segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

BNDES – Análise de prova


BNDES – Análise de prova

Por Adriana Lorente.
31) Ao definir os critérios que nortearão o regulamento do serviço de circulação, formalizando direitos e deveres do usuário, o bibliotecário cumprirá uma das funções de sua unidade de informação, identificada com a fase de
(A) dinamização das coleções.
(B) desenvolvimento de acervo.
(C) planejamento de políticas.
(D) modelagem organizacional.
(E) processamento técnico.
Resposta do gabarito: A
Parece que a resposta está no livro de Maciel e Mendonça (Bibliotecas como organizações). Eu não tenho a obra, quem tiver por favor confirme: “Serviços de Dinamização de Coleções representa o conjunto de atividades, processos e procedimentos que a biblioteca faz como forma de garantir o bom atendimento ao usuário.”
Uma vez que o enunciado da questão não limita a resposta à opinião de determinado autor, acredito que possa haver duas alternativas corretas: A e C.
A Almeida (Planejamento de bibliotecas e serviços de informação), define políticas como planos gerais de ação que orientam a tomada de decisão; permitem definir questões previamente, evitando repetição de análises. Há políticas relativas às diversas áreas de atuação, entre elas, as políticas de atendimento (que incluem o regulamento do serviço de circulação). De acordo com esta definição, a alternativa C também pode estar correta, já que o planejamento de políticas pressupõe a definição de critérios para o serviço de circulação (inclusive), “formalizando direitos e deveres do usuário”.
32 No contexto de uma unidade de informação, a investigação de primeira mão, que implica a “análise e coordenação dos aspectos econômicos, sociais e de outros aspectos interrelacionados de um grupo selecionado” (BONE, 1976), é denominada
(A) planejamento estratégico.
(B) estudo de comunidade.
(C) avaliação do acervo.
(D) disseminação seletiva.
(E) análise da informação.
Resposta do gabarito: B
O enunciado trata de aspectos relativos a um grupo e a alternativa B é a única que alude à idéia de grupo. As outras são automaticamente descartadas.
33 A identificação de pontos fortes e fracos na estrutura e no funcionamento de uma unidade de informação, o conhecimento da realidade e potencialidade existente, de modo a compreender a natureza e a causa dos problemas, e a descoberta de soluções que permitam melhorar a eficiência e a eficácia são objetivos específicos do
(A) diagnóstico.
(B) relatório.
(C) controle.
(D) estatuto.
(E) planejamento.
Resposta do gabarito: A
É o famoso copia-e-cola do clássico da Almeida. Ao lado do Lancaster, tem lugar garantido em todas as provas. É imprescindível lê-lo amiúde. Esta questão foi tirada da página 53.
36 O PIMS (Profit Impact of Market Strategic) é uma base de dados administrada pelo Strategic Planning Institute, cujo objetivo é
(A) definir necessidades de informação estratégica para a criação de filtros eficazes na operacionalização de seu sistema de inteligência competitiva.
(B) disseminar informações para identificar os FCS de uma determinada empresa para auditorias e estratégias e análise das competências essenciais.
(C) disponibilizar informação relevante e de caráter concorrencial e comercial para apoiar processos de planejamento estratégico das empresas.
(D) permitir a identificação das características, condições ou variáveis que deverão ser devidamente monitoradas e gerenciadas pela organização.
(E) fornecer dados para a vantagem competitiva como resultado de uma série de investimentos realizados pela empresa para a definição de sua posição de mercado.
Resposta do gabarito: C
Será que alguém estudou o PIMS?
PIMS é hoje é uma base de dados de estratégias empresariais, usada para identificar estratégias de vencimento, para guiar o pensamento estratégico e a medida estratégica; uma metodologia para diagnosticar problemas e oportunidades de negócio, e para medir o potencial do lucro de um negócio. [tradução nossa]
O nome Impacto da Estratégia de Mercado descreve o propósito essencial da construção e do uso da base de dados do PIMS, qual seja o de identificar e quantificar os fatores não financeiros, principalmente a estratégia de mercado das empresas, que exercem impacto sobre a sua lucratividade, bem como outros indicadores de desempenho. (BUTTERFIELD, Leslie. O valor da propaganda. São Paulo: Cultrix, 2005.)
PIMS é um centro mantido por empresas de todos os tipos, que se comprometem a fornecer informações completas sobre estratégias que utilizam e os respectivos resultados. Estes dados servem de input a um programa de computador que determina os pontos em comum entre várias estratégias e identifica os fatores responsáveis pelo êxito ou fracasso. Thomas Peters e Nancy Austin referem-se ao PIMS como a base de informações estratégicas mais abrangente do mundo.
37 Observe a citação de Lemos (1998), apresentada a seguir. [... A] biblioteca [...] que, proporcionando todos ou a maior parte dos serviços de uma biblioteca tradicional, inclusive o acesso aos textos dos documentos, somente existiria de forma latente (como a imagem fotográfica, registrada no negativo, mas ainda não revelada), mostrando-se na medida em que, lançando mão dos recursos disponíveis na internet, com o emprego dos vínculos de hipertexto, o usuário fosse colhendo aqui e ali as informações de seu interesse (LEMOS, 1998). A biblioteca acima caracterizada é a
(A) midiática.
(B) referencial.
(C) híbrida.
(D) digital.
(E) virtual.
Resposta do gabarito: E
Mesmo para quem nunca tenha lido a definição acima, a interpretação do trecho “forma latente (como a imagem fotográfica, registrada no negativo, mas ainda não revelada)” permite perceber a conotação de algo não palpável (o virtual).
O trecho “acesso aos textos dos documentos” elimina a alternativa B.
A biblioteca digital é aquela que teve os seus itens digitalizados, os documentos foram armazenados de forma digital (disponibilizando o acervo através de acesso online), logo, a parte física existe ou já existiu – o que descarta a “forma latente”. Errada.
O mesmo acontece com a biblioteca híbrida que não é totalmente digital, nem totalmente impressa, mistura informações impressas e digitais; mesmo que exista informação digital que exista, o papel permanece.
A letra A só está na questão pra confundir, pois a literatura da área não consagrou a expressão “biblioteca midiática”.
38 Considerando a comunicação através de redes de computadores, surge no mercado um profissional que seleciona, organiza, recupera e dissemina a informação em ambiente Web. Esse arquiteto da informação tem como pano de fundo do cenário Web a
(A) flexibilidade, a velocidade e a quebra de espaços geográficos.
(B) velocidade, a quebra de espaços geográficos e a usabilidade.
(C) usabilidade, a flexibilidade e a sobrecarga informacional.
(D) sobrecarga informacional, a arquitetura e a navegabilidade.
(E) arquitetura, a navegabiblidade e a organização da informação.
Resposta do gabarito: A
É o tipo da pergunta sem sentido, que não avalia nada. Ao meu ver, todas as opções são pano de fundo do cenário Web só que, como a pergunta foi extraída do texto da Blattmann (indicado no programa), o gabarito marcou a resposta da autora, letra A. O enunciado, entretanto, não limita a resposta à opinião da Blattmann, cabendo, então, recurso.
Algumas citações, somente a título de exemplo:
“Usabilidade é a ferramenta da Web.” Jakob Nielsen citado por Pollyana Ferrari (Jornalismo digital. São Paulo: Contexto, 2003.)
“Usabilidade. O termo, amplamente empregado pelos projetistas de sítios na Internet, tem significado intuitivo: facilidade de uso, de manejo. [...] Ao introduzir a questão, o guru do webdesign Jakob Nielsen defende que “a usabilidade governa a web”.” (Revista sp.gov)
Sobrecarga informacional: “Atualmente, a informação está disponível de maneira rápida, barata e disseminada. Assim, não é de se admirar que todos se queixem do excesso de informação. Note que hoje em dia o problema não é o acesso à informação, mas sua sobrecarga. [...] Quantos de nós recebem no cotidiano uma enxurrada de mensagens via correio eletrônico?” (Revista Urutaguá)
“Vivemos um período [...] de expansão de informação desde meados da década de 1990. A informação on-line disponível duplica a cada seis meses, e todos sabemos a vertiginosa escalada que esse crescimento exponencial produz. A sobrecarga de informação apresentada por bilhões ou mais de páginas HTML nos forçou a desenvolver novas ferramentas para administrar essa saturação [...].” (JOHNSON. Emergência. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2003.)
42 Na indexação, a ponderação, os elos e os indicadores de função são considerados dispositivos de
(A) pertinência.
(B) relevância.
(C) sobrecidade.
(D) precisão.
(E) revocação.
Resposta do gabarito: D
Questão clássica de indexação. Tem que ser ponto garantido numa prova.
Precisão é a capacidade do SRI de impedir a recuperação de documentos não relevantes; os dispositivos que promovem a precisão reduzem o tamanho das classes, restringem a definição dos descritores e aumentam o tamanho do vocabulário.
Eis bons materiais sobre o assunto: aqui e aqui.
43 Ao desenvolver pesquisa bibliográfica para catalogar uma obra muitas vezes editada e traduzida, o bibliotecário constatou que a mesma aparecia nas fontes sob vários títulos, impondo a necessidade de uso de um título em particular, que a representasse como um todo. Neste caso, o Código de Catalogação em vigor prescreve um título, a ser indicado no campo 240 no formato MARC 21, identificado como
(A) original.
(B) equivalente.
(C) principal.
(D) variante.
(E) uniforme.
Resposta do gabarito: E
O AACR2 prevê o uso de título uniforme “para reunir todas as entradas de uma obra, quando aparecerem apresentações diferentes dessa obra sob vários títulos”. A indicação do campo 240 do MARC foi uma dica a mais para acertar a questão, pois quem não conhecia a previsão do AACR2, mas conhece o MARC, sabe que o campo 240 é destinado ao título uniforme.
46 No controle de vocabulário, com o uso de tesauros, as simbologias UF e NT, respectivamente, significam
(A) usado para e termo específico.
(B) termo genérico e termo específico.
(C) termo associativo e usado para.
(D) termo relacionado e termo genérico.
(E) termo preterido e termo preferido.
Resposta do gabarito: A
Uma das mais fáceis da prova. O Bê-A-Bá do estudo de tesauros é a definição das simbologias:
BT Broader Term = TG Termo Genérico
NT Narrower Term = TE Termo Específico
RT Related Term = TR Termo Relacionado
USE (é o termo autorizado)
UF Used For = UP Usado Para (é o termo preterido)
SN Scope Note = NE Nota de Escopo
47 O cabeçalho de entrada de entidade coletiva que NÃO está de acordo com o previsto no Código de Catalogação em vigor é
(A) Companhia de Desenvolvimento Econômico do Paraná.
(B) Rio de Janeiro. Coordenação do Tesouro Municipal.
(C) Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (Brasil).
(D) Brasil. Coordenação do Sistema de Tributação.
(E) Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos.
Resposta do gabarito: B
Questão moleza. Todas as cidades têm como acréscimo as siglas dos Estados. Assim, como a Coordenação é do Tesouro Municipal, a entrada deveria ser:
Rio de Janeiro (RJ). Coordenação do Tesouro Municipal.
50 Um registro MARC21 consiste de três componentes principais:
(A) diretório, etiquetas e registro.
(B) líder, diretório e campos variáveis.
(C) indicador, campos variáveis e subcampos.
(D) registro, subcampos e conteúdo dos elementos.
(E) conteúdo dos elementos, líder e etiquetas.
Resposta do gabarito: b
51 Antes de iniciar a indexação de filmes é preciso estabelecer quais os itens que se deseja recuperar quanto à(ao)
(A) imagem e à linguagem.
(B) linguagem e ao conjunto todo.
(C) organização e ao produtor.
(D) armazenamento e à organização.
(E) conjunto todo e à imagem (plano a plano).
Resposta do gabarito: E
Entendi que a recuperação como conjunto é aquela de caráter geral, analisando o item como se analisa qualquer outro documento (livro, por ex.). A indexação plano a plano é mais específica, podendo abranger iluminação, enquadramento, câmeras, trilha sonora, ordem das imagens, montagem, figurino.
“[...] análise fílmica por planos [...]: os ângulos, o tempo de duração, enquadramento, iluminação, profundidade do campo, movimento das câmeras, descrição de personagens, objetos, lugares, sonoridades como a música, o diálogo e os ruídos.”
Vale a pena dar uma lida.
58 O COMUT intermedia solicitações de documentos estrangeiros, utilizando o:
A) IBICT
B) BDLSC
C) DARAStar
D) RENPAC
E) CCN
Resposta do gabarito: B
O enunciado da questão não restringe os “documentos estrangeiros” àqueles apenas localizados em bibliotecas estrangeiras, logo, os documentos estrangeiros existentes nas bibliotecas nacionais podem, sim, ser recuperados/intermediados utilizando-se o CCN – o que torna também correta a alternativa E.
No site do IBICT, lê-se que o CCN permite “a difusão, identificação e localização das publicações seriadas nacionais e estrangeiras, em C&T, existentes no país” e, em 1999, passou “a interagir diretamente com o Sistema COMUT”.
Para exemplificar: pesquisando-se na base de dados do CCN, é possível localizar o periódico estrangeiro “Bulletin of economic research” (Inglaterra). A base de dados CCN indica que três bibliotecas no Brasil possuem exemplares do referido periódico – o que possibilita ao COMUT a intermediação de solicitações de documentos estrangeiros utilizando, sim, o CCN.
66 Uma das preocupações de bibliotecários que gerenciam informações na Web é a quebra de vínculos de endereços de páginas que, embora organizadas e atualizadas, são removidas subitamente. Nessas circunstâncias, os bibliotecários recorrem a softwares específicos para o acompanhamento de alterações e notificação de mudanças. Tais procedimentos objetivam a qualidade das informações disponibilizadas para o usuário, fundamentada no critério da
(A) flexibilidade.
(B) credibilidade.
(C) singularidade.
(D) funcionalidade.
(E) interoperabilidade.
Resposta do gabarito: B
Mais um copia-e-cola do artigo da Blattmann, p. 10
“Algumas preocupações que mais afligem os bibliotecários na Internet são as páginas bem organizadas e atualizadas que de um momento para o outro são removidas da Web, provocando a quebra dos vínculos de endereços e causam a descrédito da informação, para tanto, a verificação constante dos vínculos e atualização destas informações possibilitam a credibilidade do usuário pelas informações disponibilizadas. Para facilitar a constante verificação de vínculos dos sites, existem softwares específicos para o acompanhamento das alterações efetuadas, onde por meio de uma mensagem o usuário é alertado sobre as mudanças.”
68) Valentim divide o mercado de trabalho do bibliotecário, no Brasil, em três grandes grupos:
A) ocupado; desocupado, a ocupar.
B) existente; proativo; virtual.
C) atual; prospectivo; não ocupado.
D) de tendências; tradicional; existente e não ocupado.
E) tradicional; existente e não ocupado; de tendências.
Resposta do gabarito: E
As alternativas D e E estão iguais (apenas a ordenação é diversa). Não sei se foi simples erro de digitação ou se a Cesgranrio está planejando alguma “armadilha” com esta questão…
70 Dentre as técnicas de monitoramento e de verificação dos ambientes interno e externo, empregadas em processos de planejamento estratégico, para avaliação do posicionamento da organização e de sua capacidade de competição na gestão do conhecimento, encontra-se a
(A) KDD
(B) GED
(C) WEAKNESS
(D) SWOT
(E) OLTP
Resposta do gabarito: D
A sigla SWOT significa Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças).
S e W são os fatores do ambiente interno (posicionamento da organização); O e T, são do externo (capacidade de competição).




Nenhum comentário: