quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Coleções em bibliotecas universitárias:

Coleções em bibliotecas universitárias: manifestações da produção científica
Fonte: Encontros Bibli

Sayonara Lizton Nascimento-Andre

Resumo

Pesquisa que trata do tema coleções em bibliotecas universitárias, abordando os aspectos envolvidos no processo de formação e desenvolvimento de coleções. Objetiva analisar as características da produção científica relacionadas à temática. Desenvolve uma pesquisa documental de natureza exploratória, descritiva e quali-quantitativa. O corpus de análise foi feito por meio de revistas internacionais que possuíam artigos indexados na base de dados da área de Ciência da Informação, Wilson Library Literature and Information Science Full Text, no período de 1998 a 2008 Caracteriza os autores, que publicaram nesses periódicos, observando as seguintes variáveis: formação dos autores e atuação profissional, vínculo institucional, sexo e tipo de autoria. Caracteriza os periódicos, destacando a revista que recebeu o maior número de publicações no tema e também o ano mais produtivo, ou seja, com mais artigos publicados. Categoriza as abordagens dos autores na temática central e realiza a análise qualitativa do conteúdo dessas abordagens, levantando pontos divergentes e convergentes dos autores. Os resultados obtidos possibilitaram traçar as características dos autores e de suas abordagens sobre coleções em BUs publicadas nos periódicos selecionados e que, assim participam da construção do conhecimento em Biblioteconomia e Ciência da informação no mundo.
Política de desenvolvimento de coleções para documentos eletrônicos: tendências nacionais e internacionais 
Fonte: Encontros Bibli
Geneviane Duarte Dias, Terezinha Elisabeth da Silva, Brígida Maria Nogueira Cervantes

Resumo

Apresenta os conceitos e as características da política de desenvolvimento de coleções. Em seguida, explora as definições e as peculiaridades que constituem um documento eletrônico, bem como, suas vantagens e aplicações.
Revela como as bibliotecas universitárias nacionais e internacionais estão trabalhando com a política de desenvolvimento de coleções para documentos eletrônicos, identificando um crescimento relevante e a expansão das políticas referentes aos documentos eletrônicos, ainda em evolução.

Nenhum comentário: