabulário controlado bilíngüe de indexação de artigos de periódicos científicos.
2. DeCS integra a metodologia LILACS e é um componente integrador da BVS.
3. no DeCS, além da utilização dos termos médicos originais do MeSH – Medical Subject Headings, foram
desenvolvidas as áreas específicas de Saúde Pública, Homeopatia, Ciência e Saúde e Vigilância Sanitária.
4. DeCS foi desenvolvido a partir do MeSH com o objetivo de permitir o uso de terminologia para pesquisa em
três idiomas.
O correto está apenas em:
A) 1 e 2.
B) 1 e 3
C) 2 e 3.
D) 2, 3 e 4.
Gabarito D
Tudo sobre o DECS.
O vocabulário estruturado e trilíngue DeCS – Descritores em Ciências da Saúde foi criado pela BIREME para servir como uma linguagem única na indexação de artigos de revistas científicas, livros, anais de congressos, relatórios técnicos, e outros tipos de materiais, assim como para ser usado na pesquisa e recuperação de assuntos da literatura científica nas fontes de informação disponíveis na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) como LILACS, MEDLINE e outras.
33. A metodologia SeCS – Seriados em Ciências da Saúde, sistema desenvolvido pela BIREME e distribuído às bibliotecas cooperantes do Sistema, adota o procedimento
A) descrição dos títulos das revistas segue as normas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.
B) alimentação do Catálogo Coletivo SeCS é feita trimestralmente pelas bibliotecas que integram a BVS.
C) descrição bibliográfica dos títulos das revistas segue a norma ISBD(S) – International Standard Bibliographic
Description (Serials).
D) indexação no catálogo SeCS documentos como: artigos de periódicos, anais de eventos, teses e
dissertações.
catálogo coletivo SeCS – Seriados em Ciências da Saúde, é um catálogo de revistas científicas produzido de forma cooperativa pelas instituições que integram a Biblioteca Virtual em Saúde através do Sistema Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde.
Gabarito C
47. No Programa Qualis, os periódicos classificados pelas áreas de avaliação da CAPES, são enquadrados em estratos indicativos de qualidade, a saber:
A) A1, B2 e C3.
B) A, B e C.
C) A1, A2, B1, B2, B3, B4, B5 e C.
D) A1, A2, B1, B2 e C.
Essa questão é basicamente de atualidade. Um bibliotecário deve estar por dentro de tudo que serve para avaliar periódicos. Tanto para poder informar melhor o usuário, quanto para poder fazer boas aquisições. O Qualis é um dos principais. Antes, era apenas A, B e C. Mas há um tempo mudou, e nós escrevemos sobre isso aqui no blog e alertávamos que isso seria cobrado em prova. Quem está por dentro, acertou.

Nenhum comentário: