segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Publicado os anais do 1º Fórum de Pesquisa em Biblioteca Escolar


Publicado os anais do 1º Fórum de Pesquisa em Biblioteca Escolar
 DIEGO IZAC

Os encontros científicos são peças fundamentais no processo de comunicação científica e atualização profissional. Neles os bibliotecários podem atuar como organizadores, ouvintes e/ou palestrantes, sejam em palestras, mesas redondas ou conferências, em apresentações de trabalhos na modalidade pôster ou oral, relatando e divulgando suas pesquisas, teorias e práticas profissionais.
A publicação dos trabalhos e dos principais temas discutidos é feita por meio dos anais, que podem ser publicados em diversos formatos, impresso e digital.
Nos dias 24 e 25 de maio deste ano foi realizado o 1º Fórum de Pesquisa em Biblioteca Escolar na Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, promovido pelo Grupo de Estudos em Biblioteca Escolar (GEBE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O tema era a pesquisa científica e de extensão com foco em biblioteca escolar; a formação profissional do bibliotecário escolar e o registro do conhecimento. No evento estavam presentes profissionais, pesquisadores e representantes de entidades de classe, nacionais e internacionais.
Recentemente foram publicados os anais do evento no site do GEBE. Os textos presentes no documento mostram as temáticas debatidas e discutidas durante os dois dias do evento, relatando as ações de instituições acadêmicas, órgãos públicos e movimento associativo. São elas: formação de discentes, educação continuada (cursos de especializações: presencial e a distância), produção de publicações (revista científicas) e de bibliografias (locais e gerais), ações de extensão, relatos de grupos de pesquisas (acadêmicos e profissionais), desenvolvimento e implementação de redes de bibliotecas escolares e avaliação de políticas públicas.
Além desse evento, o GEBE, desde 1998, vem contribuindo positivamente para o desenvolvimento de pesquisas, realizações de eventos, apresentações de trabalhos em encontros estudantis e profissionais e publicações de livros e outros documentos relacionados à temática biblioteca escolar. Destacamos os seguintes: I e o III Seminário Biblioteca Escolar; os livros “Biblioteca escolar: conhecimentos que embasam a prática”, “Como orientar a pesquisa escolar: estratégias para o processo de aprendizagem” e “Como usar a biblioteca na escola: um programa de atividades para o ensino fundamental”; e o documento “Biblioteca escolar como espaço de produção do conhecimento: parâmetros para bibliotecas escolares”.
Para saber mais informações sobre o GEBE e suas iniciativas ligadas a bibliotecas escolares, como a base de dados LIBES (Literatura Brasileira em Biblioteca Escolar), outras publicações e trabalhos apresentados e eventos científicos visite o site do grupo de pesquisa: http://gebe.eci.ufmg.br/
Hugo Oliveira (CRB-6/2938)
Coordenador da Comissão de Divulgação do CRB-6

Nenhum comentário: