segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Concurso da UNIFESP – Análise de prova


Concurso da UNIFESP – Análise de prova
by GUSTAVO HENN on 21/09/2009
http://biblioteconomiaparaconcursos.com/2009/09/21/concurso-da-unifesp-analise-de-prova/http://biblioteconomiaparaconcursos.com/2009/09/21/concurso-da-unifesp-analise-de-prova/


Bom, ficamos felizes com o reconhecimento em uma questão (29) que envolvia o Bibliotecários Sem Fronteiras e a ExtraLibris, mostra que estamos fazendo um trabalho bem feito.
Vamos à prova.
Foi antes de mais nada uma prova incrivelmente cansativa. 60 questões só de biblio, e questões longas, com enunciado longo e alternativas longas para julgar. Como foram 60 questões, então muitos tópicos foram abordados. Deve ter sido difícil pra quem fez. Alguns enunciados confusos, justamente por conta do tamanho das questões.
Teve questões de “curiosidades” do tipo quem é o presidente do IBICT, ou que universidade publica tal periódico. Teve também questão pedindo a respectiva notação da CDD. Algumas questões diziam a fonte, outras não. Enfim, foi uma prova atípica. Em alguns aspectos acho que valoriza quem está mais “antenado” com as novidades.
08. São tipos de metadados empregados ou que
interessam às bibliotecas (TAMMARO e
SALARELLI, 2007):
I. MARC (USMARC para recursos digitais)
II. TEI
III. EAD
IV. ONIX
V. Dublin Core
VI. METDBR
O número de itens INCORRETOS é:
a) 0
b) 1
c) 2
d) 3
Questão tirada do livro A Biblioteca Digital, da Briquet de Lemos.Foi lançado em 2007, e foi explorado nessa prova. Quem não leu, trate de ler.
Esse tipo de questão é muito chato. Pois você não tem como eliminar alternativas sabidamente corretas ou erradas para depois apurar melhor a resposta. Você tem que estar certo do que vai fazer ou ter sorte para acertar. Nessa questão, apenas o METDBR não é um metadado que interessa à biblioteca. Na verdade, seria MTD BR. Tá na página 218 do livro.
Resposta: B
09. De acordo com a VANCOUVER, analise as referências abaixo:
I. Auler, JOC JR. Haemodilution in clinical anaesthesia. Minerva Anaestesiol., 2001; 67: 355-8.
II. Martins FILHO P. Direitos autorais na Internet. Ci
Inf. 1998; 27(2):183-8, 1998.
III. SILVA NETO CR. Deglutição na criança, no adulto e no idoso: fundamentos para odontologia e fonoaudiologia. São Paulo: Lovise; 2003.
Estão CORRETAS as referências indicadas em:
a) Nenhuma está correta.
b) Apenas a III está correta.
c) Apenas a II está correta.
d) Apenas a I está correta.
Poucas vezes vi questões envolvendo a VANCOUVER. Mas na área de saúde ela é uma norma bastante utilizada e não é surpresa ser exigida nesse concurso. Só não sei dizer se estava no edital.
Em geral, as maiores diferenças são que o sobre nome é normal, ou seja, somente a primeira letra em caixa alta, e o restante abreviado e junto, não tem pontuação nem espaço pra separar. Por exemplo: Halpern SD.
E também não se destaca o título de nada. Resposta correta: C.
12. Sobre fontes de informação em saúde, analise as afirmativas abaixo.
I. LIS – Localizador de Informação em Saúde – é o portal da Universidade Federal de São Paulo que contém o catálogo de fontes de informação em saúde disponíveis na Internet e selecionadas segundo critérios de qualidade.
II. DECS - Descritores em Ciências da Saúde – foi criado pela BIREME para uso na indexação de artigos de revistas científicas, livros, anais de congressos, relatórios técnicos, e outros tipos de materiais.
III. LILACS é uma base de dados cooperativa do Sistema BIREME e que compreende a literatura relativa às Ciências da Saúde, publicada nos países da Região, a partir de 1982.
IV. MEDLINE é uma base de dados da literatura internacional da área médica e biomédica, produzida pela NLM (National Library of Medicine, USA) e que contém referências bibliográficas e resumos de mais de 4.000 títulos de revistas publicadas nos Estados Unidos e em outros 70 países.
V. HISA é uma base bibliográfica voltada para a coleta e disseminação de informações referentes a estudos produzidos e/ou publicados, a partir de 1960, que tenham a Saúde Pública como tema central, os eventos e processos históricos como objetos das diversas disciplinas das Ciências Humanas, e a América Latina e o Caribe como dimensão geográfica.
O número de afirmativas CORRETAS é:
a) 2
b) 3
c) 4
d) 5
Questão para quem já tem alguma experiência em informação sobre saúde. A maioria bastante conhecida. Somente a I está errada. Resposta: C.
18. Analise os cabeçalhos abaixo:
NOME CABEÇALHO
I Michael G. – G., Michael
II Madame Amorim – Amorim, Madame
III Luís Boa Morte – Morte, Luís Boa
IV Mao Tsé-Tung – Tsé-Tung, Mao
V Ivan De La Peña – Peña, Ivan De La
Estão CORRETOS os cabeçalhos apontados em:
a) I, II e V
b) I, III e IV
c) II, III e IV
d) II, III e V
Questão muito interessante sobre o cabeçalho correto. É AACR2 roots. Eu não sabia a resposta. Mas sei que nomes que formam expressão não são separados. Monte Castelo, Boa Hora, Boa Morte não se separam. Então a III está errada. A única alternativa que não tem a III é a letra A.
26. Sobre a evolução dos estudos de usuários, analise as afirmativas abaixo:
I. Os estudos de usuários na década de 60 eram de natureza qualitativa e detalhavam os diversos tipos de comportamento informacional (information behaviour).
II. Na década de 70, destacam-se os estudos que tiveram a preocupação de identificar como a informação era obtida e usada, como por exemplo, estudos sobre transferência/acesso à informação, utilidade da informação e tempo de resposta.
III. Na década de 80, os estudos se preocupavam apenas com os aspectos do funcionamento das unidades da informação e não com uma discussão mais aprofundada de comportamento e necessidades individuais dos usuários.
IV. Passou-se de uma fase quantitativa para uma fase qualitativa quando os estudiosos do comportamento de busca da informação perceberam que as pesquisas com métodos
quantitativos não contribuíam para a identificação das necessidades individuais e para
a implementação de sistemas de informação adequados a essas necessidades.
O número de alternativas CORRETAS é:
a) 1
b) 2
c) 3
d) 4
29. Algumas iniciativas de bibliotecários brasileiros estão ajudando na divulgação da biblioteconomia e de suas atividades no bojo da Web 2.0. Entre elas, podemos citar:
a) Bibliotecários Sem Fronteiras e ExtraLibris
b) CFB e International Librarians
c) Bibliotecários Anarquistas e BiblioLoucos
d) IBICT e Bibliotecários Anarquistas
35. A Biblioteca On-Line da UNIFESP Virtual oferece acesso a:
I. Revistas eletrônicas gratuitas.
II. Periódicos sobre ead.
III. Livros médicos gratuitos.
IV. Tutorais de informática.
V. Arquivos multimídia.
VI. Opac das bibliotecas unifesp.
O número de itens INCORRETOS é:
a) 0
b) 1
c) 2
d) 3
38. Vários softwares de automação disputam o concorrido mercado das Bibliotecas Universitárias. Com uma grande penetração no mercado brasileiro, o software utilizado pelas Bibliotecas da UNIFESP, é o:
a) PHL
b) Sophia
c) Pergamum
d) OpenBiblio
As duas questões acima também favorecem quem tem experiência na área de saúde ou conhece a biblioteca da UNIFESP. Já falei aqui em outras oportunidades, sejam curiosos sobre o local para onde vocês prestam concurso pois pode ser que trabalhem lá um dia. Sempre, ou quase sempre, caem questões assim. Até por que a idéia é trazer para a biblioteca alguém que já conheça o trabalho. Quem teve essa curiosidade ganhou as questões.

Nenhum comentário: